quarta-feira , 22 agosto 2018
Home / Cultura / Companhia Néia e Nando abre temporada de agosto

Companhia Néia e Nando abre temporada de agosto

Legenda: Centenário clássico infantil conta a história de um boneco de madeira/Foto: Divulgação

De 04 a 26, Pinóquio no Sertão, na Escola Parque 307/308. De 04 a 12, O Casamento da Dona Baratinha, no Teatro do Brasília Shopping

A partir de sábado (4), a turminha terá a oportunidade de curtir a valer dois espetáculos da Néia e Nando Companhia Teatral.  Um deles é a adaptação da obra mais difundida do escritor italiano Carlo Collodi, Pinóquio, no teatro Escola Parque da 307/308 sul.

Esse centenário clássico infantil conta a história de um boneco de madeira, criado pelo carpinteiro Gepeto, que queria ter um filho.  Ao tomar conhecimento desse desejo, uma fada realiza o sonho do velhinho e dá vida ao Pinóquio . Tudo isso com a condição de que o pequeno garoto não poderia mentir. Cada vez que isso acontecesse, seu nariz cresceria.

Na adaptação da cia brasiliense, batizada de Pinóquio no Sertão, o boneco de madeira é transportado ao agreste brasileiro e Gepetto transforma-se em um nordestino, que faz bonecos de argila. Outros personagens do conto também recebem características da região e toda narrativa é contada em repente, uma tradição folclórica brasileira que mistura métrica, rima e canto. Os cenários e os figurinos ganham roupagem nordestina como fuxicos e chitas. Toda a trilha sonora é executada ao  vivo por uma banda de forró.

O Pinóquio no Sertão é uma das produções de maior sucesso da Cia, pela plasticidade e relevância. “ Como formadores de opinião, precisamos promover a honestidade. Por isso, sempre reapresentamos à meninada. Claro que da maneira “Néia e Nando” que tem como um dos compromissos, a valorização da cultura brasileira”, explica o diretor Nando Villardo.

O outro espetáculo que a Cia levará aos palcos é O Casamento da Dona Baratinha, também a partir do   dia 04 (sábado), no Teatro do Brasília Shopping. A fábula é protagonizada por Dona Baratinha que, após encontrar uma moeda de prata, decide se casar e recebe propostas de vários pretendentes. O objeto de valor chama a atenção do Galo, do Cachorro e do dom Ratão, que tentam ganhar a confiança da endinheirada.

“Esse conto da carochinha é outro espetáculo “menina dos olhos”, porque revelamos, em cena, que devemos apreciar as pessoas pelos bons atos. Uma lição para ser levada por toda a vida”, conta a atriz e diretora Néia Paz.

O Casamento da Dona Baratinha será apresentado até o dia 12/08, sempre aos finais de semana, às 16 horas.

 Sobre a Cia

Com quase duas décadas de existência, a “Néia e Nando Companhia Teatral” construiu e consolidou seu sucesso nos palcos da cidade, especializando-se em produções voltadas ao universo infanto-juvenil. Os idealizadores, atores e diretores Néia Paz e Nando Villardo, comandam juntos a trupe de 60 integrantes, 200 produções e coordenam uma agenda lotada com apresentações em teatros, shoppings e festas.  Durante esses 19 anos, subiram aos palcos mais de 3 mil vezes.

A Cia também forma talentos com a escola de teatro Néia e Nando. Um corpo discente de 200 crianças e adultos. São 17 turmas, divididas por faixa etária, a partir de 4 anos. Para saber mais www.neiaenando.com.br

 

Pinóquio no Sertão

04 a 26 de agosto

Sábados e Domingos

Sempre às 17 horas

Escola Parque 307/308 sul

Valor do ingresso: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Livre para todos os públicos

Sobre Da Redação

Leia também

Conselho Regional de Educação Física

Inscrições abertas para o CREF-13/BA

O certame oferece 190 vagas (7 efetivas e 183 de cadastro reserva) para cargos de nível médio e superior, na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!