Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

11 de outubro, 2021

Alcolumbre X André A “briguinha” do presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) sobre a sabatina de André Mendonça para […]

Ponto Final

Alcolumbre X André

O advogado-geral da União, André Mendonça

A “briguinha” do presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) sobre a sabatina de André Mendonça para o STF está virando “piada”. O pior é que o senador já avisou que irá atrasar o quanto puder. Apesar de ser indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, um grupo de senadores não querem Mendonça no STF e preferem Augusto Aras. A pergunta que se faz é a seguinte: Alcolumbre vai vencer Bolsonaro? O curioso é que alas majoritárias do MDB resolveram apoiar Alcolumbre no seu projeto de não deixar Mendonça assumir a vaga no STF.

Offshores

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, resolveu ajudar a baixar a temperatura do caso das offshores em paraísos fiscais envolvendo o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Toffoli mandou arquivar dois pedidos para que fosse aberto inquéritos junto a Procuradoria Geral da República (PGR).

Relatório I

Senadores da CPI da Covid já estudam alternativas para fugir de um possível arquivamento do relatório por parte do procurador-geral da República, Augusto Aras. Caso tal fato aconteça, entidades de direito privado poderão entrar com ações diretamente no STF.

Relatório II

Outra alternativa da CPI da Covid é enviar o relatório final para o Tribunal Penam Internacional, em Haia. No relatório estarão descritos minunciosamente todas as ações do presidente da República, Jair Bolsonaro, que podem ser configuradas como crimes contra a humanidade.

Petrobras

Presidente Jair Bolsonaro não pretende mudar a política de preços dos combustíveis da Petrobras. Tanto que já anunciou que não vai congelar os preços. Alguns políticos dizem que a única forma de resolver o problema é intervir na Petrobras. Outros acreditam que a solução é mudar a política de preços. O certo é que tal missão deverá ficar para o próximo presidente da República.

Sem valor

As palavras da dupla que comanda o novo partido União Brasil, Luciano Bivar e ACM Neto, não estão valendo muito no chamado “mercado político”. Um péssimo começo para um novo partido.

Troca de partido

Pelas novas regras eleitorais será permitido que os parlamentares que ocupam cargos de deputado federal, estadual e distrital e de vereador possam deixar o partido pelo qual foram eleitos, sem perder o mandato, caso a legenda aceite.

Partidos

Ter um partido para chamar de seu parece que virou um grande “negócio” no Brasil. Só para se ter uma ideia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem uma fila de 83 partidos querendo um registro. Os “partidos” tem um prazo até março de 2022 para conseguirem a legalização para estarem aptos a disputar as eleições.

Portas abertas

O PTB não esconde de ninguém que deseja ter o presidente Jair Bolsonaro em seus quadros. Tanto que enviou na semana passada um convite formal ao presidente Jair Bolsonaro. O detalhe é que o PTB abre as portas a deputados, senadores e líderes estaduais e municipais que queiram desembarcar no PTB.

Concursos

Uma boa notícia para os concurseiros. O Governo de Goiás deverá realizar uns oito concursos públicos em 2022 para preencher 2031 vagas. Elas estão concentradas nos setores de Segurança Pública, onde estarão disponíveis 1.565 vagas. Também tem vagas em outros setores do governo e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

 

Carlos Honorato
[email protected]