Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

22 de setembro, 2021

Uma candidata que espalha bolinho A ex-deputada distrital e candidata derrotada ao Buriti, Eliana Pedrosa, ganhou um novo apelido ao se filiar ao PDT: espalha-bolinho. […]

AGORA-DF

Uma candidata que espalha bolinho

A ex-deputada distrital e candidata derrotada ao Buriti, Eliana Pedrosa, ganhou um novo apelido ao se filiar ao PDT: espalha-bolinho. A entrada dela no partido provocou um tsunami de insatisfações que certamente vai se transformar em uma debandada. Tudo foi feito de cima para baixo, no estilo truculento do coronel Carlos Lupi, presidente nacional da sigla, sem maiores consultas aos líderes locais.

Cadê a afinidade?

Um dos mais insatisfeitos é o deputado distrital Reginaldo Veras, que teve interrompido o sonho de concorrer à Câmara Federal pelo partido. Além de não ter qualquer afinidade política com Eliana Pedrosa, ele estava formando uma base sólida de apoio para alçar vôo.

Desembarque desastroso

Não é melhor a situação do outro distrital do partido, Cláudio Abrantes, um dos parlamentares mais atuantes da Câmara Legislativa, segundo informam as pesquisas de opinião. Não ficou nada satisfeito com o desembarque de Eliana Pedrosa. Arantes soube faturar bem as obras e ações que o GDF tem feito nas cidades da região norte do DF.

Proletários, uni-vos

O que mais tem irritado os velhos petebistas é a falta de ligação ideológica com Eliana Pedrosa, ela própria dona de uma empresa com milhares de funcionários que prestam serviços de conservação e limpeza. É como disse um trabalhista histórico: “O que uma patroa faz num partido de defesa do proletariado?”.

Na corda bamba

Não é a única contradição do PDT do Distrito Federal. Enquanto Reginaldo Veras se apresenta como oposição do GDF – embora pegue uma carona em qualquer ação na área da educação e tenha suas emendas respeitadas e realizadas por Ibaneis Rocha – Cláudio Abrantes chegou a ser líder do governo na Câmara Legislativa.

Hospital será ampliado

Cláudio Abrantes, aliás, acaba de receber mais uma boa notícia do governador Ibaneis Rocha: nas próximas semanas será iniciada a obra de ampliação do Hospital Regional de Planaltina. E ainda este ano ele poderá dar outra boa notícia a seus eleitores: a construção do novo viaduto de acesso a Sobradinho.

Saco de gatos coloridos

Com a chegada de Eliana Pedrosa, fica em aberto uma questão. Como o sobrinho, deputado distrital Eduardo Pedrosa se filiou ao Democrata haveria uma tendência de coligação. Só que não. O Democrata deve se fundir com o PSL, fazendo na verdade o primeiro saco de gatos da próxima eleição. E o pior é que cada gato é de uma cor.

O rei da cara de pau

O deputado Pedrosa, aliás, merece o troféu cara de pau. Em um vídeo na internet ele tenta assumir a paternidade da redução da alíquota de ICMS para combustíveis. O projeto de Lei foi enviado pelo governador Ibaneis Rocha depois de um exaustivo estudo do secretário de Economia, André Clemente.

Picado pela mosca azul

O ministro da Justiça, Anderson Torres, ex-secretário de segurança do DF, foi definitivamente mordido pela mosca azul da política. Já começou a cooptar lideranças em várias cidades do DF – especialmente em Ceilândia e em sua Taguatinga natal – para fazer campanha para ele no próximo ano. Ele ainda não sabe a qual cargo vai concorrer.

Quase pornográfico

A posse de Engels Augusto Muniz, conselheiro no Conselho Nacional do Ministério Público, semana passada, por pouco não se transformou numa festa de estudantes da quinta série. Tudo por causa da origem do novo conselheiro, natural da cidade de Pau Brasil, na Bahia, o que provocou uma série de trocadilhos involuntários. As risadinhas dos presentes aconteciam a cada menção a pau, membro, rigidez moral, feita pelos oradores.

 

[email protected]

Artigos Relacionados

Ver todas