sábado , 24 fevereiro 2018
Home / Brasília / Elevatória de Esgotos Águas Claras quase pronta

Elevatória de Esgotos Águas Claras quase pronta

Obra está na fase de acabamentos e de instalação de maquinário/Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A unidade receberá esgoto de parte de Vicente Pires e de Águas Claras e atenderá cerca de 130 mil habitantes

Estão quase prontas as obras da Elevatória de Esgotos Águas Claras, no Setor Habitacional Bernardo Sayão. Quando concluída, a unidade receberá esgoto de parte de Vicente Pires e de Águas Claras e atenderá cerca de 130 mil habitantes.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, visitou o local na segunda-feira (5) para acompanhar o andamento do trabalho, que está na fase de acabamentos e de instalação de maquinário.

“Temos a rede de esgoto praticamente pronta em Vicente Pires e agora poderão ser feitas as ligações que levarão o esgoto para ser tratado na Estação de Tratamento de Esgotos Melchior [em Samambaia]”, explicou o governador ao informar que cerca de 40% de Vicente Pires ainda usa fossa sanitária.

“Com isso, vamos poupar o Lago Paranoá, que é um espaço de lazer da população e também de captação de água”, completou o governador. Atualmente, parte de Águas Claras tem o esgoto direcionado para tratamento na Estação de Tratamento de Esgotos Sul, o que não vai mais ocorrer com a conclusão das obras na região.

obra vai custar cerca de R$ 5,7 milhões, com recursos da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A unidade fica às margens da Estrada Parque Taguatinga.

A elevatória de Águas Claras vai trabalhar com três bombas com potência de 500 cavalos cada uma (sendo uma delas de reserva), vazão de 546 litros por segundo e gerador de emergência para o caso de pane no fornecimento de energia.

Racionamento de água no DF

Questionado sobre a possibilidade de encerrar o racionamento de água no Distrito Federal, visto que o nível dos reservatórios tem subido, Rollemberg disse ainda não ter previsão.

“Estamos satisfeitos com todas as medidas que tomamos, como a inauguração de duas estações de captação de água: no Lago Paranoá e no Bananal”, disse.

“Com a chuva, esperamos chegar a 55% do Descoberto no carnaval, mas precisamos esperar o fim do período chuvoso para saber o volume de água que teremos armazenado e, então, tomar uma decisão.”

Sobre Da Redação

Leia também

Mano Menezes

Mano confirma o Cruzeiro com Dedé e Thiago Neves entre os titulares

Os jogadores do Cruzeiro finalizaram nesta sexta-feira, a preparação para enfrentar o Boa Esporte, neste …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!