terça-feira , 21 agosto 2018
Home / Cultura / A vida do pioneiro que dirigiu a construção de Brasília

A vida do pioneiro que dirigiu a construção de Brasília

A exposição Israel Pinheiro é constituída de 10 painéis temáticos e 30 fotos históricas/Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Mostra ficará aberta ao público no Espaço Israel Pinheiro até 28 de março. Foi montada com base em pesquisas e no acervo doado pela família do engenheiro

Constituída de 10 painéis temáticos e 30 fotos históricas, a exposição Israel Pinheiro, o homem que dirigiu a construção de Brasília destaca a vida do pioneiro e primeiro presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

O engenheiro Israel Pinheiro, profissional de confiança do ex-presidente Juscelino Kubitschek, dirigiu a companhia em 1956 e foi também o primeiro prefeito de Brasília, em 1960.

A Mostra, aberta em 5 de fevereiro, ficará em exposição no Espaço Israel Pinheiro até 28 de março. Mineiro de Caeté, nascido em 1896 e formado em engenharia pela Escola de Minas de Ouro Preto, ele tinha biografia sólida quando foi convidado por Juscelino para assumir a Novacap.

Israel considerava a mudança da capital para o Centro-Oeste um projeto estratégico para o desenvolvimento econômico do País. Dedicado à tarefa de erguer a moderna capital, ele começava a jornada às 6 horas e finalizava só às 20 horas.

Quando não se encontrava no escritório da Novacap, à época na Candangolândia, estava numa rural Willys percorrendo obras. Por seu empenho, obteve reconhecimento internacional como o condutor da construção da cidade.

Após a inauguração, Israel foi empossado como prefeito de Brasília e administrou a cidade por nove meses. Ele foi responsável pela criação de órgãos como as Fundações Educacional, Hospitalar e Zoobotânica.

Em 1965, foi governador de Minas Gerais. Morreu em 6 de julho de 1973, em Belo Horizonte, aos 77 anos.

A exposição, criada em 2016 pelo Arquivo Público do DF para celebrar os 60 anos da Novacap, foi montada com base em pesquisas e no acervo doado pela família do engenheiro.

Exposição Israel Pinheiro, o homem que dirigiu a construção de Brasília

De 5 de fevereiro a 28 de março

No Espaço Israel Pinheiro (Praça dos Três Poderes, Bosque da Constituinte)

Sobre Da Redação

Leia também

Temer

Temer tem 76% de avaliação ruim e péssima, diz Ibope

A administração é considerada regular por 19% do eleitorado, 2% diz que o governo está …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!