terça-feira , 16 outubro 2018
Home / Brasil / Integração do São Francisco assegura água a 12 milhões

Integração do São Francisco assegura água a 12 milhões

Foto: Ministério da Integração

Com mais de 96% das obras já concluídas, toda uma população que antes vivia na seca terá acesso a um dos bens mais preciosos da vida

Para levar água à população do Nordeste, que sofre com longas estiagens, o Governo do Brasil avança nas obras da integração do rio São Francisco. Quando for concluída a obra, mais de 12 milhões de pessoas em 390 cidades serão diretamente beneficiadas.

“Muita alegria, porque, o seguinte, água é vida, onde tem água não tem fome, não tem aperreio, porque com água dá tudo. Com água vai melhorar o Nordeste, vai melhorar a renda do agricultor, porque quem vive plantando umas coisinhas tem renda, e onde tiver renda, tem emprego”, ressaltou o morador Pedro Bezerra.

Maior obra hídrica

Foto: Ministério da IntegraçãoIntegração do São Francisco assegura água a 12 milhões de nordestinos

Os eixos Norte e Leste vão abastecer rios e açudes ao longo de 477 quilômetros. Nesse perímetro, 38 programas socioambientais vão assegurar a distribuição da água. Esse já é considerado o maior empreendimento hídrico do País. “Meu desejo é como eu já disse à senhora, né: é ter água nas minhas roças para meus filhos sobreviverem”, disse Maria do Socorro de Carvalho.

Uso da água

Os nordestinos somam 28% dos brasileiros. Contudo, a região possui somente 3% da disponibilidade de água do País. Diante dessa conjuntura, o rio São Francisco representa 70% de toda a água do Nordeste. O bem essencial para o abastecimento da população e dos animais. E essa realidade de segurança hídrica está cada vez mais próxima, pois 96,4% da obra já está concluída.

“[Água] representa vida. Então [para] quem tem criação, vai ser bem melhor porque vai ter água para pasto. Quem planta vai desenvolver melhor a plantação. Porque sem água não desenvolve nada”, contou Mari Nelma Caldas Nascimento Salgueiro. Ela e a família agora vivem na vila construída pelo Governo do Brasil. A propriedade de um hectare será irrigado, às margens do canal.

Sobre Da Redação

Leia também

bancada feminina

A bancada feminina e os políticos tradicionais

A campeã de votos no Distrito Federal é Flávia Arruda (PR), mulher do ex-governador, ex-senador …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!