domingo , 17 dezembro 2017
Home / Cultura / Brasília em Plano Aberto

Brasília em Plano Aberto

Para Pedir Perdão, de Iberê Carvalho, dia 6 de dezembro/Foto: Divulgação

No Centro Cultural Banco do Brasil, série de sessões de curtas-metragens, seguidas de bate-papo com seus realizadores

Roteirizado por temas de consonância com o cotidiano local e alinhado ao calendário nacional de programas sociais, o “Brasília em Plano Aberto”, ao final de 2017, terá exibido 24 curtas-metragens sobre assuntos como Ditadura, Inclusão, Crianças, Diversidade e Consciência Negra, e fecha o ano, no dia 6 de dezembro, com Destinos.

Com estreia no Teatro I do CCBB Brasília e depois de cair na graça dos cinéfilos brasiliense, que chegou a ocupar o jardim do Centro Cultural, quando da realização de evento especial por meio de transmissão simultânea da sessão que rolava na Sala de Cinema, o projeto alcança o seu objetivo: o de apresentar uma cartografia da produção cinematográfica realizada na Capital Federal nos últimos 40 anos.

Em sua derradeira sessão de 2017, no dia 6 de dezembro, o Brasília em Plano Aberto, que tem curadoria de Wol Nunnes e Maurício Witczak, exibe filmes que desenvolvem o tema: “Destinos”. Cineasta convidado da noite, Iberê Carvalho, apresenta seu curta “Para pedir perdão”, que discorre sobre o destino de um homem, Pedro, que ‘atropela’ um táxi e dá início a sua busca alucinada por Elisa em uma noite chuvosa de Carnaval. “Traveling”, de André Amaro, o segundo filme, narra a história de um homem que comemora seu cinquentenário numa viagem à uma cidade holandesa, através da lente de uma câmera em travelling.

Em seguida, tem “Banalidades”, de Rafael de Andrade, que narra como um simples gesto banal pode desencadear uma sequência de acontecimentos fora de controle. O último da noite é “Quase”, de Gilney Maia, sobre o destino de um homem que, após mais um dia de trabalho, chega ao seu apartamento e passa vivenciar estranhas situações.

Após as exibições, tem bate-papo com os cineastas convidados e, na área externa do CCBB, DJ Barata, do Selo Criolina, tocando trilhas conhecidas do cinema nacional e internacional, além de foodbikes servindo comidinhas e drinks especiais. O Brasília em Plano aberto retorna em 2018 com mais filmes brasilienses.

Serviço:

Mostra de Curtas “Brasília em Plano Aberto”

Tema: Destinos

Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF

Dia e horário: 6 de dezembro a partir das 19h30

Entrada franca. Retirada de ingressos a partir de 1 hora antes do início da sessão, somente na bilheteria do CCBB.

Classificação indicativa: 16 anos

 

Programa:

Para pedir perdão”, de Iberê Carvalho (2009), duração: 17 minutos. Sinopse: Um homem atropela um táxi. Assim começa a busca alucinada de Pedro por Elisa em uma noite chuvosa de Carnaval.

Traveling”, de André Amaro (2015), duração:11 minutos. Sinopse: Um homem comemora seu cinquentenário numa viagem à cidade holandesa por meio de uma câmera em travelling.

Banalidades”, de Rafael de Andrade (2016), duração: 10 minutos. Sinopse: Um simples gesto banal pode desencadear uma sequência de acontecimentos que fogem do controle.

“Quase”, de Gilney Maia Ano (2011), duração: 17 minutos. Sinopse: Após mais um dia de trabalho estressante, homem chega ao seu apartamento e passa vivenciar estranhas situações.

Ficha técnica:

Idealização e Coordenação de produção: Wol Nunnes

Produção Executiva: Mauricio Witczak

Curadoria: Maurício Witczak e Wol Nunnes

Coordenação administrativa: Guinada Produções (Guilherme Angelim)

Assistente de produção: Anna França

Assessoria de imprensa e comunicação: Rodrigo Machado – Território Cultural

Fotografia: Léo Monteiro

Registro audiovisual- Boo Filmes

Teaser: Cauê Brandão

Design de troféu e certificados: Lúcia Feitosa

Interpretação de Libras: Fernando Guireles

Sobre Da Redação

Leia também

Casa do Cantador

17ª edição do Encontro de Folia de Reis do DF

Além das apresentações dos grupos de folia, haverá barracas de comidas típicas, artesanato, exposição de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!