quinta-feira , 22 fevereiro 2018
Home / Destaque da capa / Giovannoni pode atingir uma marca inédita no NBB

Giovannoni pode atingir uma marca inédita no NBB

Giovannoni pode se tornar o primeiro atleta com mais de 5 mil pontos e 2 mil rebotes na história do NBB CAIXA | Foto: Caio Casagrande/LNB)

Guilherme Giovannoni pode atingir uma marca inédita na história do NBB CAIXA; confira os 10 fatos mais importantes dos jogos desta terça-feira

A segunda semana do NBB CAIXA terá início nesta terça-feira (14/11), com a realização de três partidas. Em São Paulo (SP), o Paulistano/Corpore fará um duelo de reencontros com o Flamengo, que fará sua estreia na competição. Já o Vasco da Gama atuará pela primeira vez ao lado de seu torcedor na temporada, diante do EC Pinheiros, que também estreia. Enquanto isso, no Paraná, o Campo Mourão receberá o embalado Minas Tênis Clube.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os #10Fatos da rodada desta terça-feira (14/11) do NBB CAIXA 2017/2018:

Reencontro especial

Reforço do Flamengo para a temporada 2017/2018, Arthur Pecos reencontrará o Paulistano, seu ex-clube, pela primeira vez. O jovem armador defendeu as cores alvirrubras por quatro temporadas e por lá chegou a duas Finais de NBB CAIXA. Mais do que medalhas, Pecos conseguiu, no CAP, o amadurecimento necessário para se assumir um papel de destaque no cenário nacional e até ser convocado para a Seleção Brasileira. Outro reforço rubro-negro, o ala Pilar também defendeu o Paulistano na carreira, nas temporadas 2013/2014 e 2014/2015.

Foi Final

Uma das Finais de NBB CAIXA do Paulistano foi justamente contra o Flamengo, na temporada 2013/2014. Na ocasião, a decisão foi realizada em jogo único, no Rio de Janeiro (RJ). Em duelo acirrado do início ao fim, o time rubro-negro levou a melhor, por 78 a 73, e conquistou o segundo da sequência de quatro títulos nacionais seguidos. O MVP da decisão foi o pivô norte-americano Jerome Meyinsse, hoje do San Lorenzo (ARG), com 16 pontos, mesma marca de Marcelinho Machado, que ainda pegou sete rebotes.

Laço forte

É sempre bom lembrar que os técnicos José Neto (Flamengo) e Gustavo De Conti (Paulistano) têm uma relação de longa data. Gustavo foi atleta de José Neto nas categorias de base do Paulistano e encerrou a carreira de jogador para se tornar assistente do atual treinador rubro-negro, que na época comandava a equipe adulta do CAP. A parceria durou até 2007, quando Neto deixou o clube. No entanto, os dois voltaram a trabalhar juntos e durante anos atuaram como auxiliares do treinador Rubén Magnano na Seleção Brasileira.

Só Seleção

O duelo entre Flamengo e Paulistano reunirá diversos atletas que defenderão duas seleções nas Eliminatórias para o Mundial de 2019. Pelo lado alvirrubro, os selecionáveis são Lucas Dias e Yago Matheus (Brasil), o ala/armador Kyle Fuller (Peru) e o pivô David Nesbitt (Bahamas). Já do lado rubro-negro, os representantes são Marquinhos (Brasil), David Cubillan (Venezuela), e MJ Rhett e Ronald Ramon (República Dominicana).

Sequência alvirrubra

O Flamengo tem vantagem estrondosa no histórico do confronto contra o Paulistano no NBB CAIXA. Em 22 partidas, são 19 vitórias e somente três derrotas. No entanto, duas das três derrotas aconteceram nas duas últimas temporadas, no Ginásio Antonio Prado Jr, palco do duelo desta terça-feira. Na edição 2014/2015, venceu por 67 a 60, e no ano seguinte, o triunfo aconteceu por expressivos 103 a 96.

Foi playoff

Um dos duelos da rodada desta terça-feira, Vasco da Gama e Pinheiros foram adversários nas oitavas de final do último NBB CAIXA. Em série de arrepiar e decidida somente no Jogo 5, a equipe paulista fez valer o mando de quadra, ganhou a partida derradeira em casa 93 a 82, com 36 pontos do MVP do campeonato Desmond Holloway.

Perderam viagem

Flamengo e Pinheiros farão suas estreias no NBB CAIXA 2017/2018 nesta terça-feira, pois estavam na disputa da segunda fase da Liga Sul-Americana. Em grupo realizado no Rio de Janeiro, ambas as equipes foram eliminadas – o Estudiantes de Concórdia (ARG) ficou com a vaga na final. Para saber mais, clique aqui.

Marca histórica

Um dos maiores jogadores da história do NBB CAIXA, o experiente ala/pivô Guilherme Giovannoni está prestes a conseguir um feito marcante. Se pegar sete rebotes, o camisa 12 vascaíno completará 2.000 na competição e se tornará o primeiro atleta de todos os tempos da competição a ter mais de 5.000 pontos e 2.000 sobras – tem 5.084 pontos. Na estreia contra o Minas, Guilherme registrou 12 tentos e nove rebotes.

Que estreia

E por falar nisso, o Minas estreou no NBB CAIXA com expressiva vitória sobre seu “algoz” na Copa Avianca, Vasco da Gama. Em Belo Horizonte, o time mineiro deu o troco pelas duas derrotas sofridas no torneio preparatório e levou a melhor no emocionante duelo, por 82 a 81. Com 18 pontos, 11 assistências e cinco rebotes, o armador minastenista Gegê foi o grande nome da partida. A atuação lhe garantiu um lugar na Seleção da Semana #1 do NBB CAIXA.

Dupla turbinada

O adversário do Minas nesta terça-feira será o Campo Mourão Basquete, que teve um grande início de NBB CAIXA, em que venceu o primeiro jogo contra o Sesi Franca Basquete em pleno Pedrocão (77 a 73) e perdeu o seguinte para o atual campeão Sendi/Bauru Basket, no sufoco, por 82 a 80, em Lençóis Paulista (SP). Em ambos os jogos o time paranaense foi liderado pela dupla de armadores Hélio e Greg Brown, que somaram respectivas médias de 20,5 e 20,0 pontos, além de 4,5 assistências cada. Os dois não entraram na Seleção da Semana, mas receberam merecidas menções honrosas.

Sobre Da Redação

Leia também

casamento comunitário

Abertas inscrições para Casamento Comunitário

Oitenta casais serão selecionados para a cerimônia, que deverá ocorrer em 27 de maio. Interessados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!