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BYD TAN EV é SUV de luxo elétrico para bater E-tron e EQC: será?

1 de dezembro, 2021

Entregas começam apenas no primeiro semestre de 2022 RESUMINDO A NOTÍCIA Modelo tem motores de 517 cv e 68kgfm de torque imediatos Crossover tem 4.87 […]

BYD TAN EV é SUV de luxo elétrico para bater E-tron e EQC: será?
BYD/DIVULGAÇÃO

Entregas começam apenas no primeiro semestre de 2022

RESUMINDO A NOTÍCIA

  • Modelo tem motores de 517 cv e 68kgfm de torque imediatos
  • Crossover tem 4.87 m de comprimento e 2,82 m de entre-eixos
  • SUV conta com multimídia de 15 polegadas que rotaciona para a vertical ou horizontal
  • Preço do TAN EV ainda não está definido

Modelo tem visual esportivo e um conjunto mecânico de impressionar

MARCOS CAMARGO JR. 01.12.2021
BYD Tan EV(Imagem: BYD/Divulgação)

Ao apresentar o BYD Tan no país a gigante chinesa deu um passo importante em seu primeiro produto que pode ser comprado nas concessionárias. A fabricante de baterias do iPhone, do monotrilho de Salvador e de São Paulo e de mais de 1,3 milhão de veículos elétricos acaba de lançar o TAN EV. O crossover elétrico tem porte elevado, visual esportivo e um conjunto mecânico de impressionar: são dois conjuntos elétricos, um em cada eixo, somando 517 cv privilegiando a tração traseira.

TESTEI O SUV ELÉTRICO DE LUXO DA BYD: será que o TAN EV 2022 vai bater Audi e-tron? Veja o vídeo!

Como anda o BYD TAN?
Foi um primeiro contato com o veículo que durou apenas trinta minutos. Em um circuito fechado, nem houve tempo para testar algo além de curvas fechadas e retas curtas. Mas o BYD Tan impressiona ao volante

SUV tem conjunto de baterias de 86,4 kWh

MARCOS CAMARGO JR. 01.12.2021

Com dois motores com mais força na traseira o TAN é firme na aceleração e literalmente gruda o motorista no banco. São 517 cv e 68kgfm de torque imediatos. Há tecnologia contra inclinação da carroceria além de controles de tração e estabilidade que mantém a segurança. Mas na prática o TAN é muito potente para o seu perfil e tem rolagem maior do que o esperado nas curvas. O volante é leve mas para um carro tão forte deveria ser melhor calibrado o que não ocorre mesmo no modo “Sport”. No modo de regeneração das baterias a frenagem é automática e “segura” mais o carro. Mas não deu para perceber o quanto ela ajuda a melhorar a autonomia.

Crossover tem um cluster de 12,3 polegadas

BYD/DIVULGAÇÃO
Painel do BYD Tan EVPainel do BYD Tan EV (BYD/Divulgação)

Deu para perceber o quanto o TAN é espaçoso: 4.87m de comprimento, 1,95m de largura e 1,72 m de altura. A distância entre-eixos é de bons 2,82m sobrando espaço para adultos na terceira fileira apesar da perna flexionada pela altura do carro. Toda a parte inferior é composta pelo conjunto de baterias de 86,4 kWh do tipo “blade” lítio-ferro-fosfato (LFP) que são mais duráveis e eficientes. Aliás, a BYD é referência em geradores, acumuladores e baterias fornecendo para outras indústrias inclusive do setor automotivo.

Novidade tem multimídia de 15 polegadas que rotaciona para a vertical ou horizontal

MARCOS CAMARGO JR. 01.12.2021

Luxuoso
A ideia da BYD é explorar o difícil segmento premium. O acabamento do carro é bem feito desde a escolha até a aplicação dos materiais. Há couro, metal, plástico e boa qualidade nos comandos. O painel, em três níveis, traz um cluster de 12,3 polegadas e uma imensa multimídia de 15 polegadas que rotaciona para a vertical ou horizontal.

Distância entre-eixos é de bons 2,82m sobrando espaço para adultos na terceira fileira apesar da perna flexionada pela altura do carro

MARCOS CAMARGO JR. 01.12.2021

Mas há senões. Além do “Build your dreams” (construa seus sonhos) na tampa do porta malas há a mesma inscrição na saída do ar condicionado para o segundo banco, soleiras e um volante de aro fino e, embora abaulado, poderia ser melhor e abrir mão do emblema “BYD” ao centro, o que destoa completamente do conjunto.

Crossover tem espaço para sete passageiros

MARCOS CAMARGO JR. 01.12.2021

Com teto panorâmico e elétrico, o Tan EV tem 6 airbags, freios Brembo com seis pistões, câmera de 360 graus com cinco câmeras e 11 sensores, sensor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, alerta de tráfego cruzado (RCTA), sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de permanência em faixa LKS e frenagem automática de emergência.

Preço deve ficar entre entre R$ 400 e R$ 500 mil

BYD/DIVULGAÇÃO

Ousadia e estratégia
O TAN EV tem 5 anos de garantia para o veículo e 8 anos de garantia das baterias sem limite de quilometragem. Os planos são ousados. A BYD se estabeleceu no país em 2015 e já em 2017 inaugurava uma segunda unidade para fabricar módulos fotovoltaicos. A marca fala que “está em contato com os maiores grupos comerciais do segmento” e promete 35 concessionárias até o fim de 2022. O preço do TAN EV ainda não está definido porém a BYD adiantou que seu Crossover elétrico terá preço entre R$ 400 e R$ 500 mil.

EXCLUSIVO: novo BYD TAN EV é o SUV ELÉTRICO de 517cv e 68kgfm com 437KM de autonomia. Veja o vídeo!

Com pouco mais de 1,3 milhão de veículos elétricos feitos no mundo a BYD está presente no país desde 2015 e há quatro anos tem uma unidade em Campinas onde tem unidade de produção de baterias e módulos fotovoltaicos.

 

Fonte: Autos Carros/R7