domingo , 23 setembro 2018
Home / Brasília / Brasília recebe Feira Internacional Pesca & Náutica

Brasília recebe Feira Internacional Pesca & Náutica

Evento acontece entre os dias 14 e 16 de setembro, no Parque Morro Asa Delta, no Lago Paranoá/Foto: Divulgação

Capital foi escolhida por estar localizada onde se encontram as cabeceiras de importantes afluentes brasileiros e por ser a terceira maior frota de veículos náuticos do país

Depois do hiato de cinco anos, o Instituto Biodiversidade Tecnologia e Sustentabilidade (Biotec) retoma a Feira Internacional de Pesca & Náutica, em Brasília. O evento, que ocorre entre os dias 14 e 16 de setembro, no Parque Morro Asa Delta, no Lago Paranoá, terá palestras, workshops, competições esportivas ligadas à pesca, apresentações de esportes náuticos e exposição de artigos de pesca, náutica e materiais esportivos. Paralelamente à Feira, a organização do evento promove o Simpósio de Biodiversidade Brasileira que irá debater a preservação do meio ambiente e temas como a importância da pesca esportiva e amadora na preservação ambiental e a segurança náutica.

Nesta edição, a Feira receberá o biólogo e apresentador, Richard Rasmussen, que participará de diversas atividades no evento e apresentará a palestra Peixes Esportivos Brasileiros, na tarde de sábado, na área dedicada ao Simpósio. Além disso, o evento terá a participação de grandes nomes da pesca e náutica como a pescadora e apresentadora do programa “Melhores Destinos”, Laís Vanessa, do apresentador da “Arte do Atado”, Betinho Oliveira, do instrutor de pesca, Rodriguinho Fly, e do especialista em fly fishing e pesca com isca artificial, Giovani Papa.

Segundo o presidente da Biotec e idealizador da Feira, João Santos Horvath Júnior, Brasília foi escolhida para a realização do evento devido à estrutura turística da cidade, a qualidade do Lago Paranoá e a posição da cidade no ranking de frotas náuticas. “Brasília tem uma capacidade turística impressionante para receber eventos de pequeno, médio e grande porte, além de ter um lago que beneficia a execução de eventos de náutica e pesca. Fora isso, o Distrito Federal possui a maior renda per capita e a terceira maior frota de embarcações náuticas do país, o que atrai empresários interessados em atender as necessidades dos pescadores esportivos da capital”, afirma Júnior.

Segundo a organização, a expectativa é que o evento movimente mais de R$1 milhão em negócios e gere, em média, 1.500 empregos diretos e indireto, considerando o efeito multiplicador no mercado. Além disso, são esperadas cerca de 15 mil pessoas nos três dias de Feira, inclusive a participação de 500 crianças das escolas rurais do Distrito Federal. “Nós preparamos o transporte, lanche e muito aprendizado para a garotada das escolas públicas. Precisamos conscientiza-las da importância de preservar o meio ambiente e nada melhor do que aprender brincando, por isso, além das palestras e apresentações, será montado um tanque com peixes vivos para elas conhecerem sobre a pesca esportiva, o pesca e solta como chamamos”, comenta o presidente da Biotec.

Esporte

Durante a 4ª Feira Internacional de Pesca & Náutica haverá competição de três torneios: Pesca, onde será obrigatório o pesque-e-solte; Arremesso de Precisão, feito com vara e isca artificial em seis obstáculos de tamanhos diferentes; e o AirSoft, com armas de pressão que atiram projéteis plásticos não-letais. A primeira disputa, Pesca, será realizada no sábado (15), a partir das 7h, e os outros dois no domingo (16), a partir das 10h.

Além disso, o evento ainda terá o primeiro Torneio da Mentira, onde os pescadores deverão criar histórias exageradas de sucesso na pesca. A data e o horário ainda serão definidos.

Para participar das competições os interessados deverão se inscrever previamente pelo site www.feirapescaenautica.com. Todas as disputas terão premiações.

Exposição de Embarcações e produtos de pesca

Apesar de não ser uma região litorânea, o DF possui a terceira maior frota náutica registrada do país e a primeira por número de habitantes.

Tendo em vista a quantidade de embarcações no Lago Paranoá, o evento contará com exposição de empresas conceituadas do ramo, desde pequenas embarcações até iates luxuosos.

O evento terá cerca de 30 estandes com venda e exposição de equipamentos de pesca, material esportivo, tecnológicos, ambientais e artesanatos.

Aniversário do Lago Sul

A 4ª Feira Internacional de Pesca & Náutica também marcará a comemoração de 58 anos do Lago Sul. A comemoração será na abertura oficial da Feira, na sexta-feira (14), às 20 horas.

Realização e apoio

A 4ª Feira Internacional Pesca & Náutica é realizada pelo BIOTEC, co-realizada pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal – SETUL/DF, e conta com o apoio da FISH TV e Emater. A Feira é organizada pela Comvento, em parceria com a Maix Consultoria.

Serviço:

4ª Feira Internacional de Pesca & Náutica

Data: 14, 15 e 16 de setembro

Horário: das 10h às 22h (sexta e sábado) e das 10h às 20h (domingo); com exceção do Torneio de Pesca que terá início às 7h, no sábado.

Local: Parque Morro da Asa Delta – SHIS QI 12 – Lago Sul

Entrada e estacionamento: gratuitos

Mais informações: www.feirapescaenautica.com

Programação

Sexta-feira (14/09)

10h – Abertura do Evento

10h30 às 11h30 – Oficinas infantis

14h30 às 16h30 – Oficinas Infantis

16h – Workshop de Arremesso de precisão – vara e carretilha

17h – Distribuição de Brindes e tarde de autógrafos – Fish TV (fishtv.com)

19h30 – Abertura Oficial do Evento

20h – Palestras de Boas Vindas – Richard Rasmussen e Fish TV

20h30 – Leitura do Regulamento do Torneio de Pesca

21h – shows regionais

22h – Encerramento primeiro dia

Sábado (15/09)

7h – Largada do Torneio de Pesca – Categoria Motorizada

7h30 – Largada do Torneio de Pesca – Categoria Caiaque

10h – Abertura do Simpósio – Temas diversos – pelestras ambientais

14h30 – Continuação do Simpósio

15h – Workshop de Arremesso de precisão

15h30 – Distribuição de Brindes e tarde de autógrafos – Fish TV

17h – Encerramento do Torneio de Pesca – Categoria Motorizada

17h30 – Encerramento do Torneio de Pesca – Categoria Caiaque

19h – Entrega da premiação do Torneio

19h30 – shows regionais

22h – Encerramento segundo dia

Domingo (16/09)

10h – Workshop Fly Fishing – Betinho – Fish TV – pesquizar

10h – Torneio de Arremesso de Precisão

11h30 – Entrega da premiação do Torneio

15h – Torneio de Tiro Esportivo

16h – Distribuição de Brindes e tarde de autógrafos – Fish TV

16h30 – Encerramento do Torneio de Tiro Esportivo

17h30 – Encerramento das palestras

19h30 – shows regionais

20h – Encerramento oficial do Evento

Atividades Extras

– Teste drive de embarcações

– Tanque de pesca infantil

– Limpeza da orla do Lago – Mergulhadores

– Workshop de Arremesso de precisão

*Programação sujeita a alterações de acordo com as necessidades do evento

Sobre Da Redação

Leia também

São Paulo

São Paulo finaliza preparação para encarar o América-MG

Com Bruno Peres treinando junto com o grupo, Diego Aguirre comandou treino tático e de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!