sábado , 22 julho 2017
Home / Destaque da capa / Faça a troca periódica dos pneus e não deslize pela pista
atenção com a profundidade dos sulcos
Atenção com a profundidade dos sulcos | Foto: Ilustativa

Faça a troca periódica dos pneus e não deslize pela pista

Buracos nas ruas não são o principal motivo de incidentes com pneus

Verificar periodicamente o desempenho dos pneus é uma das medidas mais importantes para garantir a segurança e o bom desempenho na hora de dirigir. A checagem deve envolver da calibragem correta à atenção com a profundidade dos sulcos.

De acordo com Alessandro Soldi, vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv-DF), o motivo pelo qual os pneus estragam com facilidade não é exatamente a passagem por buracos nas vias, mas a falta de cuidado que o motorista tem com os pneus. “Muitas vezes a pessoa fica esperando o pneu estourar, ou estragar, para só depois fazer a troca”, avalia Soldi.

O especialista também orienta que os sulcos dos pneus nunca devem estar abaixo de 1,6 mm de profundidade. Para que o próprio condutor avalie este aspecto, ele deixa a dica. “Você pode comprar uma bitola para medir, exatamente como faria um profissional da área. Outra alternativa é inserir uma moeda de R$1 entre os blocos dos sulcos. Se a parte dourada ficar coberta, é sinal de que a profundidade é suficiente. Caso contrário, é a hora de começar a procurar por novos pneus”, aconselha o vice-presidente do Sincodiv-DF. E faz o alerta: “Se você costuma dirigir regularmente em superfícies molhadas e escorregadias, é preciso ter o dobro de cuidado”.

Ainda segundo Soldi, a calibragem está mais associada às características de suspensão e peso do veículo do que ao pneu. “Manter a pressão correta dos pneus evita o desgaste precoce e previne acidentes”, diz.

Outro fator importante indicador de desgaste da rodagem, pois esses indicadores, invisíveis ou poucos visíveis quando os pneus estão novos, começam a aparecer gradualmente quando a banda de rodagem se desgasta. Eles surgem como filetes de borracha dispostos transversalmente aos sulcos. “Se mais do que um ou dois desses filetes estiverem visíveis em um pneu significa que o piso está ficando baixo e que é hora de pensar na sua troca”, finaliza.

Sobre o Sincodiv-DF – Filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (Sincodiv-DF) conta com 60 associados totalizando 136 concessionárias. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre emplacamentos de veículos no DF.

Sobre Da Redação

Leia também

Hyundai New Tucson nacional ganha mais duas versões

Lançado no fim do ano passado, o Hyundai New Tucson produzido na fábrica da CAOA Montadora em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!