Brasília Agora


CULTURA

A educação formada a partir do amor pela sétima arte

19 de fevereiro, 2021

No período de férias, professor da rede pública indica filmes relevantes com abordagem educativa O amor dedicado ao cinema e transformado em obra-prima pelas mãos […]

A educação formada a partir do amor pela sétima arte
Foto: Divulgação/Agência Brasília

No período de férias, professor da rede pública indica filmes relevantes com abordagem educativa

O amor dedicado ao cinema e transformado em obra-prima pelas mãos do diretor Giuseppe Tornatore em Cinema Paradiso coincide com a relação de amor entre o professor Júlio Cézar Rodrigues pela sétima arte. Neste mês de férias para a comunidade escolar, ele comenta filmes relevantes sobre educação no podcast do canal EducaDF, disponível nas plataformas de áudio.

“Há estudantes que já foram premiados no Festival de Curtas das Escolas Públicas do DF, e um aluno conseguiu uma bolsa integral de cinema em uma faculdade particular”Júlio Cézar Rodrigues, professor da rede pública

“Desde tenra idade eu já era apaixonado pelo cinema”, lembra ele. “Cheguei a cabular aulas para não perder algum filme da Sessão da Tarde”. Cinéfilo confesso, em um ano, o professor chega a assistir a cerca de 350 filmes. Recentemente, foi premiado como roteirista em um concurso promovido pelo Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (Icab) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Experiência compartilhada

Desde 2016, Júlio Cézar decidiu compartilhar seus conhecimentos com os estudantes do Centro Educacional 01 do Guará, onde ele também já foi aluno. “Meu professor de Química, o cineasta Peterson Paim, criou o projeto Fest Quim, que se transformou no Fest Film”, conta. “Com a saída dele da escola, aos poucos assumi a coordenação”.

Ao fim do projeto, os estudantes precisam fazer um curta-metragem de até cinco minutos. No canal do projeto no Youtube, há mais de 70 vídeos disponíveis. Além disso, o gosto pelo cinema tem contagiado os jovens. “Há estudantes que já foram premiados no Festival de Curtas das Escolas Públicas do DF, e um aluno conseguiu uma bolsa integral de cinema em uma faculdade particular”, revela o professor.

Tem na Netflix?

Para quem tem dificuldade de encontrar clássicos ou filmes mais culturais nas plataformas conhecidas, Júlio Cézar indica os serviços de streaming Mub, o Cine Belas Artes ou o SPCine Play, que, no momento, é gratuito.

Entre os clássicos sobre educação, o professor recomenda O clube do imperador, Sociedade dos poetas mortos, Ao mestre com carinho e Adorável professor. Confira os filmes indicados por Júlio Cézar.

Com informações da SEE