domingo , 24 junho 2018
Home / Entorno e Goiás / Cidade Ocidental realiza a 16ª Festa do Marmelo

Cidade Ocidental realiza a 16ª Festa do Marmelo

Foto: Reprodução Youtube

A Corrida do Marmelo atrai corredores de todos os lugares do país para celebrar a mais rica tradição cultural do  município

A marmelada é um símbolo marcante da história de Cidade Ocidental. O doce, rico em sabor e nutrientes, compõe o cardápio de comidas típicos da região, sendo servido até mesmo na merenda escolar. Além da sua importância gastronômica, a marmelada é o centro de uma das mais importantes festas da região: a Festa do Marmelo, que desde os anos 2000 permeiam o imaginário e a cultura popular.

A Festa do Marmelo começou por iniciativa dos fiéis da Capela Nossa Senhora D’Abadia, situada no povoado Mesquita, para arrecadar  recursos para a reforma da Igrejinha. Para isso, a comunidade organizou leilões, bailes, cavalgadas, bingos e outros eventos que permitissem levantar fundos para a realização das obras. Nesse sentido,  a Corrida do Marmelo apareceu como atividade central e um dos mais fortes atrativos da festividade.

De acordo com a Prefeitura municipal, desde a sua primeira edição, a Corrida do Marmelo atrai atletas profissionais e apaixonados pela a prática esportiva e é um momento que supera a competição, possibilitando,  a  cada um dos corredores, uma experiência visual das paisagens  mais belas paisagens que cercam o município. O que os campeões levam de volta para casa é, sobretudo, a memória das tradições vivas do povo; se os prêmio são singelos, a experiência é incomparavelmente rica.  Segundo a prefeitura, talvez seja essa a explicação para a adesão crescente de competidores ano após ano.

A competição  está inserida no Calendário Oficial do Município. Em outubro de 2015,  a corrida tornou-se Projeto de Lei. Desde o ano passado, a competição acontece com apoio total da Prefeitura Municipal que, através da Superintendência de Esporte, impulsiona a corrida para firmar-se entre as maiores da região do entorno e, quiçá do centro-oeste.

E neste ano de 2018 acontece a  11º edição da Corrida do Marmelo, que  será realizada  no dia 14 de Janeiro. Nos últimos anos a novidade tem sido a “Marmelinho”,  voltada para os pequenos atletas com o objetivo de incentivar os hábitos saudáveis desde cedo.

16ª Festa do Marmelo – 2018

PROGRAMAÇÃO

DIA 12 – SEXTA-FEIRA

Missa em Luziânia

18H – Luziânia – Igreja do Rosário – Missa de Bençãos à Festa do Marmelo de Cidade Ocidental e Luziânia e aos produtores da região.

 

DIA 13 – SÁBADO

15ª Cavalgada do Marmelo de Luziânia à Cidade Ocidental

09h – Concentração – Igreja do Rosário

11h – Saída de Luziânia com destino à Cidade Ocidental – Chegada com almoço na Orla do Lago

21h – Grande Show na Orla do Lago

 

DIA 14 – DOMINGO

11ª Corrida do Marmelo

8h – Largada no Povoado Mesquita com destino à Cidade Ocidental. Chegada na Orla do Lago.

10h – Santa Missa na Igreja Nossa Senhora da Abadia no Povoado Mesquita

12h – Almoço e Leilão para conclusão da reforma da Capela de Nossa Senhora da Abadia no Povoado Mesquita

 

 

 

Sobre Da Redação

Leia também

UEG

Águas Lindas adere ao Ensino à Distância UEG em Rede

O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, acompanhado do secretário de Educação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!