Brasília Agora


BRASIL

Pátria vacinada: Campanha destaca importância da vacina e de medidas preventivas

13 de maio, 2021

Também ocorreu, nesta quarta-feira (12), o lançamento da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 O Zé Gotinha convidou a família para a nova campanha de […]

Pátria vacinada: Campanha destaca importância da vacina e de medidas preventivas
Foto: Ministério da Saúde

Também ocorreu, nesta quarta-feira (12), o lançamento da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19

O Zé Gotinha convidou a família para a nova campanha de vacinação. Dessa vez, ele destaca a importância da imunização contra Covid-19 e de medidas não farmacológicas de prevenção ao vírus, como o uso de máscaras e higienização das mãos.

O lançamento da campanha do Ministério da Saúde ocorreu na quarta-feira (12) com o lema “o cuidado é de cada um, o benefício é para todos”.

“O Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde, tem o objetivo de reforçar cada vez mais a nossa campanha contra a crise sanitária da Covid-19, cuja base principal é a vacinação. E temos feito um esforço extraordinário para ter doses de vacina à disposição da população brasileira, além de orientar acerca das medidas não farmacológicas”, frisou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “E os resultados todos já percebem: a redução no número de óbitos, uma menor pressão sob o nosso sistema de saúde. Mas nós não podemos relaxar. Temos que continuar com essas ações”, acrescentou.

Secretaria de Enfrentamento à Covid-19

Também ocorreu o lançamento da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, na estrutura do Ministério da Saúde. “O objetivo é centralizar em uma única pasta as ações de enfrentamento”, explicou o ministro, que anunciou a médica infectologista, Luana Araújo, à frente da secretaria.

“Coordenar a resposta nacional à Covid-19 em um diálogo permanente com todos os atores que fazem parte do processo: Governo Federal, estados, municípios, agentes públicos, sociedade científica, organizações internacionais, imprensa, mas, acima de tudo, com a população brasileira, que é e deve ser sempre a beneficiária maior de todo o nosso trabalho”, ressaltou a nova secretária.

A secretaria tem, entre os objetivos, propor as diretrizes nacionais e as ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento da Covid-19, em articulação com os gestores estaduais, distrital e municipais. Também caberá ao órgão definir e coordenar as ações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, no âmbito do Programa Nacional de Imunizações, e dar transparência às ações e às medidas relativas ao enfrentamento do coronavírus.

Acesse dados sobre o coronavírus