domingo , 23 setembro 2018
Home / Brasil / Número de médicos no Brasil aumenta 665,8%, diz pesquisa

Número de médicos no Brasil aumenta 665,8%, diz pesquisa

Até o ano 2020, o País deve alcançar a marca de meio milhão de profissionais de medicina

O último relatório sobre a demografia médica brasileira desenvolvido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), apontou que em menos de cinco décadas o total de médicos brasileiros aumentou 665,8%, pois o último levantamento realizado em janeiro de 2018, registrou 452.801 médicos no País. Segundo a pesquisa, o número de profissionais do segmento cresceu em um ritmo três vezes maior do que a população brasileira, e a estimativa da entidade é que até 2020, esse número ultrapasse a marca de meio milhão. Devido ao crescimento significativo da profissão e a escassez de vagas no mercado de trabalho, muitos médicos veem no empreendedorismo uma oportunidade, pois 50.2% desejam trabalhar em consultório particular. Porém a formação técnica e a falta de disciplinas relacionadas à gestão de negócios impedem muitos de abrirem uma clínica e, até mesmo, de sobreviverem no segmento.

A pesquisa também apontou que para 53,8% dos profissionais o curso poderia ter sido mais exigente na preparação para o exercício da Medicina. Marcus Carvalho é um dos médicos que se enquadra nessas estatísticas, após montar o seu primeiro consultório, ele encontrou dificuldades para tocar o negócio, devido à falta de preparação na faculdade para a carreira médica empreendedora. “Na universidade existe uma deficiência em matérias que ajudam o médico a se preparar para o mercado e isso acaba dificultando o desenvolvimento profissional daqueles que desejam empreender”, comenta Carvalho.

Apesar dos primeiros obstáculos, a falta de preparação no empreendedorismo não foi um impedimento para o médico continuar o seu negócio. Ele começou a estudar sobre administração e gestão, e após fazer diversos cursos na aréa, fez MBA em Gestão de Negócios, na Fundação Dom Cabral, que é considerada uma das mais renomadas escolas de negócios do mundo. Após se aprofundar na área, o empresário percebeu que outros profissionais da saúde também enfrentam as mesmas dificuldades e decidiu criar a Sucesso Médico – plataforma que fornece conteúdos gratuitos sobre gestão, finanças, marketing e atendimento, além de mentorias e cursos pagos, para quem deseja empreender na área.

Para o empresário está à frente de cinco clínicas, um hospital e um laboratório, o conhecimento em gestão é fundamental para a potencialização da carreira do médico brasileiro. “O setor vem passando por muitas mudanças nos últimos anos, mesmo assim vem demonstrando resultados positivos. O mercado brasileiro de saúde é considerado um dos mais promissores para quem deseja empreender”, comenta Carvalho. A Sucesso Médico é pioneira na oferta de conteúdo para médicos que desejam empreender e conta com mais de 25 mil profissionais cadastrados. Somente no ano passado, faturou R$ 500 mil e prevê movimentar R$ 2 milhões em 2018.

Sobre a Sucesso Médico – empresa especializada no desenvolvimento e potencialização de profissionais da saúde, fundada por Marcus Carvalho, formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral, uma das maiores escolas de negócio do mundo. Com atuação de mais de 10 anos na área da saúde, o empresário que está à frente de cinco clínicas e um hospital, criou a organização após vivenciar muitas dificuldades em sua trajetória como médico empreendedor

Sobre Da Redação

Leia também

idoso

Como obter a carteira do idoso em três passos

Documento garante acesso a passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário gratuitas ou com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!