sexta-feira , 17 novembro 2017
Home / Veículos / Ford EcoSport 2018 chega às lojas no próximo mês
Modelo chega às revendas da marca em agosto completamente renovado | Foto: Divulgação

Ford EcoSport 2018 chega às lojas no próximo mês

Durante a apresentação do novo EcoSport 2018 ao mercado sul-americano no Salão de Buenos Aires há alguns dias, a Ford revelou apenas que o modelo será lançado no Brasil no final de julho, chegando às concessionárias em meados agosto. Antes da estreia do modelo no país, a Ford mostrou à imprensa especializada a versão topo de linha Titanium 2.0, que sofreu consideráveis mudanças mecânicas e de conteúdo (com direito a equipamentos do sedã Fusion) para elevar o patamar do primeiro SUV compacto fabricado no Brasil e acirrar a concorrência no segmento do qual foi líder durante 12 anos.

Com 60% do desenvolvimento feito no Brasil, 6% na China e os 34% restantes divididos igualmente entre as engenharias da Ford europeia e norte-americana, a renovação do EcoSport começa pelos retoques no desenho externo, que ganhou uma aparência mais invocada na dianteira. Faróis e para-choques foram redesenhados e a grade está mais proporcional ao tamanho do carro. Na traseira, as mudanças limitam-se ao para-choque mais robusto. O estepe na tampa do porta-malas foi mantido na América Latina por ser considerado uma das marcas registradas do SUV na região. O reposicionamento da roda sobressalente para o assoalho do veículo exigiria mudanças estruturais na plataforma, aumentando o custo de produção e, consequentemente, o preço do carro.

Para a versão mais cara, a Ford reservou o mesmo motor 2.0 16V Direct Flex com injeção direta do Focus. Já a transmissão automática 6F de seis marchas, que também equipa o Fusion, substituirá o contestado câmbio automatizado PowerShift de dupla embreagem em todas as configurações.

“Pensado de dentro para fora”
De acordo com a Ford, as mudanças promovidas no EcoSport 2018 começaram pela cabine para melhorar o conforto dos ocupantes e favorecer a ergonomia. Cerca de 50% das peças da cabine são novas. Para dar uma aparência mais refinada ao interior do SUV, a Ford passou a utilizar peças de material macio ao toque na parte superior do painel e nas laterais das portas. Há também a mescla de tons e texturas nos apliques do console central e o uso de botões emborrachados nos comandos do ar-condicionado.

Segundo Adília Afonso, superintendente de Design da Ford na América do Sul, “o cliente do EcoSport Titanium é o menos aventureiro da gama, pois dá preferência ao luxo e conforto”. Pensando no gosto desse consumidor, a marca adicionou peças claras na parte inferior do painel “para não conflitar com a tela ‘flutuante’ da nova central multimídia” e bancos revestidos de couro bege (os dianteiros estão ligeiramente maiores).

Mas as mudanças mais interessantes no interior do EcoSport 2018 estão no painel. O quadro de instrumentos possui uma tela de 4,2 polegadas para o computador de bordo e está mais legível, enquanto a tela da central SYNC 3 fica na altura dos olhos do motorista – posição ideal para observar as informações do GPS sem deixar de olhar para a estrada. Já o console abriga duas entradas USB iluminadas e um nicho para acomodar smartphones, por exemplo.

Outra melhoria bem-vinda no interior do EcoSport 2018 é o assoalho do porta-malas (356 litros) que pode ser configurado em três níveis, formando um pequeno compartimento de até 52 litros abaixo desta tampa (semelhante ao sistema do Volkswagen up!). No nível mais alto, junto com o rebatimento do banco traseiro, o recurso deixa o piso do carro plano para acomodar com maior praticidade até 1.200 litros de bagagem.

Outra melhoria bem-vinda no interior do EcoSport 2018 é o assoalho do porta-malas (356 litros) que pode ser configurado em três níveis, formando um pequeno compartimento de até 52 litros abaixo desta tampa (semelhante ao sistema do Volkswagen up!). No nível mais alto, junto com o rebatimento do banco traseiro, o recurso deixa o piso do carro plano para acomodar com maior praticidade até 1.200 litros de bagagem.

Sobre Da Redação

Leia também

Fiat Weekend chega à linha 2018 sem novidades

Modelo na versão Attractive vem com motor 1.4 flex de até 88 cv. Já a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!