domingo , 15 julho 2018
Home / Destaque da capa / Faculdade do Esporte formará atletas de alto rendimento

Faculdade do Esporte formará atletas de alto rendimento

Foto: Renato Conde

De acordo com o Governo de Goiás, os investimentos em qualificação de pessoal, inovação e tecnologia estão garantidos 

O governador  de Goiás, José Eliton lança, nesta quinta-feira, dia 21, a UEG Faculdade do Esporte Eseffego, uma das instituições de ensino superior públicas pioneiras no País a investir na formação de atletas de alto rendimento nas mais diversas modalidades esportivas.

De acordo com o Governo de Goiás, os investimentos em qualificação de pessoal, inovação e tecnologia estão garantidos e as atividades terão início no próximo semestre letivo.

Ainda segundo o governo, a direção da UEG já aprovou a execução do Programa de Alto Rendimento da Faculdade do Esporte, que tem como coordenador o professor Thiago Vilela. Ele está intermediando tratativas com o coordenador do Núcleo de Alto Rendimento (NAR) de São Paulo, Irineu Loturco, para um intercâmbio com a Faculdade do Esporte.

“O NAR é um instituto privado, auto-sustentável, com sede em São Paulo, referência na formação de atletas, tanto é que 80% dos atletas olímpicos e paraolímpicos do Brasil passaram por lá, com evolução exponencial. Nós queremos desenvolver o mesmo modelo aqui em Goiás”, relatou o professor. Ele contou que “o coordenador esteve em Goiânia e ficou impressionado com a nossa estrutura”.

Thiago Vilela afirmou que a expectativa é que Goiás possa se tornar “referência no treinamento e formação de atletas, com a atração de intercâmbios, profissionais, treinadores do Brasil e de fora do País”, tanto é que estão sendo fechados dois contratos com instituições da Itália e do México.

Atletas atendidas

“Nosso objetivo é mostrar para as crianças e adolescente que Goiás tem capacidade de gerar atleta de alto rendimento, de despertar neles esse interesse”, frisou o professor. Duas atletas do handebol goiano, e do vôlei sentado, medalhistas, já são atendidas pelo Programa de Alto Rendimento da Faculdade do Esporte.

A Faculdade do Esporte une, em um mesmo local, todo o potencial científico-tecnológico da UEG Campus Eseffego à estrutura de ponta instalada no Centro de Excelência do Esporte, localizado na Avenida Paranaíba, no Centro de Goiânia, “com todo o equipamento tecnológico, com laboratórios prontos para formar atletas de alta performance e também formar professores nesta área”, explicou o governador José Eliton. A Eseffego (Escola Superior de Educação Física de Goiás) foi criada no início dos anos 1960, no governo de Mauro Borges Teixeira.

O reitor da UEG, Haroldo Reimer, avalia que “um equipamento dessa grandeza tornará Goiânia uma potência no esporte de alto rendimento. “A expectativa é que, com os trabalhos, possamos identificar e lapidar talentos, que no futuro estarão na elite do esporte nacional”, observou.

Centro de Excelência 

O Centro de Excelência do Esporte é composto pelo Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, pelo Laboratório de Capacitação e Pesquisa Draulas Vaz, pelo Ginásio Rio Vermelho e por um Parque Aquático. O estádio tem arquibancada para 12 mil pessoas, gramado padrão Fifa, pista de atletismo de 400 metros com 8 raias, construída com tecnologia alemã, além de estacionamento subterrâneo com 380 vagas.

O Laboratório de Capacitação e Pesquisa tem laboratórios, alojamentos, área de exercícios com equipamentos de condicionamento físico e quadras esportivas destinadas ao basquete, vôlei, futebol de salão e handebol. O Governo de Goiás está investindo R$ 9 milhões na reforma do Ginásio Rio Vermelho e o Parque Aquático com o objetivo de dar mais conforto e acessibilidade aos frequentadores.

A Eseffego – A UEG Faculdade do Esporte Eseffego já conta com cerca de 800 alunos de três graduações, licenciatura e bacharelado em Educação Física e bacharelado em Fisioterapia. O corpo docente é composto por 106 professores, sendo 23 especialistas, 47 mestres, 28 doutores e 8 pós-doutores.

Além disso, já são ofertadas quatro especializações: Fisioterapia Esportiva, Movimento Humano, Educação Física Escolar e Metodologia do Treinamento Esportivo de Alto Rendimento. Aproximadamente 200 estudantes já estão matriculados nas especializações.

Sobre Da Redação

Leia também

Tiradentes

Cultura e gastronomia no tricentenário de Tiradentes

Evento acontece entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro.  Programação inclui aulas teóricas e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!