Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

5 de março, 2021

Hospitais de campanha  Os políticos e afins que criticam o fechamento dos hospitais de campanha por todo o país, não conhecem o sofrimento que vive […]

Ponto Final

Hospitais de campanha 

Os políticos e afins que criticam o fechamento dos hospitais de campanha por todo o país, não conhecem o sofrimento que vive o administrador público. Se mantém os hospitais funcionando com os custos altos e não vem a uma nova onda será responsabilizado pelos órgãos de fiscalização por ter mantido o hospital aberto sem necessidade. Se fecha e vem outra onda do vírus será criticado por ter fechado. Só tendo bola de cristal.

 

Novos leitos

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), acredita que nos próximos dias serão habilitados mais de 200 leitos de UTI. Com os novos leitos e com a queda nos indicadores da pandemia, o GDF poder estudar a reabertura de novas atividades dentro do lockdown. Paralelo a isso, o DF deverá ganhar três hospitais de campanha.

 

Longe das bases  

Apesar das dificuldades dos desempregados no Brasil, a senadora Leila Barros (PSB), que sonha em ser candidata ao Palácio do Buriti, e o senador Reguffe (Podemos) votaram contra a concessão do auxílio emergencial. Já o senador Izalci Lucas (PSDB) votou a favor.

 

Comissões

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) deverá mesmo assumir o comando da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Em função de sua fama de ser “extremista”, ela foi alertada que deve ter um comportamento de parlamentar e não de militante política. Caso isso não aconteça, a CCJ poderá ser esvaziada. Com os recados dados e entendidos, a posse acontece na próxima terça-feira.

 

Reeleição em risco

O presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente, corre risco de ter sua reeleição cancelada. Isto porque o PGR Augusto Aras, ajuizou 22 ações no STF em que questiona normas estaduais e no DF que permitem a reeleição de membros das mesas diretoras das assembleias legislativas em eleições sucessivas. Tal fato viola a Constituição no artigo 57, parágrafo 4º da Constituição. Como o STF é lento existe a possibilidade dos reeleitos já terem cumprido o seu mandato quando a decisão sair.

 

Vacinas

O governo do presidente Jair Bolsonaro abriu a temporada de compra de vacinas. A oposição fala em demora, mas parlamentares acreditam que a chegada de vacinas nos próximos meses irão dar mais velocidade a vacinação.

 

Campanha

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro tenta – a sua maneira – baixar os preços dos combustíveis, a chamada oposição neoliberal começou uma campanha atacando o governo e defendendo a manutenção dos preços da Petrobrás.  Curioso é que a campanha poupa Paulo Guedes.

 

Romário no PL

Brilhante nos campos e nem tanto no parlamento, o senador Romário de Souza Faria está se preparando para concorrer à reeleição em 2022, no Rio de Janeiro. Tanto que trocou o Podemos pelo PL, de Waldemar Costa Neto, que garante total apoio para a reeleição do senador.

 

Bom exemplo

O “elétrico” administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, deu um novo dinamismo a cidade e tem estado presente na busca de soluções cobradas pela população. A última boa ação do administrador foi levar servidores da administração no Hemocentro para doar sangue. Nas redes sociais, Bispo Renato Andrade informou que cada servidor doou 450 ml de sangue, quantidade suficiente para salvar a vida de até quatro pessoas.

 

Mudança no PSD?

O presidente do PSD-GO, Vilmar Rocha, corre o risco de perder o comando do partido. O lugar seria ocupado pelo senador Vanderlan Cardoso, derrotado por Maguito Vilela (MDB) nas eleições municipais e apoiado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).

 

Carlos Honorato
[email protected]