terça-feira , 16 outubro 2018
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Encontro regional discute Base Curricular

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu na sexta-feira (14), na Escola Municipal Érico de Sousa, um encontro regional para discutir os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com mais de 400 professores. Houve representação dos municípios de Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto, dentre outros.

Águas Lindas, juntamente com a subsecretaria de estado, ficaram responsáveis por realizar o encontro, que tem como objetivo alinhar o processo de ensino e aprendizagem dentro das 10 competências necessárias para o desenvolvimento integral do aluno.

Segundo relatou o coordenador pedagógico da SME, Francisco de Assis,o aluno é visto como ser crítico, objetivo, capaz de adquirir o aprendizado e utilizá-lo no dia a dia, aprendendo a respeitar o meio ambiente e utilizá-lo de forma a ajudá-lo, aprender cidadania e se comportar como cidadão no cotidiano, aprender matemática e desenvolver a capacidade de raciocínio e cálculos até para as atividades diárias como as compras em mercados, ações, tudo que houver em relação ao uso da matemática e todas as outras ciências.

“Águas Lindas hoje é destaque em movimento da educação na questão do aprendizado, desenvolvendo muito bem a questão da permanência do aluno na escola, que é um fatorde suma importância dentro da educação. A Comissão Regional tem o secretário,DeusimarMacedo, como representante e a subsecretária de Educação do Estado, Solange Viges, como representante legal na base do Estado”, disse Francisco.

BASE CURRICULAR

A BNCC é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes setores do campo educacional e com a sociedade brasileira, e encontra-se organizada em um todo articulado e coerente, fundado em direitos de aprendizagem, expressos em dez competências gerais, que guiam o desenvolvimento escolar das crianças e dos jovens desde a creche até a etapa terminal da Educação Básica.

A BNCC é um documento plural e contemporâneo, resultado de um trabalho coletivoinspirado nas mais avançadas experiências do mundo. A partir dela, as redes deensino e instituições escolares públicas e particulares passarão a ter uma referêncianacional comum e obrigatória para a elaboração dos seus currículos e propostas pedagógicas, promovendo a elevação da qualidade do ensino com equidade e preservando a autonomia dos entes federados e as particularidades regionais e locais.

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