sábado , 20 janeiro 2018
Home / Destaque da capa / Goiás é o 1º em crescimento industrial no Brasil

Goiás é o 1º em crescimento industrial no Brasil

A indústria goiana cresceu 17% de novembro de 2016 a novembro de 2017/Foto: Governo de Goiás/Divulgação

O Estado apresentou o maior crescimento dentre os 15 avaliados. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, do IBGE

A indústria goiana cresceu 17% de novembro de 2016 a novembro de 2017 e apresentou o maior crescimento dentre 15 estados avaliados. O dado consta na Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Goiás saiu à frente com índice de crescimento de 17%, e o Estado do Pará se destacou em segundo lugar, com aumento industrial de 10,7%.

Segundo o  IBGE, o crescimento da indústria em Goiás foi impulsionado principalmente pelos setores de produtos alimentícios (açúcar cristal, leite esterilizado/UHT/Longa Vida, óleo de soja refinado, leite em pó e carnes de bovinos congeladas, frescas ou refrigeradas), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (álcool etílico e biodiesel), e veículos automotores, reboques e carrocerias (automóveis).

De acordo com a pesquisa, no acumulado dos últimos 12 meses, o índice da indústria nacional subiu 2,2%, a maior alta desde setembro de 2013 (+2,3%), com taxa positiva em 12 dos 15 locais pesquisados. Os principais destaques foram para os estados do Paraná (+4,9%), Santa Catarina (+4,6%) e Goiás (+3,7%).

Já no índice geral, a indústria brasileira subiu 0,2% em novembro contra outubro; 4,7% na comparação com igual mês do ano passado, e 2,3% no acumulado do ano até novembro. Por outro lado, Amazonas, Rio de Janeiro e Ceará tiveram taxas negativas em novembro, de 3,7%, 2,9% e 2,3%, respectivamente.

Crescimento em Goiás

O governador Marconi Perillo comemorou os índices divulgados pelo IBGE. Segundo ele, o crescimento da indústria no Estado é também resultado da política de benefícios fiscais do governo estadual, da diversidade, dinamismo e força da economia goiana. Somente no mês de dezembro do ano passado, o governador assinou protocolo de intenções com representantes de 22 empresas que vão se instalar em Goiás ao longo de 2018. Juntas, elas investirão R$ 800 milhões no Estado e gerarão nove mil novas vagas de emprego.

Dentre essas empresas está a Jac Motors, que fará com que Goiás passe a contar com seis montadoras de veículos. Em maio de 2017, empresas de mineração anunciaram investimento de R$ 2,3 bilhões em Goiás. Os investimentos anunciados no exercício de 2017 apontam que a expansão da indústria goiana deve continuar em ritmo acelerado em 2018.

Sobre Da Redação

Leia também

educação financeira

A educação financeira pode mudar a vida dos jovens

Em 2019, todas as escolas do País devem oferecer aos alunos aulas de educação financeira, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!