sexta-feira , 21 setembro 2018
Home / Cultura / CCBB Brasília recebe retrospectiva Ennio Morricone

CCBB Brasília recebe retrospectiva Ennio Morricone

Trilha sonora de filmes memoráveis foi de responsabilidade de Ennio Morricone/Foto: Divulgação

O maestro e compositor italiano completa 90 anos em 2018 ainda na ativa. Ele é responsável pela trilha sonora de filmes memoráveis na história do cinema mundial

Não precisa ser grande conhecedor da sétima arte. Qualquer pessoa que goste de cinema já teve contato com alguma das mais de 500 obras de Ennio Morricone pelo menos uma vez. O maestro e compositor italiano que completa 90 anos em 2018 ainda na ativa, responsável pela trilha sonora de filmes memoráveis na história do cinema mundial, ganha mostra em sua homenagem no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, de 30 de janeiro a 25 de fevereiro, com várias sessões gratuitas.

Ao longo de quatro semanas, os brasilienses poderão assistir a 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes, com direito a intérprete de libras e a audiodescrição em uma sessão do filme “Por um punhado de dólares”. “Minha mãe sempre colocava o disco da trilha sonora do filme A Missão (1986) para tocar em casa, tenho boas recordações da época ao som de Ennio Morricone. Acredito que assim como eu, várias outras pessoas também foram marcadas por suas composições e mantêm com a obra dele uma relação afetiva”, afirma o curador Rafael Bezerra.

 De acordo com ele, Morricone é um dos maiores compositores de trilhas para o cinema da história. Sua assinatura é inconfundível, embora esteja sempre muito bem casada com a obra de cineastas igualmente inconfundíveis. “É incrível essa capacidade de se manter original e ao mesmo tempo ser absorvido por gêneros, mise-en-scènes e visões de cinema bem diferentes entre si. Morricone é um nome decisivo para alguns caminhos tomados pelo que chamamos de cinema moderno, em seu gosto por citações, pela música pop e pela música concreta”, conta.

O curador explica ainda que o maestro não tem uma trilha preferida. Mas ele tem uma predileção pelos trabalhos menos comerciais. Não gosta muito do termo “spaghetti Western” e prefere não falar dos tempos com o Sergio Leone. Não que tenha problemas com essa época, ao contrário. Mas Leone foi apenas um dos grandes cineastas com quem trabalhou. Este, aliás, foi um dos nortes da curadoria: fazer um panorama que desse conta da diversidade da obra do Morricone, que tem longas colaborações com outros cineastas (Tornatore, Pasolini, Elio Petri, Sergio Corbucci), trabalhou com outros tantos, e fez filmes de terror, policiais, dramas etc.

Música ao vivo

Com o apoio da Fundação Banco do Brasil, a orquestra jovem Reciclando Sons vai se apresentar no dia 4 de fevereiro, às 17h, no palco #maisquedigital, na área externa do CCBB Brasília. No repertório, arranjos de algumas trilhas de Ennio Morricone: Cinema Paradiso, Três Homens em Conflito, A Missão e músicas do repertório próprio. A entrada é franca.

A orquestra jovem Reciclando Sons é um braço do Instituto Reciclando Sons, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que nasceu em 2001, em área de exclusão social do Distrito Federal denominada Cidade Estrutural. Seu objetivo é utilizar a música como ferramenta para educação, democratização cultural, inclusão social e geração de renda.

Passados 16 anos, o Instituto já atendeu mais de três mil crianças, adolescentes e jovens e se tornou reconhecido pela inovadora metodologia de ensino, adaptada à realidade da comunidade local. Em 2013, o Instituto foi o vencedor, na categoria Juventude, do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.  A iniciativa de educação musical modular foi certificada como uma tecnologia social, segundo critérios de inovação, interação com a comunidade, transformação social e potencial de reaplicação.

Espaço para reflexão

A programação contará com um debate, no dia 22 de fevereiro, às 19h, envolvendo o curador Rafael Bezerra e a pesquisadora Luíza Alvim, doutora em Comunicação, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e autora do livro “A música no cinema de Robert Bresson”.

Também participa da discussão Mateus Alves, mestre em composição pela Royal College of Music (Londres – Inglaterra), onde estudou Música para Cinema com o compositor britânico Howard Davidson. Desde 2013, vem trabalhando constantemente com trilhas sonoras para filmes pernambucanos, como “Aquarius” e “Brasil S/A”.

“Sonora: Ennio Morricone é uma homenagem de quatro semanas, vinte e dois longas, algumas obras-primas, debates, e muitas memórias. É uma mostra de filmes e trilhas de todos os tipos, gêneros, décadas e nacionalidades. Um breve e afetivo panorama dedicado a exibir e fomentar a discussão a respeito da filmografia diversa e extensa de um dos maiores compositores da história do cinema”, finaliza Rafael Bezerra. O debate terá intérprete de libras.

Gênio italiano da música para cinema

Morricone escreveu algumas das trilhas sonoras mais conhecidas dos “western spaghetti” do cineasta Sergio Leone: Per un pugno di dollari (Por um Punhado de Dólares), de 1964, Per qualche dollaro in più (Por Uns Dólares a Mais), de 1965, Il buono, il brutto, il cattivo (Três Homens em Conflito), de 1966, e C’era una volta il West (Era uma Vez no Oeste), de 1968. Suas composições mais recentes incluem as bandas sonoras de Once Upon a Time in America (Era uma vez na América), de 1984, The Mission (A Missão), de 1986, The Untouchables (Os Intocáveis), de 1987, Nuovo cinema Paradiso (Cinema Paradiso), de 1988, Lolita, de 1997, Malèna, de 2000, e Inglorious Basterds (Bastardos Inglórios), de 2009.

O maestro italiano venceu cinco prêmios BAFTA entre 1979 e 1992. Foi também indicado pela Academia de Hollywood para cinco Oscares de Melhor Banda Sonora Original entre 1979 e 2001. Em 2007, Morricone recebeu pelas mãos de Clint Eastwood um Oscar Honorário “pelas suas magníficas e multifacetadas contribuições musicais ao cinema”. Em 2016, ganhou o Globo de Ouro e o Oscar pela trilha sonora de “Os Oito Odiados”, do diretor Quentin Tarantino.

Seleção de filmes

Por Um Punhado de Dólares (1964)

Per un pugno di dollari / Itália / 1h39min

Direção: Sergio Leone

Produção: Arrigo Colombo, Giorgio Papi e Pietro Santini

Roteiro: Sergio Leone, Jaime Comas Gil, Victor Andrés Catena, Mark Lowell e Adriano Bolzoni

Direção de Fotografia: Massimo Dallamano e Federico G. Larraya

Montagem: Roberto Cinquini e Alfonso Santacana

Elenco: Clint Eastwood, Gian Maria Volontè, Marianne Koch, Wolfgang Lukschy, Sieghardt Rupp etc.

Um pistoleiro sem nome chega à San Miguel, uma cidade no México que faz fronteira com os Estados Unidos. O lugar está em guerra, dividido entre duas facções poderosas, os Baxters e os Rojos, e ambas querem o apoio do pistoleiro. Para ganhar dinheiro, ele aceita as duas propostas e passa a trabalhar para as gangues rivais.

Por uns Dólares a Mais (1965)

Per qualche dollaro in più / Itália / 2h12min

Direção: Sergio Leone

Produção: Arturo González, Alfredo Fraile e Alberto Grimaldi

Roteiro: Sergio Leone, Fulvio Morsella, Luciano Vincenzoni, Sergio Donato, Enzo Dell’Aquila e Fernando Di Leo

Direção de Fotografia: Massimo Dallamano

Montagem: Eugenio Alabiso e Giorgio Serrallonga

Elenco: Clint Eastwood, Lee Van Cleef, Gian Maria Volontè, Mario Brega, Luigi Pistilli, Aldo Sambrell etc.

Manco é um astuto caçador de recompensas, que perambula pelas cidades do velho oeste americano em busca de um novo alvo. Ele o encontra quando vê o cartaz de procurado de Indio, um perigoso bandido que também está sendo procurado pelo coronel Douglas Mortimer, outro caçador de recompensas. Os dois partem no encalço de Indio mas, sem conseguir capturar o bandido nem eliminar o rival, eles precisam decidir entre unir forças ou serem eliminados pela gangue de Indio.

Três Homens em Conflito (1966)

Il buono, il brutto, il cattivo / Itália / 2h41min

Direção: Sergio Leone

Produção: Alberto Grimaldi

Roteiro: Agenore Incrocci, Furio Scarpelli, Luciano Vincenzoni e Sergio Leone

Direção de Fotografia: Tonino Delli Colli

Montagem: Eugenio Alabiso e Nino Baragli

Elenco: Clint Eastwood, Eli Wallach, Lee Van Cleef etc.

O inimitável Homem sem Nome se alia a dois pistoleiros para ir atrás de uma fortuna em ouro roubado. Mas o trabalho em equipe não é uma atividade comum aos fora-da-lei, e eles logo descobrem que seu maior desafio é ficar vivo em um país devastado pela guerra.

A Batalha de Argel (1966)

La battaglia di Algeri / Argélia e Itália / 2h01min

Direção: Gillo Pontecorvo

Produção: Antonio Musu, Yacef Saadi e Fred Baker

Roteiro: Franco Solinas e Gillo Pontecorvo

Direção de Fotografia: Marcello Gatti

Montagem: Mario Morra e Mario Serandrei

Elenco: Brahim Hadjadj, Jean Martin, Yacef Saadi, Tommaso Neri, Ugo Paletti, Fusia El Kader etc.

Entre os anos de 1954 e 1957, o povo da Argélia decidiu que não seria mais explorado: assim teve início o conflito que levou o país à sua independência. No entanto, a França, através de seu numeroso exército, não estava disposta a deixar que a Argélia se tornasse independente. Começa aí uma verdadeira batalha em Argel, capital do país, travada principalmente entre os métodos convencionais da tropa francesa e as técnicas não-convencionais da FLN, a Frente de Libertação Nacional.

Joe, o Pistoleiro Implacável (1966)

Navajo Joe / Itália / 1h33min

Direção: Sergio Corbucci

Produção: Luigi Carpentieri e Ermanno Donati

Roteiro: Piero Regnoli e Fernando Di Leo

Direção de Fotografia: Silvano Ippoliti

Montagem: Alberto Gallitti

Elenco: Burt Reynolds, Aldo Sambrell, Nicoletta Machiavelli, Fernando Rey etc.

Joe (Burt Reynolds, em um de seus primeiros papéis como protagonista) é o guerreiro Navajo que enfrenta sozinho o bando liderado por Duncan após o massacre de sua aldeia. Demonstra certa crítica social abordando o tema dos índios.

Teorema (1968)

Itália / 1h45min

Direção: Pier Paolo Pasolini

Produção: Manolo Bolognini e Franco Rossellini

Roteiro: Pier Paolo Pasolini

Direção de Fotografia: Giuseppe Ruzzolini

Montagem: Nino Baragli

Elenco: Silvana Mangano, Terence Stamp, Massimo Girotti, Anne Wiazemsky, Laura Betti etc.

Em Milão a vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante, que seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Além disto tem um contato intelectual com todos eles, convencendo-os da futilidade da existência, e após cumprir seu objetivo parte em poucos dias. Após sua ida ninguém da família consegue continuar vivendo da mesma forma, sendo que cada um deles toma um caminho diferente.

O Pássaro das Plumas de Cristal (1970)

L’uccello dalle piume di cristallo / Itália / 1h36min

Direção: Dario Argento

Produção: Salvatore Argento e Artur Brauner

Roteiro: Dario Argento

Direção de Fotografia: Vittorio Storaro

Montagem: Franco Fraticelli

Elenco: Tony Musante, Suzy Kendall, Enrico Maria Salerno, Eva Renzi, Umberto Raho, Renato Romano etc.

O escritor americano Sam Dalmas, que vive em Roma, testemunha uma bela mulher sendo atacada por uma figura misteriosa – provavelmente a responsável por vários assassinatos que estão acontecendo na cidade. Como a polícia não resolve o caso, ele parte para investigar os crimes por conta própria.

Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (1970)

Indagine su un cittadino al di sopra di ogni sospetto / Itália / 1h55min

Direção: Elio Petri

Produção: Marina Cicogna e Daniele Senatore

Roteiro: Elio Petri e Ugo Pirro

Direção de Fotografia: Luigi Kuveiller

Montagem: Ruggero Mastroianni

Elenco: Gian Maria Volontè, Florinda Bolkan, Gianni Santuccio,   Orazio Orlando, Sergio Tramonti etc.

Inspetor do alto escalão da polícia italiana, com reputação ilibada, fama de incorruptível, mas reacionário, mata sua amante, Augusta Terzi. Testa se a polícia irá acusá-lo por isso e durante o filme, ele vai plantando pistas óbvias que o identificam como o assassino ao mesmo tempo em que vê os colegas ignorando-as, intencionalmente ou não.

 O Cérebro do Mal (1972)

Il diavolo nel cervello / Itália / 1h46min

Direção: Sergio Sollima

Produção: Bianca Lattuada e Maurizio Lodi-Fè

Roteiro: Suso Cecchi D’Amico e Sergio Sollima

Direção de Fotografia: Aldo Scavarda

Montagem: Sergio Montanari

Elenco: Stefania Sandrelli, Keir Dullea, Micheline Presle, Tino Buazzelli, Renato Cestiè etc.

Uma criança é suspeita de matar seu pai e está preso em um hospital psiquiátrico. Um médico a encontra e constata que ela é mentalmente saudável então começa a suspeitar de uma outra explicação para o assassinato.

O Deserto dos Tártaros (1976)

Il deserto dei tartari / Itália / 2h20min

Direção: Valerio Zurlini

Produção: Michelle de Broca, Bahman Farmanara, Mario Gallo, Enzo Giulioli, Jacques Perrin e Giorgio Silvagni

Roteiro: Valerio Zurlini e André G. Brunelin

Direção de Fotografia: Luciano Tovoli

Montagem: Franco Arcalli e Raimondo Crociani

Elenco: Jacques Perrin, Vittorio Gassman, Giuliano Gemma, Helmut Griem, Philippe Noiret etc.

No meio do deserto, abrigado em um forte, um grupo de soldados espera por um inimigo que nunca chega. Dias e anos passam e nada acontece. Nessa longa espera, os dramas pessoais dos soldados vêm à tona.

1900 (1976)

Novecento / Itália, França e Alemanha / 5h17min

Direção: Bernardo Bertolucci

Produção: Alberto Grimaldi

Roteiro: Franco Arcalli, Giuseppe Bertolucci e Bernardo Bertolucci

Direção de Fotografia: Vittorio Storaro

Montagem: Franco Arcalli

Elenco: Robert De Niro, Gérard Depardieu, Dominique Sanda, Francesca Bertini, Laura Betti etc.

O filme acompanha as vidas e a relação de dois homens, o filho de um camponês e o de um fazendeiro, na Itália, de 1900 a 1945. Nesse período, surge e cresce o fascismo e, em contraposição, o comunismo, o que vai afetar a vida dos personagens centrais.

Cinzas no Paraíso (1978)

Days of Heaven / EUA / 1h34min

Direção: Terrence Malick

Produção: Jacob Brackman, Bert Schneider e Harold Schneider

Roteiro: Terrence Malick

Direção de Fotografia: Néstor Almendros

Montagem: Billy Weber

Elenco: Richard Gere, Brooke Adams, Sam Shepard, Linda Manz, Robert J. Wilke etc.

No início do século XX, Bill e Abby formam um jovem casal que vive e trabalha em Chicago, mas passa a imagem que são apenas irmãos. Quando decidem ir para o sul trabalhar nos campos, em companhia de uma garota, vão parar em uma fazenda no Texas, onde o proprietário se apaixona pela “irmã”.

O Enigma do Outro Mundo (1982)

The Thing / EUA / 1h49min

Direção: John Carpenter

Produção: Stuart Cohen, David Foster, Larry Franco, Wilbur Stark e Lawrence Turman

Roteiro: Bill Lancaster

Direção de Fotografia: Dean Cundey

Montagem: Todd C. Ramsay

Elenco: Kurt Russell, Wilford Brimley, Keith David, T.K. Carter, David Clennon, Keith David etc.

O mestre do terror John Carpenter usa de efeitos especiais e muito suspensa nesta versão arrepiante do clássico O monstro do Ático. No verão de 1982, um time de doze pesquisadores trabalha numa remota estação na Antártica e descobre um ser alienígena submerso na neve há mais de 100.000 anos.

Cão Branco (1982)

White Dog / EUA / 1h30min

Direção: Samuel Fuller

Produção: Jon Davison, Richard Hashimoto, Edgar J. Scherick e Nick Vanoff

Roteiro: Romain Gary, Samuel Fuller e Curtis Hanson

Direção de Fotografia: Bruce Surtees

Montagem: Bernard Gribble

Elenco: Kristy McNichol, Christa Lang, Vernon Weddle, Jameson Parker, Karl Lewis Miller Etc.

Julie Sawyer, uma jovem aspirante a atriz encontra um cão branco perdido na rua e resolve adotá-lo. Ela aos poucos percebe que se trata de um animal treinado a vida toda para atacar pessoas negras (a exemplo dos ‘cães brancos’ da África do Sul). Ao perceber o comportamento racista do cachorro, ela o entrega a Keys, um treinador de animais, ele próprio negro, para tentar reeducar o animal.

A Missão (1986)

The Mission / França e Inglaterra / 2h05min

Direção: Roland Joffé

Produção: Fernando Ghia, David Puttnam e Iain Smith

Roteiro: Robert Bolt

Direção de Fotografia: Chris Menges

Montagem: Jim Clark

Elenco: Robert De Niro, Jeremy Irons, Ray McAnally, Aidan Quinn, Cherie Lunghi, Ronald Pickup, Liam Neeson etc.

No final do século XVIII Mendoza, um mercador de escravos, fica com crise de consciência por ter matado Felipe, seu irmão, num duelo, pois Felipe se envolveu com Carlotta. Ela havia se apaixonado por Felipe e Mendoza não aceitou isto, pois ela tinha um relacionamento com ele. Para tentar se penitenciar Mendoza se torna um padre e se une a Gabriel, um jesuíta bem intencionado que luta para defender os índios, mas se depara com interesses econômicos.

Os Intocáveis (1987)

The Untouchables / EUA / 1h59min

Direção: Brian De Palma

Produção: Raymond Hartwick e Art Linson

Roteiro: David Mamet

Direção de Fotografia: Stephen H. Burum

Montagem: Gerald B. Greenberg e Bill Pankow

Elenco: Kevin Costner, Sean Connery, Robert De Niro, Charles Martin Smith, Andy Garcia, Richard Bradford etc.

Na Chicago de 1930, quando ainda vigora a Lei Seca, o gângster Al Capone controla o crime na cidade e o tráfico de bebidas. Para detê-lo, o agente Eliot Ness organiza um grupo de policiais incorruptíveis que recebe a alcunha de “Os Intocáveis”. As ações constantes do grupo inflingem duros prejuízos em Capone, que resolve revidar com violência, enquanto a corrupção que se estende aos tribunais e à própria força policial dificulta ainda mais a missão de Ness e seus homens.

Cinema Paradiso (1988)

Nuovo Cinema Paradiso / Itália / 2h35min

Direção: Giuseppe Tornatore

Produção: Gabriella Carosio, Franco Cristaldi e          Giovanna Romagnoli

Roteiro: Giuseppe Tornatore, Vanna Paoli e Richard Epcar

Direção de Fotografia: Blasco Giurato

Montagem: Mario Morra

Elenco:  Philippe Noiret, Enzo Cannavale, Antonella Attili, Isa Danieli, Leo Gullotta, Marco Leonardi etc.

Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo, o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas tinha um enorme coração.

Ata-me (1989)

Átame! / Espanha / 1h41min

Direção: Pedro Almodóvar

Produção: Agustín Almodóvar e Enrique Posner

Roteiro: Pedro Almodóvar

Direção de Fotografia: José Luis Alcaine

Montagem: José Salcedo

Elenco: Victoria Abril, Antonio Banderas, Loles León, Julieta Serrano, María Barranco, Rossy de Palma, Francisco Rabal etc.

Ricky sai de um reformatório psiquiátrico e vai para um set de filmagens, onde Marina Osorio, uma ex-viciada em heroína e ex-atriz pornô que ele já conhecia de um bordel, está filmando um filme de terror “B” que está sendo dirigido por Maximo Espejo, um diretor conhecido que está tentando se recuperar após ter tido um forte derrame, que o deixou preso a uma cadeira de rodas.

Bugsy (1991)

EUA / 2h16min

Direção: Barry Levinson

Produção: Warren Beatty, Mark Johnson,Barry Levinson e Charles Newirth

Roteiro: James Toback

Direção de Fotografia: Allen Daviau

Montagem: Christopher Holmes e Stu Linder

Elenco: Warren Beatty, Annette Bening,           Harvey Keitel, Ben Kingsley, Elliott Gould, Joe Mantegna etc.

Em Nova York, dois sócios de Bugsy Siegel tentam descobrir uma maneira de participar dos lucros da Costa Oeste e mandam Bugsy para Los Angeles para dividir o espaço com o chefão local. Mas esta viagem, prevista para durar quatro dias, leva a vida toda, pois ele se apaixona pela cidade, pelos filmes e, principalmente, por Virginia Hill. Em pouco tempo conquista a atenção de todos através da violência ou do seu sorriso.

Lolita (1997)

EUA / 2h17min

Direção: Adrian Lyne

Produção: Mario Kassar e Joel B. Michaels

Roteiro: Stephen Schiff

Direção de Fotografia: Howard Atherton

Montagem: David Brenner            e Julie Monroe

Elenco: Jeremy Irons, Melanie Griffith, Frank Langella, Dominique Swain, Suzanne Shepherd, Keith Reddin etc.

Em 1947, um professor de meia-idade de origem inglesa vai lecionar literatura francesa em uma pequena cidade da Nova Inglaterra e aluga um quarto na casa de uma viúva, mas só realmente decide ficar quando vê a filha dela, uma adolescente de 14 anos por quem fica totalmente atraído. Apesar de não suportar a mãe da jovem se casa com ela, apenas para ficar mais próximo do objeto de sua paixão, pois a atração que ele sente pela enteada é algo devastador.

Malena (2000)

Itália / 1h49min

Direção: Giuseppe Tornatore

Produção: Carlo Bernasconi, Mario Cotone, Fabrizio Lombardo, Teresa Moneo, Rick Schwartz, Mario Spedaletti, Bob Weinstein, Harvey Weinstein etc.

Roteiro: Giuseppe Tornatore

Direção de Fotografia: Lajos Koltai

Montagem: Massimo Quaglia

Elenco: Monica Bellucci, Giuseppe Sulfaro, Luciano Federico, Matilde Piana, Pietro Notarianni, Gaetano Aronica, Gilberto Idonea etc.

Em 1941, numa pequena vila localizada na Sicília, um grupo de garotos de 13 anos de idade nutre uma profunda paixão por Malena, a viúva de um soldado local, despertando uma história de amor, perda e coragem.

Os Oito Odiados (2015)

The Hateful Eight / EUA / 3h07min

Direção: Quentin Tarantino

Produção: William Paul Clark, Coco Francini, Richard N. Gladstein, Georgia Kacandes, Shannon McIntosh, Stacey Sher, Bob Weinstein e Harvey Weinstein

Roteiro: Quentin Tarantino

Direção de Fotografia: Robert Richardson

Montagem: Fred Raskin

Elenco: Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh, Walton Goggins, Demián Bichir, Tim Roth, Michael Madsen, Bruce Dern etc.

Durante uma nevasca, o carrasco John Ruth está transportando uma prisioneira, a famosa Daisy Domergue, que ele espera trocar por grande quantia de dinheiro. No caminho, os viajantes aceitam transportar o caçador de recompensas Marquis Warren, que está de olho em outro tesouro, e o xerife Chris Mannix, prestes a ser empossado em sua cidade. Como as condições climáticas pioram, eles buscam abrigo no Armazém da Minnie, onde quatro outros desconhecidos estão abrigados.

 

Serviço:

Sonora: Ennio Morricone

Data: de 30 de janeiro a 25 de fevereiro

Local: CCBB Brasília

Endereço: SCES Trecho 2

Classificação indicativa: 12 anos

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) apenas na bilheteria do CCBB*

Confira a programação completa da mostra no site:  culturabancodobrasil.com.br,  as sessões gratuitas e pagas

Sobre Da Redação

Leia também

combustível

Preço da gasolina leva o consumidor a migrar para o álcool

No último dia 5 de setembro, o preço da gasolina nas refinarias havia alcançado R$ 2,2069, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!