sábado , 24 fevereiro 2018
Home / Brasil / Reforço financeiro para assistência farmacêutica

Reforço financeiro para assistência farmacêutica

Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Objetivo do repasse é tornar o atendimento à população mais ágil, além de promover uma melhor organização dos estoques de medicamentos

O Ministério da Saúde vai repassar, a 302 municípios, R$ 13 milhões para aprimorar a qualidade e estrutura dos serviços farmacêuticos das unidades de saúde. O valor faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS).

O objetivo do repasse é tornar o atendimento à população mais ágil e promover uma melhor organização dos estoques de medicamentos. Em dezembro de 2017, o Ministério da Saúde já havia liberado cerca de R$ 11 milhões para outros 327 municípios.

O programa Qualifar-SUS tem quatro eixos: estrutura, educação, informação e cuidado. A iniciativa engloba desde investimentos na estruturação dos serviços farmacêuticos até ações de cuidado ao usuário. Atualmente, o programa possui mais de 2,2 mil municípios habilitados nas cinco regiões do País, que já receberam o recurso no momento da adesão.

A ampliação no investimento e no aprimoramento da informatização é um dos principais objetivos do Ministério da Saúde. Em janeiro, a pasta anunciou a criação do Programa Cuidados Farmacêuticos. O projeto piloto, que terá início em São Paulo, Bahia e Distrito Federal, beneficiará pacientes portadores de hepatite e artrite reumatoide com orientações e acompanhamento sobre uso racional de medicamentos. Até o final do ano, mais sete estados devem ser inseridos no projeto.

Sobre Da Redação

Leia também

Mano Menezes

Mano confirma o Cruzeiro com Dedé e Thiago Neves entre os titulares

Os jogadores do Cruzeiro finalizaram nesta sexta-feira, a preparação para enfrentar o Boa Esporte, neste …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!