quinta-feira , 21 junho 2018
Home / Destaque da capa / Brasília tem quase 330 mil exemplares registrados em SP

Brasília tem quase 330 mil exemplares registrados em SP

Foto: Divulgação

Apresentado ao público há 45 anos, o Brasília foi desenvolvido no Brasil como o provável sucessor do Fusca. Veículo foi desenvolvido no Brasil como o provável sucessor do Fusca

Lançado em 8 de junho de 1973, o Volkswagen Brasília teve mais de 1 milhão de unidades fabricadas no Brasil até 1982, ano em que saiu de linha para abrir espaço ao então novato Gol. Embora tenha sido descontinuado há 36 anos, o Brasília ainda faz relativo sucesso. Segundo o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), estão registrados exatos 329.999 exemplares no estado – sendo 544 carros com a placa preta de colecionadores.

A capital paulista é a cidade com o maior número de Brasílias registrados: 136.247 unidades. Em segundo lugar vem Guarulhos (7.866 exemplares), seguida por Santo André (7.391) e Campinas (7.297). São Bernardo do Campo, cidade onde o Brasília foi produzido, possui 6.310 unidades do modelo.

Apresentado ao público há 45 anos, o Brasília foi desenvolvido no Brasil como o provável sucessor do Fusca. O seu nome, obviamente, homenageava a capital brasileira fundada 13 anos antes. O modelo tinha como destaques o bom espaço interno e a robustez mecânica herdada do “besouro”. O seu motor de 1.6 litro de cilindros opostos era refrigerado a ar e rendia cerca de 65 cv de potência.

Em 1995, a música “ Pelados em Santos” do grupo Mamonas Assassinas virou um fenômeno em todo o país com o verso da “Brasília amarela com roda gaúcha”. Outra curiosidade é que o modelo também foi fabricado no México e até apareceu em episódios do seriado Chaves.

Sobre Da Redação

Leia também

Parque Granja do Torto

Câmara aprova criação do Instituto Granja do Torto

O objetivo do projeto, ao criar uma entidade no modelo de serviço social autônomo, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!