terça-feira , 26 setembro 2017
Home / Destaque da capa / Isenção do IPVA para veículos novos
IPVA
Veículos novos estendida até 2019

Isenção do IPVA para veículos novos

Isenção do IPVA para veículos novos estendida até 2019. Medida beneficia consumidores que vão comprar carro novo ou trocar seu usado

Os veículos zero quilômetro adquiridos no Distrito Federal permanecem com direito a postergação do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) durante o primeiro ano de uso. O Projeto de Lei nº 1396/2016 – que prorroga até 2019 isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na aquisição de veículos novos – foi aprovado durante última sessão da votação em plenário na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), no último dia 15.

O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv-DF) vinha tentando junto ao governo uma resolução em benefício dos consumidores da capital. Durante a votação, que contou com a participação do presidente em exercício da CLDF, deputado distrital Juarezão (PSB-DF), a proposta recebeu votos favoráveis de 16 deputados.

“Para se ter uma ideia, quando um carro de R$ 95 mil é comprado em um estado que tenha esse benefício, o Distrito Federal deixa de arrecadar R$ 9.750,00 mil em impostos”, explica o vice-presidente do Sincodiv-DF, Alessandro Soldi.

Na prática, o projeto IPVA Zero resulta no aumento da receita arrecadada em impostos e assegura a competitividade de um dos setores mais importantes da economia local, trazendo de volta os consumidores que acabavam adquirindo seus veículos em outros estados. “A aprovação deste projeto demonstra a preocupação do atual governo em aprovar uma medida em que todos saem ganhando: empresários, governo e, principalmente a população”, ressalta Soldi.

Hora certa de trocar o carro – Outro ponto que merece ser destacado é o interesse dos proprietários de veículos em trocar o carro por um novo. “Com a medida, muitos donos de carros antigos devem trocá-los por modelos zero-quilômetro. Vale lembrar que os veículos mais novos apresentam menor emissão de poluentes, gastam menos combustível e contam com mais itens de segurança, além de serem bem atrativos”, explica o vice-presidente do Sincodiv-DF.

O benefício também vale para locadoras de veículos que emplacam sua frota no Distrito Federal. Nos três anos seguintes a alíquota será de 4% sobre o valor do carro, 0,5% a mais do que o padrão. Depois do quarto ano a alíquota cobrada volta aos 3,5%.

Como o projeto irá funcionar

O benefício do IPVA Zero continua válido apenas para os carros novos (0 km) comprados nas concessionárias do Distrito Federal até 2019;
No ano da compra, o proprietário não precisará pagar nenhuma taxa;
Nos anos seguintes, ele volta a pagar o IPVA com o reajuste de 0,5% sobre a alíquota cobrada ultimamente;
Caso o cliente não queira usufruir desta postergação, ele poderá emitir o IPVA no ato da compra e pagar com a alíquota de 3.5% proporcional ao mês que resta no ano. Ex: Compra de março paga-se 9/12 da atual alíquota que é 2,63% no 1º ano e 3.5 nos anos subsequentes.

Sobre Da Redação

Leia também

Gasolina e diesel terão preços reduzidos

Reajuste nas refinarias foi anunciado pela Petrobras e começa a ser praticado a partir desta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!