domingo , 20 Maio 2018
Home / Cultura / A vida do pioneiro que dirigiu a construção de Brasília

A vida do pioneiro que dirigiu a construção de Brasília

A exposição Israel Pinheiro é constituída de 10 painéis temáticos e 30 fotos históricas/Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Mostra ficará aberta ao público no Espaço Israel Pinheiro até 28 de março. Foi montada com base em pesquisas e no acervo doado pela família do engenheiro

Constituída de 10 painéis temáticos e 30 fotos históricas, a exposição Israel Pinheiro, o homem que dirigiu a construção de Brasília destaca a vida do pioneiro e primeiro presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

O engenheiro Israel Pinheiro, profissional de confiança do ex-presidente Juscelino Kubitschek, dirigiu a companhia em 1956 e foi também o primeiro prefeito de Brasília, em 1960.

A Mostra, aberta em 5 de fevereiro, ficará em exposição no Espaço Israel Pinheiro até 28 de março. Mineiro de Caeté, nascido em 1896 e formado em engenharia pela Escola de Minas de Ouro Preto, ele tinha biografia sólida quando foi convidado por Juscelino para assumir a Novacap.

Israel considerava a mudança da capital para o Centro-Oeste um projeto estratégico para o desenvolvimento econômico do País. Dedicado à tarefa de erguer a moderna capital, ele começava a jornada às 6 horas e finalizava só às 20 horas.

Quando não se encontrava no escritório da Novacap, à época na Candangolândia, estava numa rural Willys percorrendo obras. Por seu empenho, obteve reconhecimento internacional como o condutor da construção da cidade.

Após a inauguração, Israel foi empossado como prefeito de Brasília e administrou a cidade por nove meses. Ele foi responsável pela criação de órgãos como as Fundações Educacional, Hospitalar e Zoobotânica.

Em 1965, foi governador de Minas Gerais. Morreu em 6 de julho de 1973, em Belo Horizonte, aos 77 anos.

A exposição, criada em 2016 pelo Arquivo Público do DF para celebrar os 60 anos da Novacap, foi montada com base em pesquisas e no acervo doado pela família do engenheiro.

Exposição Israel Pinheiro, o homem que dirigiu a construção de Brasília

De 5 de fevereiro a 28 de março

No Espaço Israel Pinheiro (Praça dos Três Poderes, Bosque da Constituinte)

Sobre Da Redação

Leia também

indústria automobilística

Brasil cria mais 115.898 empregos formais

No acumulado do ano, já são mais de 336 mil novos postos de trabalho nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!