domingo , 19 agosto 2018
Home / Cultura / Hip Hop se prepara para campeonato mundial

Hip Hop se prepara para campeonato mundial

Foto: Kiko Sanches

Ensaios acontecem paralelamente a projeto que percorre escolas públicas e particulares do DF levando a cultura hip hop para estudantes

Há dois meses de uma competição que pode classificar o Brasil como país com a melhor equipe de hip hop do mundo, os profissionais da Seleção Brasileira que moram no Distrito Federal aproveitam para se preparar na reta final.

Com o projeto “Resiliência”, que vem sendo encenado em escolas públicas e particulares do DF, os dançarinos têm o objetivo de mostrar o trabalho para alunos brasilienses e ainda ensaiar.  Isso porque as apresentações contam com parte da coreografia que será levada para os Estados Unidos no início de agosto, durante o World Hip Hop Dance Championship.

Nesta sexta-feira, 8 de junho, a partir das 9h45,  o Colégio Marista Champagnat, em  Taguatinga, recebe a iniciativa.  Ao todo, 30 dançarinos sobem ao palco para levar a mensagem da importância da resistência e da mudança pessoal como formas de evolução humana.

Essa é a quarta escola a receber o projeto da Seleção Brasileira de Hip Hop, que aqui no DF, é composta por dançarinos da Cia Have Dreams, nascida em Ceilândia. A apresentação terá 45 minutos e se encerrará às 10h45.

Novas interpretações

Durante as performances, movimentos das danças urbanas e contemporâneas são fundidos, ganhando novas interpretações e personalidades.

Originalmente, elásticos ajudavam os bailarinos a dar ainda mais vida ao balanço corporal, mas, para que fosse possível apresentação em todas as instituições de ensino, independente da estrutura, os dançarinos resolveram adaptar a coreografia. Assim, precisaram treinar ainda mais para executar os passos sem ajuda de apoios.

Os primeiros alunos que assistiram ao espetáculo foram os do Colégio Seriös, em duas sessões. Em seguida, foram meninos e meninas do CEM 414 de Samambaia. Por fim, foi a vez dos estudantes Centro de Ensino Fundamental 3, em Sobradinho.

Expressões corporais

O coordenador do projeto, Dilvan Rodriguez, explica que as expressões corporais colocadas em cena refletem as passagens da vida real, com perdas, desilusões, separações e outros acontecimentos inevitáveis.

“Queremos provocar no expectador uma indagação interna: qual é a minha capacidade de recuperação?”, sugere Rodriguez. “Fato é que quanto maior flexibilidade que uma pessoa possui, menos ela sofrerá com adversidades da vida”, completa.

Rafael Nino, que é o idealizador do Resiliência, afirma que o objetivo dos dançarinos é servir de inspiração para novas gerações. “Queremos mostrar que eles podem sonhar e realizar. Somos prova disso”, pondera. “Temos, também, a oportunidade de levar um espetáculo de música e de arte para dentro de algumas escolas que são tão carentes de eventos culturais como esses”, emenda.

As últimas encenações estão previstas para acontecerem depois que a equipe voltar do campeonato mundial, que acontecerá na cidade de Phoenix, no estado norte-americano do Arisona. E essa não é a primeira vez dos profissionais da Cia Have Dreams em um campeonato desse porte. Desde 2014, os bailarinos integram disputas, tanto no Brasil como no exterior.

Sobre a Cia Have Dreams

Nascida no DF, em 2010, a Cia Have Dreams foi criada pelo dançarino, coreógrafo e diretor Rafal Nino. Então morador de Ceilândia, Nino se inspirou em um filme chamado ”Escritores da Liberdade” para iniciar o trabalho na dança. O nome do grupo foi tirado da música “I Have a Dream”, que faz parte da trilha sonora do filme.

Serviço:

O que: espetáculo de hip hop “Resiliência” e preparação para o World Hip Hop Dance Championship.

Onde: Colégio Marista Champagnat, localizado em Taguatinga, QSD – Área Especial 01, S/N

Data: 8/6 (sexta-feira), às 9h45

Classificação: livre

Entrada: franca

Mais informações: 98167-3645 ou 99875-2406 (Rafael Nascimento, assessor de imprensa)

Ensaios:

 Local: Academia Lá Na Dança, na 203 Norte, e, no Centro de Dança de Brasília, no Setor Cultural Norte

Dias e horários: Segunda, quarta e sexta, das 21h às 22h30

Sábado, das 16h às 19h

Redes digitais:

Facebook: https://www.facebook.com/CiaHaveDreams/

Instagram: @ciahavedream

Sobre Da Redação

Leia também

intercâmbio

Descubra como trabalhar e estudar no Canadá

Já pensou em fazer um curso profissionalizante e trabalhar em outro país? Conheça o Co-op …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!