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[Avaliação] 500 km com o Renault Zoe: vale a pena tê-lo em casa?

29 de novembro, 2021

Modelo tem autonomia de até 385 km e motor de 135 cv RESUMINDO A NOTÍCIA Modelo tem multimídia com tela de 7 polegadas e sistema […]

[Avaliação] 500 km com o Renault Zoe: vale a pena tê-lo em casa?
Divulgação/Renault

Modelo tem autonomia de até 385 km e motor de 135 cv

RESUMINDO A NOTÍCIA

  • Modelo tem multimídia com tela de 7 polegadas e sistema Apple CarPlay e Android Auto
  • Carro vem equipado com alerta de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo
  • Hatchback tem 4,08m de comprimento e 2,59m de entre-eixos
  • Porta-malas tem capacidade de 383 litros

Motor elétrico tem torque de 25 kgfm

MARCOS CAMARGO JR. 17.09.2021

Modelo elétrico mais vendido da marca o Renault Zoe tem preços altos para o nosso padrão. Depois de um primeiro contato com a novidade o R7-Autos Carros testou o Renault Zoe por uma semana rodando 500km com o modelo elétrico. Será que o aumento de potência e de autonomia fazem o compacto ser viável em um país ainda hostil com modelos elétricos?

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Fomos às ruas para rodar com o Zoe na cidade e na estrada. Agora o modelo da Renault está mais potente pois saiu de 92cv para 135cv e 25kgfm de torque, teve autonomia ampliada para até 385km graças ao novo kit de baterias “Z.E 50” de 52 kWh, e tem tempo de recarga reduzido o que resulta em até 150km de autonomia com 30 minutos de abastecimento. Mas esse tempo reduzido é somente para eletropostos de alta voltagem pois em carregadores residenciais comuns nada muda e o tempo aproximado para recarregar o veículo é de 8 horas.

Porta-malas tem capacidade de 383 litros

MARCOS CAMARGO JR. 10.05.2021

Assim, com conjunto aprimorado a potência do Zoe sobra para o pequeno Renault elétrico. Ele tem estilo arredondado e mais próximo dos modelos europeus e assim chama a atenção entre os carros nacionais. “O Sandero tinha que ser assim”, disse um transeunte. Outro, observava o carro em que estava estacionado e dizia “Dá para ver que ele é bem montado e acho que a Renault devia ter esse capricho com os nossos carros”, disse outro.

Carro tem central multimídia com tela de 7 polegadas

MARCOS CAMARGO JR. 10.05.2021

Fabricado na França o Zoe traz a elegância dos modelos do velho mundo. Com amplo espaço interno, sua convivência é tranquila com seus 4,08m de comprimento e 2,59m de entre-eixos. O porta-malas tem 383 litros. Com carroceria mais alta, ele comporta qualquer perfil de motorista. E os trata muito bem. O plástico rígido só está presente no acabamento lateral das portas enquanto bancos, botões e outros nichos parecem muito bem construídos.

Modelo  tem tempo de recarga reduzido o que resulta em até 150km de autonomia com 30 minutos de abastecimento

MARCOS CAMARGO JR. 10.05.2021

Sempre “disposto”, os 25kgfm de torque em um carro compacto aparecem desde cedo. Na estrada ele mantém estabilidade e firmeza mas faltam alguns itens que seus concorrentes elétricos trazem: alerta de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo são dois exemplos.O Zoe E-Tech Intense avaliado traz itens como controle de tração e estabilidade, quatro airbags, ar-condicionado digital, chave presencial (formato de cartão) com partida por botão, volante com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo e cluster de 10 polegadas, central multimídia com tela de 7 polegadas e sistema Apple CarPlay e Android Auto. Apesar disso, o sistema exige fio para conexão com o celular e poderia ter tela maior e uma câmera de ré de alta resolução.

Modelo tem 4,08 m de comprimento

MARCOS CAMARGO JR. 10.05.2021

O Zoe se comportou muito bem ao longo de uma semana. A suspensão é voltada ao conforto mas em valetas e buracos a frente “raspa” com facilidade e se nota que o peso das bateriais está bem abaixo do carro. O consumo prometido pela Renault ficou bem próximo do real uma vez que ele percorreu os primeiros 350km até acusar pouca energia disponível, quando foi recarregado na oficina Napa´s em São Bernardo do Campo, em um eletroposto ao longo de 1 hora o que lhe rendeu mais 100km de autonomia. Depois, em casa, foi conectado ao wallbox para cumprir o recarregamento total.

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Curiosamente a Renault nao oferece o cabo ao vender o Zoe para um comprador comum. A marca direciona sua comunicação para o cliente corporativo e não pessoa física. Assim, para comprá-lo, além dos R$ 219 mil cobrados pela versão Intense é preciso adquirir ainda um wallbox e instalar em casa (custo entre R$ 6 e R$ 8 mil) para não ficar refém dos eletropostos e pontos de carregamentos públicos que, por hora, são gratuitos. Assim, o Renault Zoe é como um iPhone 12 que fica devendo uma fonte para carregá-lo.

 

Fonte: Autos Carros/R7