domingo , 22 outubro 2017
Home / Colunas / Entorno Agora

Entorno Agora

VALPARAÍSO DE GOIÁS

Outubro Rosa: Valparaíso no combate ao câncer de mama

Os seios são motivos de inspiração e desejos, são órgãos da amamentação, da feminilidade e do prazer. A mama adoece e se transforma em câncer, o mal que mais provoca a morte de mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, 60 mil casos por ano está atingindo mulheres cada vez mais jovens. Por isto, quanto mais cedo fazer um diagnóstico e descobrir no seu início, a de probabilidade de recuperação total é de 95%.

Em Valparaíso de Goiás, o prefeito Pábio Mossoró (PSDB) no seu primeiro ano de “Outubro Rosa”, adere à campanha que embeleza com seu tom rosa, no sentido de mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

Além do prefeito, participaram da cerimônia de lançamento a vice-prefeita Zeli Fritsche, o secretário de Saúde, Leonardo Esteves Ramos, a Assessora Especial da Mulher Sandra Miranda, a vereadora Maria Neide (PSDB),o Diretor da Climed Dr. Edson Moraes, a Diretora Pedagógica Adriany Brandão dos Santos, Secretária Adjunta da Saúde Vanderli Ferreira.

Em parceria com a Crimed e o Instituto Embelleze, o prefeito participou do lançamento da campanha, na quinta-feira (5), às 14h, no Auditório da Secretária de Educação. Com o objetivo de inspirar uma atitude positiva e uma integração de todas as instituições unidas na busca da redução dos casos diagnosticados no município, realizou um grande ato denominado “Laço Rosa”, no balão da Etapa “A”.

Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância de conscientizar o público feminino sobre necessidade da prevenção. “Nós desenvolvemos um conjunto de ações para mostrar às mulheres de Valparaíso de Goiás que é possível ter acesso aos exames que dizem respeito à sua saúde parra fazer os exames, e assim, se prevenir para evitar problemas futuros mais sérios. Com isso, aproveitamos o Outubro Rosa para ajudar a salvar vidas”, disse Mossoró.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Leonardo Esteves Ramos, lembrou que a rede municipal dispõe de 27 postos de saúde que vão realizar atendimentos voltados para a prevenção do câncer de mama.

ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS

Senador Wilder Morais vistoria hospital

Após a visita do prefeito Hildo do Candango e do senador Wilder Morais ao Restaurante Comunitário, onde almoçaram, eles realizaram uma vistoria nas obras do Hospital Regional de Águas Lindas, que fará parte da rede Hugo do Governo de Goiás e se tornará referência da região do Entorno. A visita ao Hospital também contou com a presença da primeira-dama do município, Aleandra Sousa, do vice-prefeito, Luiz Alberto Jiribita, e da diretora de trabalho, Maria Fabia. Na ocasião, Hildo do Candango agradeceu o empenho do senador em captar os recursos necessários para equipar a unidade de saúde.

CIDADE OCIDENTAL

Campanha Outubro Rosa: caminhada pela cidade

Na segunda-feira, 2, o prefeito Fábio Moraes (PSDB), participou de uma grande caminhada pelas ruas de Cidade Ocidental para celebrar a abertura da campanha Outubro Rosa. A campanha teve início com o momento cívico realizado na área externa da Escola Municipal Edson André de Aguiar, reunindo autoridades civis, militares e eclesiásticas. Ao longo do mês as Unidades Básicas e o Hospital Municipal ofertarão à população exames, palestras e atividades que incentivem as mulheres ao autocuidado e prevenção.

SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO

Lançado projeto social Frente a Frente

Foi lançado no município, o programa social “Frente a Frente” no Espaço Cultural de Santo Antônio, o mesmo é uma iniciativa do Governo Federal com a Prefeitura Municipal, através do saldo reprogramado. A iniciativa tem o objetivo de atender a população com projetos diariamente.Participaram da solenidade de adesão ao Projeto o prefeito Dr. Adolpho Lohrmann, a Secretária Municipal de Assistência Social Joana D’arc, o coordenador do Projeto Emerson Pereira e os vereadores Alexandre de Jesus (Presidente da Câmara Municipal) e Antônio Dias (Charlim).Segundo o prefeito, o diferencial do programa reside na potencialização das atividades desenvolvidas pela Assistência Social junto à comunidade. Os mesmos se aglomeram, se organizam e se organizam na sua totalidade, com rentabilidade e aproveitamento para a comunidade.

Apelo por escola militar

A Câmara Municipal de Santo Antônio do Descoberto, recebeu na quinta-feira, 5, a visita dos deputados Jean Carlos (PHS) e Gustavo Sebba (PSDB). Na ocasião, os deputados enfatizaram o pedido assinado pelo governador para a criação da escola militar no município. O presidente do legislativo, Alexandre de Jesus, salientou a relevância da instalação de escolas militares na cidade. O conteúdo curricular das instituições militares é praticamente o mesmo, distinguindo-se pela oferta das matérias de Civismo e Cidadania, ministradas por militares que ensinam valores humanos e a disciplina. Uma das escolas da rede estadual será escolhida como projeto piloto no município. Os PMs exercem ainda funções administrativas, como fazer chamadas de alunos, visando, segundo ele, à otimização de resultados, já que os professores podem se dedicar mais às atividades em sala de aula.

Por DIMAS FERREIRA & EQUIPE

E-mail: entornosul01@gmail.com

Sobre Da Redação

Leia também

AGORA DF

Atraso nos salários de terceirizados repercute na CLDF O atraso no repasse de recursos do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!