terça-feira , 21 agosto 2018
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Toyota Prius chega a cravar 18,9 km/l

Toyota Prius: 18,9 quilômetros com um litro de combustível/Foto: Divulgação

O veículo é considerado, também, uma referência mundial em baixa emissão de poluentes

O Inmetro reconheceu a nova geração do Prius como o carro mais eficiente do país, registrando 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias . A economia de combustível do Novo modelo híbrido da ToyotaPrius, quando confrontado com um modelo de mesmo porte movido apenas a combustão gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.

O desempenho do Novo Prius vai além da eficiência. O veículo é considerado, também, uma referência mundial em baixa emissão de poluentes, já que o modelo emite cerca de 40% menos CO2, comparado a um veículo convencional.

O Prius tem sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria do sistema híbridoa. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.

A maior parte dos avanços de segurança, desempenho e conforto presentes na quarta geração do Prius está ligada à Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA), programa de desenvolvimento inovador e integrado para a construção de componentes de powertrain e plataformas de automóveis da marca.

Um dos pilares da TNGA é tornar a condução dos veículos mais confortável em todas as ocasiões. E conforto ao dirigir significa garantir ao motorista uma posição realmente agradável para enfrentar longos períodos dentro do carro, tanto nos congestionamentos das grandes cidades quanto em longas viagens. A plataforma TNGA possibilitou melhorias, desde a estrutura dos assentos até novas posições para volante, pedais, manopla de transmissão, entre outros itens.

Padrões de segurança

O Novo Prius foi projetado para atender aos mais rigorosos padrões de segurança. Além de criar uma experiência de condução dinâmica, a plataforma TNGA oferece uma estrutura de quadro de alta resistência, que aumenta a proteção dos ocupantes em caso de colisão. A carroceria mais rígida foi projetada para distribuir energia no caso de impacto frontal, por meio de diversos reforços colocados sob o assoalho, que ajudam a reduzir a quantidade de energia.

O Novo Prius conta com o sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota em sua nova geração e combina um motor a gasolina de 1.8 litro VVT-i de ciclo Atkinson, com 98 cv de potência a 5.200 giros e 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm, que foi redesenhado, obtendo redução de tamanho e peso.

Esse propulsor funciona em conjunto com outro elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução. O Novo Prius entrega potência combinada estimada de 123 cv, priorizando o baixo consumo de combustível, sem comprometer o desempenho.

O eixo da transmissão e o motor elétrico também foram redesenhados, reduzindo o peso combinado. O propulsor elétrico, especificamente, está mais compacto e teve sua relação peso/potência melhorada. Em comparação à geração atual, houve uma redução de 20% nas perdas mecânicas por fricção.

O software do sistema híbrido recebeu atualizações que melhoraram a percepção de aceleração, revelando respostas mais suaves e diretas, mesmo em rotações mais baixas. Os componentes fundamentais do sistema, como unidade de controle de potência e a bateria, também foram redesenhados ou revistos, para reduzir peso e melhorar a eficiência do veículo.

A bateria híbrida de níquel, responsável por alimentar o motor elétrico do Prius, antes localizada no porta-malas, foi transferida para a parte inferior direita do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes. Uma entrada de ar foi introduzida no banco do passageiro, otimizando o arrefecimento da bateria híbrida e melhorando sua performance.

O Novo Prius é equipado com diversos itens de segurança, como sete airbags (duplo frontal, duplo lateral, dois de cortina e um de joelho para o condutor); alerta sonoro para uso do cinto de segurança nos assentos dianteiros; três apoios de cabeça com regulagem de altura para os passageiros do banco traseiro; cintos de segurança de três pontos e pré-tensionadores para todos os ocupantes; câmera de ré projetada na tela de LCD com alerta sonoro; imobilizador por código eletrônico na chave; luz auxiliar de freio; sistema de alarme com acionamento à distância e travas de segurança para crianças nas portas traseiras.

Além dos faróis de neblina em LED dianteiros, presentes na geração anterior, o Novo Prius recebeu luz de neblina traseira, também em LED. A todo este pacote, somam-se o controle de estabilidade (VSC), sistema de freios ABS e sistema auxiliar de frenagem EBD nas quatro rodas.

Garantia de três anos

No Brasil, o veículo híbrido mais vendido do mundo possui um plano de manutenção fechado que prevê seis revisões ao longo de seis anos, além da garantia de três anos oferecida pela Toyota. Os serviços podem ser realizados nas 241 concessionárias da marca espalhadas pelo país.

Para oferecer a melhor experiência de compra e propriedade aos seus clientes, os preços estabelecidos pela Toyota nas revisões dos 10 mil aos 50 mil km são próximos aos da tabela do Corolla, sedã médio da marca com um dos mais competitivos pacotes de manutenção em seu segmento. O Novo Toyota Prius está disponível em toda rede de distribuidores da marca nas cores Branco Polar, Vermelho Emoção, Azul Noturno, Prata Galáctico, Cinza Granito, Preto Atitude e Branco Perolizado.

O Prius chega para ser uma opção ambientalmente correta e possível de realizar, pois cabe no seu bolso. À vista, o Prius custa R$ 126.600. Ou, se preferir, com uma entrada de R$ 50.640, 36 parcelas de R$ 1.460,69 e uma parcela residual de R$ 50.640. Prius, seu primeiro híbrido!

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