Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

20 de setembro, 2021

Alckmin lidera em SP De malas prontas para desembarcar no PSD, de Gilberto Kassab, ex-governador Geraldo Alckmin, que no passado “estaria acabado”, lidera a corrida […]

Ponto Final

Alckmin lidera em SP

De malas prontas para desembarcar no PSD, de Gilberto Kassab, ex-governador Geraldo Alckmin, que no passado “estaria acabado”, lidera a corrida eleitoral em São Paulo com 26%, segundo pesquisa Datafolha. O segundo colocado é o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) com 17%. Na terceira colocação aparece o ex-governador Márcio França (PSB) com 15%. Guilherme Boulos (PSOL) é o terceiro com 11%. Nos meios políticos existe a versão de que o governador João Doria e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, estariam jogando juntos para as eleições de governador de São Paulo. É bom lembrar que os tucanos estão no poder há exatos 28 anos, incluindo-se o mandato de João Doria.

Regulamentar mídia

O desejo de regulamentar os meios de comunicação começa a ser visto como um discurso “fora de hora” do candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Até mesmo petistas acreditam que o Brasil tem coisas “muito mais importantes” para serem tratadas com urgência. Exageros à parte, existe até o temor de que tal “bandeira” atrapalhe a campanha eleitoral petista e comece a parecer uma espécie de “vingança” contra a mídia.

Fake news

Usando o argumento de “liberdade de expressão” de forma equivocada, o presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso um projeto de lei semelhante a MP das Fake News, que foi devolvida pelo presidente do Senado. Parece que a ideia é tentar atender a base bolsonarista, principalmente tendo em vista as eleições de 2022.

Terceira via

Apesar de muitas vozes já estarem descartando a possibilidade de uma terceira via para as eleições de 2022, MDB, DEM, PSDB e Cidadania estão debatendo o tema de forma séria. Os debates visam encontrar novos rumos para o país e construir uma alternativa a Lula e Jair Bolsonaro.

Debandada tucana

A fusão do DEM com o PSL e a janela partidária deverão tirar muita gente do PSDB para desespero do governador de São Paulo, João Doria, que enfrenta dificuldades para ser o escolhido nas prévias do partido como o candidato tucano à presidência da República.

“Mico” em NY

O presidente Jair Bolsonaro, tido como negacionista, pagou um “mico” básico em Nova York, onde participará Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta terça-feira. Bolsonaro e comitiva foram obrigados a comer pizza na rua, pois os restaurantes não aceitam pessoas não vacinadas em ambientes fechados.

Servidores

Um alerta aos servidores do Distrito Federal. Segundo entendimento da Procuradoria-Geral do DF, servidor que se recusar a retornar ao trabalho presencial – vacinado ou não – comete falta grave e injustificada. A punição pode ser até a demissão por abandono do cargo.

Flávia e Pedrosa

A ministra Flávia Arruda (PL-DF) e o deputado distrital Eduardo Pedrosa (DEM-DF) tiveram uma boa conversa política durante encontro – sexta-feira – na Feira da Ceilândia. Apesar das inúmeras especulações, Flávia deve ser candidata ao Senado na chapa do governador Ibaneis Rocha (MDB). Já o deputado Eduardo Pedrosa disputará a reeleição.

Marconi ataca

Depois de fracassar nas suas tentativas de “melar” a aliança entre o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o MDB, de Daniel Vilela, o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, partiu para o ataque. Ele diz que Daniel teria se vendido a Caiado. Emedebistas dizem que é bom Perillo cuidar de sua campanha de deputado federal, que não será nada fácil.

Ensaio

Do alto de seus 81 anos, o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes (sem partido) já ensaia sua possível candidatura nas eleições de 2022. Nas redes sociais, Amazonino já está sendo chamado de o “negão da pisadinha”.

Carlos Honorato
[email protected]