Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

1 de setembro, 2021

Inspiração para outros governadores O governador Ibaneis Rocha tem servido de inspiração para seus colegas. Logo depois de anunciar a redução do ICMS para os […]

AGORA-DF
O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fala à imprensa após encontro com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto.

Inspiração para outros governadores

O governador Ibaneis Rocha tem servido de inspiração para seus colegas. Logo depois de anunciar a redução do ICMS para os combustíveis no Distrito Federal e de explicar que a alta da gasolina, álcool e diesel se deve muito mais aos critérios de cobrança da Petrobrás, o governador goiano Ronaldo Caiado, fiel aliado do presidente Bolsonaro, deu a mesma explicação ao consumidor de seu estado. A diferença é que ele manteve o valor do ICMS.

Facultativo paulista

Já o governador paulista João Dória decidiu seguir outro exemplo de Ibaneis e decretou ponto facultativo na segunda-feira, dia 6 de setembro, na tentativa de reduzir o impacto das manifestações políticas marcadas para a data.

Velocidade no túnel

Ibaneis, aliás, ficou visivelmente emocionado ao visitar as obras do Túnel de Taguatinga no dia em que foi iniciada a concretagem da laje que vai ser transformada no grande boulevard do centro da cidade. Com quase metade da obra pronta ele se interessou por todos os aspectos técnicos que estão sendo realizados em dois turnos. O governador ainda sonha em antecipar o final da obra em dois meses para reduzir os transtornos enfrentados pelos motoristas.

Todas as religiões

O governador Ibaneis Rocha deu demonstrações de respeito a todas as religiões nos últimos dias. Depois de visitar a Prainha do Lago Sul, onde repudiou a barbárie do ataque a uma das imagens de orixás no local – prometendo inclusive recuperar o patrimônio depredado e reforçar a segurança no local – participou da missa e da procissão náutica em homenagem ao padroeiro de Brasília, Dom Bosco. A procissão, aliás, não era realizada há 10 anos.

Um museu para cristãos

Hoje (30), o governador reafirmou que vai construir o Museu da Bíblia, projeto que começou ainda no governo Cristovam Buarque – a Lei foi sancionada pelo governo petista – e atravessou os anos sem que ninguém se dispusesse a cumpri-la. O governador esclareceu que não é um espaço para igrejas evangélicas, mas para todas as religiões cristãs e que há também o objetivo de atrair mais turistas para o Distrito Federal, como acontece em Washington, capital dos Estados Unidos, onde o museu é um dos locais mais visitados.

Respeito em alta

Independentemente do viés comercial, a tolerância e o respeito demonstrado pelo governador a todos os credos merece aplausos, ainda mais num momento em que o Brasil parece se conflagrar por qualquer motivo. Os líderes e os fiéis das igrejas católicas, evangélicas e de matriz africana tiveram a certeza que no DF o respeito fala mais alto.

Petista sem memória

Chamaram bastante atenção as críticas que o ex-deputado Geraldo Magela, que se arvora de candidato do PT nas próximas eleições, fez à administração da saúde do DF. Apostando na falta de memória das pessoas, ele evitou falar na tragédia que foi a saúde nos governos petistas, especialmente no de Agnelo Queiróz, quando os escândalos se avolumaram e continuam até hoje à espera de esclarecimento.

Muito mais escândalos

Magela chegou ao ponto de dizer que o PT fez muito melhor na saúde que o atual governo. Depende do ponto de vista: ganha de longe no número de escândalos.

Nome proibido

Magela sequer citou o nome de Rafael Barbosa, secretário do governo petista, que se enrolou todo e até hoje responde por seus atos. Mas é assim mesmo. A saúde pública no DF vive em crise há mais de 20 anos, mas é preciso reconhecer que nunca avançou como agora. Um simples exemplo: a cobertura do programa Saúde da Família, que era de menos de 20% no governo hoje supera os 80% – e isso em plena pandemia.

 

[email protected]