terça-feira , 21 agosto 2018
Home / Brasil / Cinco pontos turísticos ao longo do Velho Chico

Cinco pontos turísticos ao longo do Velho Chico

Fioto: MTur

Conhecido como “Velho Chico”, ele integra o Sudeste ao Nordeste, ao passar por cinco estados e 521 municípios. Desde as nascentes, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até a foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, o São Francisco percorre cerca de 2,7 mil quilômetros.

Conheça alguns atrativos e pontos turísticos que podem ser visitados ao longo do rio.

Serra da Canastra 

É nessa região de Minas que o rio São Francisco nasce. A Serra da Canastra está localizada nas proximidades de seis cidades: Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória, Capitólio, São Roque de Minas e Vargem Bonita. Além da nascente, os turistas podem visitar a Cachoeira Casca D’Anta, com 186 metros de altura e o primeiro grande salto do rio, localizado a 14 km da nascente. 

Dia da Navegação no Rio São Francisco

Pirapora (MG) 

Dia da Navegação no Rio São Francisco

Ainda em Minas Gerais, a cidade de Pirapora, no norte do estado, é famosa pelas belezas do São Francisco. Uma das atrações turísticas do município é o barco o Benjamin Guimarães, único a vapor em funcionamento no mundo. Construído em 1913, nos Estados Unidos, ele faz passeios pelo rio, em percursos de até 28 km. 

Cânions do São Francisco  

Dia da Navegação no Rio São Francisco

No Nordeste, os Cânions do São Francisco são cada vez mais procurados pelos turistas. Na cidade de Canindé de São Francisco, a 213 km de Aracaju (SE), parte um dos mais belos passeios do Brasil: a travessia pelos Cânions do Xingó. O Cânion é formado por um vale profundo, com 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e largura que varia de 50 a 300 metros 

 Vale do São Francisco  

Dia da Navegação no Rio São Francisco

O Sertão também produz vinho. O Vale do São Francisco reúne sete vinícolas entre o Sertão de Pernambuco e o Norte da Bahia. Essa área é a segunda maior produtora de vinhos, espumantes e sucos naturais de uva no Brasil. A região fica em uma área de mais de 10 mil hectares entre Lagoa Grande (PE) e Casa Nova (BA). 

Petrolina  (PE) 

Dia da Navegação no Rio São Francisco

Assim como Pirapora, Petrolina está à beira do rio São Francisco. A cidade chama a atenção pelas paisagens naturais e cenários da caatinga. O passeio de barcas pelo Velho Chico até Juazeiro e a visita ao Museu do Sertão, que resgata a cultura do homem sertanejo, são boas opções para quem pretende visitar o município. 

 

Fotos: Divulgação/MTur

Sobre Da Redação

Leia também

Anápolis

Escola da unidade prisional de Anápolis é ampliada

Obra é parceria entre Poder Judiciário, Conselho da Comunidade e Administração Penitenciária A direção do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!