A Dacia, subsidiária romena de baixo custo da Renault na Europa, apresentará a nova geração dos compactos Sandero, Stepway e Logan
Começando pelo visual, o novo Logan ostenta as linhas do Sandero apenas na dianteira. A partir das portas traseiras exclusivas, o desenho do sedã começa a ganhar personalidade própria com caixas de roda salientes. As lanternas são menores que as do modelo atual e contam com iluminação de LED.
Já o interior segue o estilo inaugurado no novo Duster. O painel com linhas horizontais compartilha com o SUV o quadro de instrumentos e os botões cromados do ar-condicionado digital. A tela da central multimídia fica posicionada acima das saídas de ar e ainda possui um suporte de celular integrado.
Na traseira, o novo Logan conta com duas mesinhas retráteis instaladas nos encostos dos bancos dianteiros – solução inspirada nos aviões e utilizada em minivans do final da década de 1990 e começo dos anos 2000.
Detalhes técnicos ainda não foram divulgados, mas o Logan manterá o bom espaço interno e o porta-malas generoso. Assim como o Sandero/Stepway, o sedã trocou a antiga plataforma B0 pela moderna estrutura modular CMF-B herdada do Renault Clio europeu.
A nova arquitetura permitirá o uso de novas tecnologias, além de melhorar o desempenho dos modelos nos testes de impacto. Essa plataforma será usada por toda a Aliança Renault-Nissan para a otimização de custos – inclusive no Brasil.
Os novos Sandero, Stepway e Logan estrearão na Europa no começo de 2021. Já o lançamento no Brasil deverá ficar para 2022, possivelmente com retoques visuais, mas equipados com a nova motorização SCe 1.0 turbo.
Na Europa, esse propulsor entrega 100 cv de potência e 16,3 kgfm de torque abastecido apenas com gasolina. Por aqui, esses números poderão ser incrementados com o uso de etanol.
Fotos: Reprodução internet
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