quinta-feira , 20 setembro 2018
Home / Destaque da capa / Música erudita em Goiânia e outras três cidades

Música erudita em Goiânia e outras três cidades

Banda Tonico do Padre/Foto: Fernanda Botelho

A entrada é gratuita em todas as atividades da Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás

A Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás chega à sua terceira edição em 2018 com uma programação repleta de atrações para músicos, estudantes, pesquisadores e apreciadores da arte primeira. A programação do evento se estende de 1º de março a 21 de abril e prevê 10 concertos em Goiânia, 3 concertos no interior (Corumbá de Goiás, Anápolis e Piracanjuba) e 5 oficinas. Todas as atividades são gratuitas.

O intercâmbio de experiências é um dos principais objetivos do projeto, que traz a Goiânia importantes profissionais do Brasil e do exterior para oficinas e apresentações ao lado de músicos locais. Entre os convidados estão o maestro Thiago Santos (Brasil), o trompista e maestro Will Sanders (Alemanha), a pianista Thereza Bougard (Estados Unidos), o violista Ricardo Kubala (Brasil) e a violinista Eliane Tokeshi (Brasil).

“Nosso objetivo também é divulgar a produção dos músicos eruditos residentes em Goiás, aproximar o público, estimular jovens músicos e descentralizar a produção e a formação de plateia”, afirma o coordenador do projeto, Marcos Botelho.

Maestro, trombonista e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Botelho cita a montagem da obra A História do Soldado como um dos pontos altos da programação da mostra.

“A História do Soldado”, de Igor Stravinsky, será montada com músicos de grupos residentes convidados (Quinteto Metais do Cerrado, Quarteto Henrique Oswald e Quinteto Vazavento) sob a regência do maestro Carlos Costa. Saulo Dallago assinará a direção cênica e a encenação. A obra terá duas apresentações: uma delas aberta ao público, dia 6 de abril no Teatro Basileu França, e a outra restrita a alunos, no dia 12 (mais detalhes na programação).

Abertura

O primeiro concerto da 3ª Mostra de Música Erudita reúne, pela primeira vez, a Banda Tonico do Padre e a cantora Maria Eugênia. A apresentação, sob a regência do professor Marcos Botelho, ocorre no dia 1º de março, quinta-feira, às 20 horas, no Teatro Goiânia. A entrada é gratuita, como em todas as atividades da Mostra.

Criada em 2016, a Banda de Câmara Tonico do Padre é composta por professores da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás (IFG), da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e por músicos das orquestras Filarmônica de Goiás (OFG) e Sinfônica de Goiânia (OSG). Seu repertório é dedicado a compositores brasileiros, sobretudo goianos. O grupo busca a sonoridade das antigas bandas de coreto da virada do século 19 ao 20 em performances de alto nível artístico.

Maria Eugênia estudou piano, formou-se em música e foi professora. “Mas o canto me pegou de jeito quando fui participar de um concurso de canto para desafiar minha timidez. Compositores começaram a me pedir para interpretar suas músicas em festivais e me encantei com esse trabalho de recriar, arranjar novas e antigas músicas, nunca mais parei”, conta. A cantora que já foi chamada de “a voz de Goiás” gravou seu primeiro disco solo em 1992. De lá pra cá, excursionou pela África, Europa e Américas, interpretou tema de novela e segue lançando novos trabalhos.

Oficinas

Além dos concertos, a 3ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás reserva espaço para oficinas gratuitas ministradas pelos profissionais convidados – todos eles expoentes em suas áreas de atuação: Will Sanders (trompa e música de câmara para metais), Eliane Tokeshi (violino), Ricardo Kubala (viola), Thereza Bougard (piano) e Thiago Santos (regência). Informações sobre datas e inscrições podem ser obtidas no site musicagoias.com.

Apoios

3ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás é um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016 e apresentado pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e pelo Governo de Goiás. Tem o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac-UFG), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), do Centro Cultural UFG, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SED), do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás (OSJG). A realização é da ArteBrasil Projetos Socioculturais e da Botelho Produções.

Facebook: https://www.facebook.com/musicagoias/

Mais informações: (62) 3201-3004 / 3027

Sobre Da Redação

Leia também

intercâmbio

Conheça os tipos de intercâmbio na Oceania

Especialista da CI Intercâmbio e Viagem explica quais as opções de programas de trabalho e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!