terça-feira , 21 agosto 2018
Home / Brasília / Corujão é ampliado

Corujão é ampliado

O Corujão é o serviço noturno de ônibus do Distrito Federal/Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Mudanças em itinerários atenderão o Setor de Clubes Sul, o Sol Nascente, o Varjão e o Lago Norte

Uma nova linha do Corujão, serviço noturno de ônibus do Distrito Federal, passará a circular – a partir de 19 de fevereiro – entre a Rodoviária do Plano Piloto e parte do Setor de Clubes Sul.

O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Rollemberg  em evento no Pier 21. O shopping é uma das áreas de entretenimento que será atendida, além do Pontão do Lago Sul e a Orla Sul.

As mudanças fazem parte de uma segunda etapa de reestruturação do serviço noturno de ônibus do DF. “Isso se soma a um conjunto de ações de mobilidade que vai garantir mais conforto, agilidade e segurança para os trabalhadores”, afirmou o governador.

Ele anunciou que na próxima semana vai assinar ordem de serviço para a construção de uma nova estação de metrô.

Outras alterações beneficiarão os trechos 2 e 3 do Sol Nascente (0.934), o Lago Norte (122.1) e o Varjão (122.1). Nesse caso, as linhas já existem e terão o itinerário modificado para atender às localidades.

A nova linha para o Setor de Clubes Sul será a 103.3, com o itinerário Rodoviária do Plano Piloto – Av. das Nações (Pontão do Lago Sul, Pier 21, Orla Sul). Ela partirá à zero hora, a 1 hora e às 2 horas.

O serviço noturno opera das 23 horas às 5 horas, horário em que a população já passa a ser atendida pelo serviço básico do sistema.

O Corujão foi criado no DF em junho de 1995 por meio da Lei nº 877, de 1995. A legislação — de autoria de Rollemberg, à época deputado distrital — instituiu a obrigatoriedade de manter o transporte coletivo no período noturno em linhas de maior demanda, com frequência não superior a 90 minutos.

Obras no entorno da Galeria dos Estados

Durante o evento, Rollemberg abordou os trabalhos desenvolvidos na Galeria dos Estados, onde trecho do viaduto caiu na manhã dessa terça (6).

“Nossa expectativa é trabalhar duro durante o carnaval, tanto para começar a primeira parte do escoramento (sistema para sustentar a parte que não desabou), como para fazer as obras de desvio, que permitirão que o Eixão possa voltar a ser utilizado o mais rápido possível”, afirmou.

O governador destacou, ainda, que oito viadutos receberam reparos durante a atual gestão, além de haver outros projetos de recuperação em andamento – como o da Ponte JK, em fase de licitação.

“É importante registrar que esses pontos deveriam ter passado por manutenção nos últimos 50 anos, mas isso não foi feito”, acrescentou. “De todos os governos, o nosso foi o que mais investiu na área, e continuaremos investindo este ano.”

 

Linhas e horários do Corujão

Sobre Da Redação

Leia também

Anápolis

Escola da unidade prisional de Anápolis é ampliada

Obra é parceria entre Poder Judiciário, Conselho da Comunidade e Administração Penitenciária A direção do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!