terça-feira , 24 outubro 2017
Home / Destaque da capa / Exportações de vinhos cresceram 10% em Portugal
De acordo com o Ministério da Agricultura de Portugal, no primeiro semestre do ano de 2017, o aumento nas exportações chegou a 10% em relação ao semestre anterior/Foto: Reprodução Youtube

Exportações de vinhos cresceram 10% em Portugal

O vinho português, conhecido em todo o mundo pela sua qualidade e sabor refinado, teve um aumento considerável em sua exportação. De acordo com o Ministério da Agricultura de Portugal, no primeiro semestre do ano de 2017, o aumento nas exportações chegou a 10% em relação ao semestre anterior.

Também é interessante ressaltar que muitos países fora da União Europeia passaram a consumir mais do vinho de Portugal. Esses países apresentaram um aumento de 25% na aquisição de vinhos portugueses, com destaque para os países emergentes

Países que mais compraram o vinho de Portugal

Por mais que tenha havido um aumento geral da venda de vinhos, alguns países se destacam, como é o caso da China, que teve um aumento de 29% em suas importações e o Brasil, cujo aumento foi de 79%.Porém, nenhum destes se compara à Angola: nos seis primeiros meses de 2017, a importação do vinho do Porto e dos outros tipos de vinhos portugueses mais do que dobrou, chegando a um total de 136%.

Ainda que os países citados tenham ocupado uma posição de destaque no mercado, há que se ressaltar que o vinho português é comercializado em mais de 150 países em todo o mundo.

Por que o vinho português é tão famoso?

Luis Vieira, que é o Secretário da Agricultura e da Alimentação de Portugal, diz que a afirmação do vinho do Porto e de todos os outros tipos produzidos no país lusitano se dá devido à sua alta qualidade e também à diversidade, já que há opções para todos os gostos.  Os produtores da região também estão investindo bastante em inovação, para que o produto, que já é apreciado mundo afora, possa também chamar a atenção de pessoas que não são consumidoras tradicionais da bebida.Além do aumento das vendas em outros países, a venda de vinhos também cresceu 3% em Portugal.

De acordo com a opinião de Luis, isso se deu pelo aquecimento do turismo no país, bem como da recuperação do setor da restauração, cujas vendas aumentaram 17,6%.Os vinhos certificados, que são produtos com Denominação de Origem Protegida (DOP), tiveram um aumento de 6,5% em seu valor, o que pode ser reflexo da importância ainda maior que se dá a essa característica. A certificação dos vinhos é concedida apenas caso sua produção siga a critérios específicos, como uso de determinadas castas de uvas, por exemplo.

O setor agroalimentar também teve um aumento no país, que foi de 15% nos 6 primeiros meses de 2017, aumento este que acompanhou o dos vinhos de Portugal.

Como os produtores estão se preparando

Com o aumento da procura, é natural que também haja o aumento da demanda dos vinhos. Por isso, os produtores do país esperam aumentar sua produção em aproximadamente 10%, de modo a acompanhar essas tendências do mercado.Não há dúvidas de que o vinho português seja um dos mais conhecidos e apreciados de todo o mundo. Para quem quiser conhecer mais sobre esses vinhos, como curiosidades, pratos que harmonizam bem e mais várias informações interessantes sobre o vinho de Portugal, o blog Eno Gourmet Premium é parada obrigatória para aprender ainda mais sobre o assunto.

 

(Estadão Conteúdo)

Sobre Da Redação

Leia também

PRF aguarda autorização para 2.778 vagas

A Polícia Rodoviária Federal já solicitou ao governo concurso público para  2.778 oportunidades. A autorização do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!