quarta-feira , 22 agosto 2018
Home / Colunas / Recomeçar

Recomeçar

Ainda que se abra um novo arquivo, um recomeço está sempre ligado a um caminho já percorrido, e só pode fazer diferente quem já fez de alguma maneira

De todos os comandos do editor de textos que uso diariamente, não há nenhum que me pareça mais psicanalítico do que o ‘salvar como’. Usá-lo é para mim, assumir o valor de nossas versões anteriores, assumir que as grandes mudanças se dão por acúmulo de experiência.

Ainda que se abra um novo arquivo, um recomeço está sempre ligado a um caminho já percorrido, e só pode fazer diferente quem já fez de alguma maneira. Na vida real não existe control z, é impossível desfazer, apagar e isso é boa notícia, juro. Repensar o que foi feito, redesenhar o significado do que não se deleta sim são chaves para andar para frente.

Para quem por algum motivo, acredita que não vale a pena ‘salvar como’ uma carreira, um casamento, uma escolha pouco acertada, proponho um ‘salvar-se como’.

Pensar-se em uma versão 2.0 que leve em conta os rumos tomados anteriormente. O convite é que se crie uma escuta generosa para a própria trajetória e que se encontre espaço para os aprendizados que a versão beta produziu.  Vale copiar e colar o que fizer sentido, inserir notas de rodapé, formatar, corrigir e ‘salvar como’ quantas vezes forem necessárias.

 

Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quemmandaaquisoueu – Verdadesinconfessàveissobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…

robertadalbuquerque@gmail.com

https://www.facebook.com/roberta.dalbuquerque

https://www.instagram.com/robertadalbuquerque/

Sobre Da Redação

Leia também

Roberta D’Albuquerque

Fisgada

O ar até doi, quando tenta ocupar o mesmo espaço entre cabeça e pernas. Claro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!