Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

12 de março, 2021

Lockdown e a economia Os governadores de todos os estados e do DF tem debatido com todos os setores da economia uma forma de preservar […]

Ponto Final

Lockdown e a economia

Os governadores de todos os estados e do DF tem debatido com todos os setores da economia uma forma de preservar vidas e não impactar tanto a economia já que o cronograma de vacinação é algo imprevisível. Só que o atual momento está difícil evitar o que se chama de lockdown em alguns estados em razão do aumento do número de mortes pela Covid-19. O cientista Miguel Nicolelis, uma voz muito respeitada, postou nas redes sociais que “três das cinco regiões brasileiras – Sul, Centro-Oeste e Norte – já apresentaram colapso dos seus sistemas hospitalares”. Lembra que o Nordeste é a próxima a colapsar e o Sudeste está no mesmo caminho. Diante de um quadro tão adverso, Nicolelis diz que o Brasil precisa de lockdown nacional já.

 

 Medidas restritivas

O conselho de Saúde do DF aprovou resolução em que aconselha o GDF a ampliar medidas restritivas para combater o atual estágio da pandemia de Covid-19. Uma sugestão já em curso em alguns estados é o fechamento imediato de escolas particulares, academias, tempos religiosos e igrejas.

 

Agilidade

A comunicação do GDF foi ágil em desmentir a fake news divulgada nas redes sociais de que o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), iria decretar um lockdown. O curioso é que integrantes do governo federal usam fake news como se fosse notícia oficial.

 

CPI da Pandemia

Com uma forte ação de blindagem do Centrão ao governo dificilmente a CPI da Pandemia deverá ser instalada no Senado. Mesmo assim, senadores do Cidadania impetraram mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal tentando um sinal verde por meio de uma liminar.

 

Dúvida

Um leitor escreve para perguntar: porque os políticos pedem para retirar os tempos religiosos das medidas restritivas? Afinal de contas, o vírus que entra em lojas, shoppings, bares etc é o mesmo que entra nas igrejas. Salvo engano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não faz qualquer recomendação sobre o assunto.

 

Occhi no Iges

Ministro da Saúde no governo de Michel Temer, Gilberto Occhi teve seu nome aprovado pela Câmara Legislativa para ocupar o cargo de diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF. O convite para o cargo foi feito pelo próprio governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

 

Fake News

O STF deveria fazer uma cartilha sobre o papel dos governadores, prefeitos e Presidência da República em relação a pandemia. Talvez fosse uma vacina contra as fake news de integrantes do governo.

 

Mudança

A volta do ex-presidente Lula ao cenário político terminou dando uma “ajudinha” ao negacionista Jair Bolsonaro. É que de uma hora para outra o presidente passou a defender a vacina. Tomara que os avanços continuem para reduzirem o sofrimento da população com os efeitos da pandemia.

 

Assessor do PSL

O assessor parlamentar do PSL, José Alberto Bastos Vieira Júnior, publicou um vídeo no Instagram disparando 10 tiros em uma foto do ex-presidente Lula. Pelo ato, o juiz Mauricio Tini Garcia, da 2ª Vara Cível de São Bernardo do Campo (SP) condenou o assessor a pagar R$ 5 mil por danos morais a Lula e publicar um pedido de desculpas no Instagram.

 

Boa safra

Em meio a tanta notícia ruim, um alento: no sexto levantamento divulgado pela Conab, a Safra de Grãos 2020/21 teve um crescimento total na produção de 6%, para um volume estimado de 272,3 milhões de toneladas (15,4 milhões de toneladas superior ao obtido em 2019/20).

 

Caiado avisa

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), usou sua conta no Instagram para prometer prioridade na imunização para policiais. E mandou um recado claro:  “não tem essa de bandido ter prioridade na fila de vacinação”.

 

Carlos Honorato
[email protected]