terça-feira , 26 setembro 2017
Home / Cultura / Comemoração do aniversário do “Domingo no Parque”
Xibi
Xibi | Foto: Henrique Silva

Comemoração do aniversário do “Domingo no Parque”

Evento para comemorar o aniversário do projeto “Domingo no Parque” será realizado gratuitamente neste domingo (16) com rock, poesia, cinema e artes cênicas no Parque do Bosque em São Sebastião

Neste mês, o projeto “Domingo no Parque”, realizado em São Sebastião, chega ao sétimo aniversário. Esta iniciativa, do movimento cultural Supernova, surgiu com o objetivo de levar lazer à comunidade e ocupar a área pública, alertando para a necessidade de revitalização do Parque Ambiental do Bosque. Desde a primeira edição, ativistas culturais cobram do poder público melhorias no espaço e a preservação ecológica da área.

Para celebrar a data, uma edição especial do evento acontece no domingo, dia 16, no Parque, a partir das 14h. A programação, livre para toda família, conta música, poesia, teatro, cinema e performance teatral. As atrações confirmadas para esta edição são o DJ Nicko (música mecânica) e as bandas de rock Frequência e Metrópole Locomotiva.

A poeta Xibi e a Companhia Experimental Levante Poético também marcam presença na ocupação cultural. Na ocasião, a poeta Nanda Pimenta lança o livro “Sangue” (Padê Editorial). O espetáculo teatral “Circo” é por conta da companhia As Desempregadas e a perfomance é de Ricardo Caldeira. O público também vai poder conferir ao curta metragem “Contrastes de Branco” de Calcifer.

Serão oferecidas ainda as seguintes atividades: bazar, slackline, doação de roupas, dicas de moda e massagem. Para as crianças tem ainda pintura de rosto. O projeto cultural “Domingo no Parque” tem neste ano o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

HISTÓRICO DA OCUPAÇÃO CULTURAL

A primeira edição do “Domingo no Parque” aconteceu julho de 2010, após o espaço passar por uma revitalização. Neste período, os agentes culturais do movimento Supernova decidiram ocupar a área com música, poesia, teatro, dança, brincadeiras e outra atividades artísticas e culturais.

Desde então, já foram mais de 40 edições do evento e quase 200 horas de programação. Esse projeto já se consagrou como um dos mais prestigiados e democráticos de São Sebastião, por ser gratuito, ao ar livre e para toda a família. Mais de dez mil pessoas já passaram pela ocupação.

Além disso, o DnP também incentiva a produção criativa local. A cada ação músicos, declamadores, escritores atores, dançarinos, poetas, artistas plásticos são convidados para apresentar o trabalho para a comunidade.
Os estilos vão do samba ao rock, do rap à música clássica. Ao longo do evento também acontecem oficinas, debates e workshops que abordam os mais variados temas. Mais de 400 artistas, empreendedores criativos e agentes culturais estiveram presente nessas edições.

Informações

Domingo no Parque
Data: 16/07 a partir das 14h
Local: Parque Ambiental do Bosque em São Sebastião
Endereço: Bairro Residencial do Bosque
Classificação: livre
Entrada franca

Atrações

Música

Dj Nicko (música mecânica)
Metrópole Locomotiva (Rock) (https://www.youtube.com/watch?v=KGZt_bv6MdE)
Frequência (Rock)

Poesia

Xibi
Companhia Experimental Levante Poético
Nanda Pimenta – Lançamento do livro “Sangue” (Padê Editorial)

Artes cênicas

Companhia Acesso – performance “Gênesis”
As Desempregadas – espetáculo “Circo”

Audiovisual

Contrastes de Branco direção de Calcifer

Diversidade

Bazar – Casa Frida
Feira de Trocas + massagem – Jéssica Santos
Pintura de rosto – Roberta Santos
Slackline – Gabranjo Muniz
Doação de roupas – CARIC-UCB
Zines – Ateliê itinerante título provisório_
Moda + café – Boom alternativa
Barraca de comidas – Escola na Rua

Realização Movimento Cultural Supernova – Apoio Espaço Sideral e S2 News – Parceria Administração Regional São Sebastião, Ateliê itinerante título provisório, Boom Alternative Store, Lambe Lambe Estúdio, Nanah Farias Fotografia, Nilmar Paulo / Mundo Voraz, Olaria Cultural – Apresentação FAC / Secretaria de Cultura/ Governo de Brasília

Sobre Da Redação

Leia também

Os Brincantes pelo DF e Entorno com entrada franca

O Grupo Cultural Pé de Cerrado completa 18 anos de carreira e após turnê pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!