domingo , 19 agosto 2018
Home / Cultura / 17ª Mostra do Filme Livre se despede de Brasília

17ª Mostra do Filme Livre se despede de Brasília

A Mostra do Filme Livre é a maior de cinema do Brasil/Foto: Divulgação

 As exibições acontecem no cinema do Centro Cultural Banco Brasil (CCBB Brasília), com entrada franca

17ª Mostra do Filme Livre, maior mostra de cinema do Brasil, começa a se despedir de Brasília. Nos últimos dias da mostra, a programação reúne mais de 40 curtas-metragens e filmes que ousam e inovam na linguagem, muitos deles já exibidos, premiados ou homenageados em edições anteriores da MFL. As exibições acontecem no cinema do Centro Cultural Banco Brasil (CCBB Brasília). Entrada franca.

As sessões Autorias reúnem produções que surpreendem pela inventividade e inquietação na narrativa. Entre elas, se destaca o elogiado Abaixo a Gravidade, do cineasta baiano Edgar Navarro, exibido na quinta-feira, às 18h. O filme conta a história de um homem, interpretado por Everaldo Pontes, que precisa encarar a velhice e, com ela, a chegada das doenças que prenunciam a morte.

Trazendo à tona o déficit de moradia histórico no Brasil, assunto que vem sendo bastante debatido nas últimas semanas,Bandeira de Retalhos será exibido na sexta-feira, às 19h40, também na sessão Autorais. Dirigido por Sérgio Ricardo, o filme é baseado em fatos reais e mostra a luta de moradores para não serem removidos de suas casas na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, nos anos 70. O elenco traz nomes bastantes conhecidos do público, como Osmar PradoAntonio Pitanga e Marcelo Melo.

Sessão Pílulas

Sábado é especial para os fãs de curtas-metragens. Às 18h20, a sessão Pílulas traz 19 curtas, de várias partes do Brasil e do mundo, com até 5 minutos de duração e temáticas completamente diferentes entre si. Já às 17h10, Destaque Atos da Mooca e Priscyla Bettim traz 9 obras de 3 a 16 minutos, filmados em película e montados de forma artesanal.

sábado contará com mais uma sessão especial para o público infantil, às 16h, a Mostrinha Livre traz cinco curtas produzidos em diferentes estados do Brasil que vão fazer a cabeça da garotada.

Brasília ganha uma sessão especial de curtas no domingo na sessão Curta Brasília, às 15h30. Entre os representantes da cidade,O vídeo de 6 faces, de Maurício Chades;  Os ouvidos das paredes, de Marisa Mendonça Pires de Miranda e Travelling, de André Amaro.

Domingo, a mostra se despede da capital com a sessão Especial Chorume, às 17h. São filmes que participaram do Festival de Chorume, que destaca e põe em debate obras artísticas de cunho amador-experimental, sem preocupações mercadológicas ou orçamentárias em sua concepção com bastante liberdade criativa.

A programação completa da Mostra do Filme Livre está disponível no site mostradofilmelivre.com.

Sarau PoemAPP – Não é só de cinema que vive a Mostra do Filme Livre. No dia 19, das 16h às 22h, acontece também o Sarau PoemApp, produzido pela poeta Marina Mara com artistas visuais, escritores, músicos, DJs, poetas, cineastas e performers.

A MFL 2018 buscou destacar o trabalho realizado por mulheres. No Sarau, não poderia ser diferente. Além da performance poética-feminista da poeta Cleudes Pessoa, haverá uma roda de conversa literomusical com a Mestra Martinha do Coco e a escritoraTati Nascimento, que levará livros da Editora Padê. Quem comanda o som, são os DJs e ativistas DJ Ju Ataíde e DJ Sá. E o melhor: o palco estará aberto aos poetas presentes no CCBB que queiram mostrar seu trabalho.

Com o aplicativo gratuito PoemApp – O Mapa da Poesia do Brasil, é possível divulgar e localizar os poetas, poemas, editoras, eventos literários e pontos de poesia de sua cidade ou de qualquer lugar do Brasil. O aplicativo foi idealizado pela poeta e ativista cultural Marina Mara em parceria com Suzete Venturelli e o MediaLab, da Universidade de Brasília. O conteúdo também está disponível no site www.poemapp.com.br.

Feira Transparente – Nos dias 19 e 20, o Ernesto Café Especiais e Limonadaproject realizam a Feira Transparente com uma grande opção de produtos autorais propondo o consumo justo e sustentável. Serão cerca de 30 expositores entre artistas, designers e coletivos de arte de Brasília. A feira vai funcionar das 10h às 22h.

SERVIÇO:

17ª. Mostra do Filme Livre

Local: Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF  Tel: (61) 3108-7600

Funcionamento: Aberto de terça à domingo, das 9h às 21h

Datas: Até 20 de maio

Entrada Gratuita, senhas distribuídas 1 hora antes na bilheteria

Classificação: consultar programação por sessão

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: CCBB

Sobre Da Redação

Leia também

favela

‘Meus filhos e eu vivemos de doação’

O acesso à água potável se dá por ligações clandestinas e nem sempre o líquido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!