sábado , 20 janeiro 2018
Home / Entorno e Goiás / Cidade Ocidental realiza a 16ª Festa do Marmelo

Cidade Ocidental realiza a 16ª Festa do Marmelo

Foto: Reprodução Youtube

A Corrida do Marmelo atrai corredores de todos os lugares do país para celebrar a mais rica tradição cultural do  município

A marmelada é um símbolo marcante da história de Cidade Ocidental. O doce, rico em sabor e nutrientes, compõe o cardápio de comidas típicos da região, sendo servido até mesmo na merenda escolar. Além da sua importância gastronômica, a marmelada é o centro de uma das mais importantes festas da região: a Festa do Marmelo, que desde os anos 2000 permeiam o imaginário e a cultura popular.

A Festa do Marmelo começou por iniciativa dos fiéis da Capela Nossa Senhora D’Abadia, situada no povoado Mesquita, para arrecadar  recursos para a reforma da Igrejinha. Para isso, a comunidade organizou leilões, bailes, cavalgadas, bingos e outros eventos que permitissem levantar fundos para a realização das obras. Nesse sentido,  a Corrida do Marmelo apareceu como atividade central e um dos mais fortes atrativos da festividade.

De acordo com a Prefeitura municipal, desde a sua primeira edição, a Corrida do Marmelo atrai atletas profissionais e apaixonados pela a prática esportiva e é um momento que supera a competição, possibilitando,  a  cada um dos corredores, uma experiência visual das paisagens  mais belas paisagens que cercam o município. O que os campeões levam de volta para casa é, sobretudo, a memória das tradições vivas do povo; se os prêmio são singelos, a experiência é incomparavelmente rica.  Segundo a prefeitura, talvez seja essa a explicação para a adesão crescente de competidores ano após ano.

A competição  está inserida no Calendário Oficial do Município. Em outubro de 2015,  a corrida tornou-se Projeto de Lei. Desde o ano passado, a competição acontece com apoio total da Prefeitura Municipal que, através da Superintendência de Esporte, impulsiona a corrida para firmar-se entre as maiores da região do entorno e, quiçá do centro-oeste.

E neste ano de 2018 acontece a  11º edição da Corrida do Marmelo, que  será realizada  no dia 14 de Janeiro. Nos últimos anos a novidade tem sido a “Marmelinho”,  voltada para os pequenos atletas com o objetivo de incentivar os hábitos saudáveis desde cedo.

16ª Festa do Marmelo – 2018

PROGRAMAÇÃO

DIA 12 – SEXTA-FEIRA

Missa em Luziânia

18H – Luziânia – Igreja do Rosário – Missa de Bençãos à Festa do Marmelo de Cidade Ocidental e Luziânia e aos produtores da região.

 

DIA 13 – SÁBADO

15ª Cavalgada do Marmelo de Luziânia à Cidade Ocidental

09h – Concentração – Igreja do Rosário

11h – Saída de Luziânia com destino à Cidade Ocidental – Chegada com almoço na Orla do Lago

21h – Grande Show na Orla do Lago

 

DIA 14 – DOMINGO

11ª Corrida do Marmelo

8h – Largada no Povoado Mesquita com destino à Cidade Ocidental. Chegada na Orla do Lago.

10h – Santa Missa na Igreja Nossa Senhora da Abadia no Povoado Mesquita

12h – Almoço e Leilão para conclusão da reforma da Capela de Nossa Senhora da Abadia no Povoado Mesquita

 

 

 

Sobre Da Redação

Leia também

Centro POP

Atendimento para pessoas em situação de rua

Centro POP terá os seguintes serviços: alimentação (café da manhã e almoço), banho, lavagem de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!