Brasília Agora


BRASIL

Governo conclui conjunto de obras em Rolândia/PR

19 de março, 2021

Os carros agora circularão sob a ferrovia, por meio de um viaduto O Governo Federal liberou ao tráfego, nesta quinta-feira (18), a passagem inferior à […]

Governo conclui conjunto de obras em Rolândia/PR
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os carros agora circularão sob a ferrovia, por meio de um viaduto

O Governo Federal liberou ao tráfego, nesta quinta-feira (18), a passagem inferior à via férrea em Rolândia, no Paraná, eliminando o cruzamento em nível com a ferrovia. Com mais essa entrega, somada ao remanejamento do pátio de manobras, que já está operando, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu o conjunto de obras planejadas para o município que têm como objetivo melhorar a segurança da população e a mobilidade urbana.

foto_no_exif.jpg

O investimento nas duas obras, incluindo desapropriações, corresponde a R$ 18.749.971. “As obras em Rolândia são fundamentais para assegurar a harmonia das operações ferroviárias com o tráfego urbano, proporcionando mais tranquilidade aos cidadãos do município”, avaliou o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho.

DCIM\100MEDIA\DJI_0387.JPG

Para eliminar esse cruzamento da via urbana com a ferrovia, foi construído um viaduto ferroviário com 227 metros de extensão, localizado na rua Miguel Liogi. Os carros agora circularão sob a ferrovia, na trincheira. Visando a reduzir os impactos dos cruzamentos das composições de trem, que ocorriam na área central, o DNIT também implantou o novo pátio de cruzamento em área externa ao centro da cidade, com 1.675 metros de extensão.

DCIM\100MEDIA\DJI_0401.JPG

DCIM\100MEDIA\DJI_0397.JPG

As obras em Rolândia fazem parte do Programa Nacional de Segurança Ferroviária (Prosefer), planejamento desenvolvido pela Diretoria de Infraestrutura Ferroviária do DNIT com o objetivo de minimizar os conflitos decorrentes das operações ferroviárias com as operações rodoviárias, em passagens de nível, e as interferências com o tráfego urbano, em cidades atravessadas pelas ferrovias.

DCIM\100MEDIA\DJI_0389.JPG

Com informações do Ministério da Infraestrutura

Fotos: Divulgação/DNIT