segunda-feira , 20 agosto 2018
Home / Destaque da capa / Brasília tem quase 330 mil exemplares registrados em SP

Brasília tem quase 330 mil exemplares registrados em SP

Foto: Divulgação

Apresentado ao público há 45 anos, o Brasília foi desenvolvido no Brasil como o provável sucessor do Fusca. Veículo foi desenvolvido no Brasil como o provável sucessor do Fusca

Lançado em 8 de junho de 1973, o Volkswagen Brasília teve mais de 1 milhão de unidades fabricadas no Brasil até 1982, ano em que saiu de linha para abrir espaço ao então novato Gol. Embora tenha sido descontinuado há 36 anos, o Brasília ainda faz relativo sucesso. Segundo o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), estão registrados exatos 329.999 exemplares no estado – sendo 544 carros com a placa preta de colecionadores.

A capital paulista é a cidade com o maior número de Brasílias registrados: 136.247 unidades. Em segundo lugar vem Guarulhos (7.866 exemplares), seguida por Santo André (7.391) e Campinas (7.297). São Bernardo do Campo, cidade onde o Brasília foi produzido, possui 6.310 unidades do modelo.

Apresentado ao público há 45 anos, o Brasília foi desenvolvido no Brasil como o provável sucessor do Fusca. O seu nome, obviamente, homenageava a capital brasileira fundada 13 anos antes. O modelo tinha como destaques o bom espaço interno e a robustez mecânica herdada do “besouro”. O seu motor de 1.6 litro de cilindros opostos era refrigerado a ar e rendia cerca de 65 cv de potência.

Em 1995, a música “ Pelados em Santos” do grupo Mamonas Assassinas virou um fenômeno em todo o país com o verso da “Brasília amarela com roda gaúcha”. Outra curiosidade é que o modelo também foi fabricado no México e até apareceu em episódios do seriado Chaves.

Sobre Da Redação

Leia também

Trampa

Rock Trampa lança álbum com orquestra sinfônica

Em novo trabalho, grupo brasiliense faz releitura de diversas canções da carreira em formato acústico …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!