quinta-feira , 20 setembro 2018
Home / Concursos / Como reduzir seu cansaço e ser BEM MAIS produtivo

Como reduzir seu cansaço e ser BEM MAIS produtivo

QUEM É PRODUTIVO NÃO TRABALHA MAIS. TRABALHA MELHOR! Vamos adotar esse mantra para a vida, combinado? Com essa frase em mente, vai ser mais fácil produzir e preservar energia ao mesmo tempo.

Você é aquela pessoa que dorme e acorda cansado (a)? Tem a nítida sensação de que sua vida nem sempre foi essa correria insana? Quando você percebe já é noite e você não deu nem metade dos checks que precisava ter dado na sua listinha? O estresse já tomou conta de você de uma tal forma que você está entregue e sem forças para lutar? Pois saiba que dá para reduzir e muito seu cansaço sem precisar cortar as atividades nas quais precisa se dedicar para crescer na vida.

DICA 1 – DIGA NÃO À SOBRECARGA EMOCIONAL! PERCEBA QUE 90% DOS SEUS PROBLEMAS SÃO INVENTADOS!

Poucas atividades são mais exaustivas e improdutivas do que preocupar-se. A gente tende a criar na nossa mente diálogos que nunca vão acontecer na vida real, a conjecturar sobre cenários e alimentar o monstro do “e se…?”. Por mais que isso pareça prudência e planejamento, não é de fato. É apenas desperdício de energia. 

Toda essa carga emocional criada por você faz com que os outros 10% de problemas reais se tornem menos óbvios de serem notados e – consequentemente – infinitamente mais difíceis de serem resolvidos! Sabe quando você tem um montão de roupas que não usa mais no seu guarda-roupas e fica difícil se vestir todos os dias de manhã? Isso acontece porque você não consegue ver o que realmente tem para usar e o que só está servindo para bloquear sua visão e transformar uma tarefa simples em extremamente árdua! A mesma coisa acontece com seus pensamentos e tarefas.

E dá para piorar, sabia? Depressão e ansiedade surgem em razão de longos períodos carregando sobrecarga emocional. Fique atento!

Qual será a banca? Qual será a concorrência? Será que vai dar tempo? Será que eu vou passar? Se eu não passar, será que vou suportar? O que as pessoas falarão se eu não passar? Como vou responder esse povo todo? Fiquei cansada só de escrever!!! Seu foco deve estar no que você controla e apenas nisso! Qual matéria você tem que estudar hoje? Vá estudar!

DICA 2 – SEJA PRÁTICO. FALTA DE ORGANIZAÇÃO / ORGANIZAÇÃO DEMAIS = SUGADOR DE ENERGIA

Seja organizado na medida. Seja, na verdade, PRÁTICO. Se você é desorganizado, achar uma camiseta demandará 10 X mais tempo e energia do que o que deveria. Fora que as chances de você se irritar são grandes, bem como de se atrasar para o trabalho e gerar um efeito bola de neve no seu dia, que vai acabar em CAOS TOTAL. Agora imagine isso com as roupas, sapatos, material de estudo ou trabalho… BOMBA ATÔMICA NO SEU DIA!

Se for extremamente organizado, investirá horas arrumando coisas por cores e colocando rótulos até na escova de dentes. Você está organizando ou perdendo tempo tentando conseguir alguma sensação de controle sobre a sua vida? Se você investe tempo demais em organizar meticulosamente, vai perder tempo para outras atividades. O tempo é finito, lembra?

O objetivo da organização é TE CANSAR MENOS! NÃO PERCA ISSO DE VISTA! 

 

DICA 3 – TOME POUCAS DECISÕES E SEJA AMIGO DA ROTINA

De Einstein a Mark Zuckerberg e Jobs, os gênios já sabiam antes de nós: tomar decisões cansa pacas. Tanto que os três optaram por usar basicamente a mesma roupas todos os dias!

Que horas vai acordar? Aperta o snooze ou levanta de vez? Vai malhar ou não? Se vai, que horas? O que você vai comer, vestir, como vai dividir seu tempo. Um bombom! Como ou não? Cumpro meu cronograma ou não? Todas essas pequenas decisões do seu dia a dia drenam suas forças. Estabeleça uma rotina e tome o máximo possível de decisões uma única vez!

O despertador foi programado para às 6:30? A decisão já foi tomada! Não tem que ficar apertando snooze e decidindo novamente a hora de acordar!

Decidiu malhar? Não tem que se perguntar logo cedo se vai malhar ou não! Você simplesmente VAI! E vai na hora preestabelecida!

Está de dieta e jurou que não comeria bombom durante a semana? Não tem nem que pensar! Não coma e pronto!

Você torna sua vida INSUSTENTÁVEL E MENTALMENTE EXAUSTIVA quando cria infinitas exceções para cada decisão! Não vou nem falar em disciplina e produtividade! Você não sabe bem o que é isso há tempos, não é? AJUDE-SE!

 

DICA 4 – IDENTIFIQUE SEUS VAZAMENTOS DE ENERGIA E CORTE-OS/REDUZA-OS!

A gente faz um monte de coisas mega consumidoras de tempo (de espaço mental e de energia) DIARIAMENTE e nem percebe!!!!

Faça uma experiência de um dia. Será o suficiente para mudar sua forma de ver o tempo que tem! Quando começar a mexer no celular, ligue o cronômetro. Faça o mesmo quando sentar para ver “só um pouquinho” de TV, quando foi dar “uma olhadinha rápida” na internet ou fazer qualquer atividade que fuja ao planejamento. 

Obs: Marque o tempo mesmo se o desvio do plano for uma tarefa. Se ela não está no planejamento, está furando a fila das prioridades e jogando as atividades realmente urgentes para depois! A gente faz isso quando vai lavar roupas mas deveria estar estudando. É uma autoenganação das boas, beeeem disfarçadinha! Você não quer estudar, então faz outra tarefa (nada urgente) que considera menos chata com a desculpa de que está fazendo algo produtivo e não apenas afundando no sofá. No final das contas, a tarefa programada não foi realizada – não importa o que você tenha feito no lugar dela – e você está mais cansado do que estaria se tivesse seguido seu planejamento! Isso porque você vai ter se exaurido com a tarefa não urgente, estará de cabeça quente porque não fez o que deveria, não vai experimentar a sensação energizante de missão cumprida, vai ficar frustrado e arrependido. A pendência vai continuar lá apesar do desgaste! ESSE É O FATO! ESSE É O RESULTADO! CUIDADO!

 

DICA 5 – IDENTIFIQUE SEU PERFIL PARA SABER O QUE TE DESCANSA E VIVA DE ACORDO

Bjs

Gabi

Coach Estratégia Concursos

Sobre Da Redação

Leia também

concurso

Fazenda publica edital com inicial acima de R$ 20 mil

Este é o segundo edital para o órgão em menos de um mês. Anteriormente, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!