Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

15 de março, 2021

Jereissati: união do Centro Os partidos de Centro têm um desafio para as eleições de 2022: união para construir a unidade em torno de um […]

Ponto Final

Jereissati: união do Centro

Os partidos de Centro têm um desafio para as eleições de 2022: união para construir a unidade em torno de um bom nome para 2022. É o que pensa o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Em entrevista ao jornal A Tarde, de Salvador, o ex-governador do Ceará, acredita que o governador de São Paulo, João Doria, “tem condições de se viabilizar”, principalmente depois do sucesso da vacina Coronavac. Outra leitura feita pelo senador é a de que a chamada divisão dos partidos de centro só beneficia a polarização entre Lula e Bolsonaro. Apesar disso, Jereissati diz não acreditar que o presidente tenha chance de se reeleger com a sua atuação frente a pandemia.

Protestos no STF

Os protestos dos bolsonaristas ocorridos no domingo deverão voltar acontecer do lado de fora do STF durante a sessão plenária que vai debater o processo do ex-presidente Lula. Numa decisão monocrática, o ministro Edson Fachin anulou as condenações de Lula, que recuperou seus direitos políticos e deverá disputar as eleições presidenciais de 2022.

Apressado

Para quem não está tão bem colocado nas últimas pesquisas, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, está muito apressado para a definição sobre uma candidatura de centro. A pressa em política flerta muito com o fracasso.

Fidelidade

Fiel ao presidente Jair Bolsonaro em função da hierarquia militar, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, deixou claro que não é empecilho para o governo. Garantiu que não está doente e segue no cargo, mas sai quando o presidente achar que deve.

Pactual e Globo

Continua circulando nas redes sociais que o BTG Pactual (leia-se banqueiro André Esteve) estaria intermediando a compra do Grupo Globo pela holding J&F, da família Batista. Os dois lados negam a operação que atingiria a cifra de R$ 25 bilhões, valor a ser pago pelas emissoras de TV, rádio, jornais e plataformas de streaming do grupo Globo.

Petrobras

A Petrobras prolonga ao máximo a análise do nome do general Joaquim Silva e Luna para substituir Roberto Castelo Branco na presidência da empresa. Tanto que marcou para 12 de abril a assembleia que analisará o nome do general.

Transporte

Impressionado com a aglomeração de passageiros no transporte público do DF, o distrital João Cardoso (Avante-DF), está pedindo ao GDF providências enérgicas para contornar a situação no sistema de transporte público do DF. Alguns epidemiologistas dizem que o transporte público é um vetor poderoso de transmissão do Covid-19.

Negacionista

Devido a complicações com a Covid-19, morreu o bolsonarista e deputado estadual negacionista Silvio Antônio Fávero (PSL-MT). O parlamentar era contra a vacina e chegou a elaborar o rascunho de um projeto proibindo a vacinação contra a Covid-19.

Homenagem

O Estádio do Cruzeiro deverá se chamar Odilon Aires, deputado distrital goiano falecido no início de outubro de 2020 aos 69 anos. O projeto é do deputado Rafael Prudente (MDB-DF) e será debatido em audiência pública na próxima quinta-feira (18).

No ataque

O ex-deputado federal e presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, parece que pretende voltar a política. Nos últimos dias discutiu com a   empresária Luíza Trajano em uma live sobre compra de vacinas. E mais: criticou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) por ainda não ter comprado vacinas para imunizar os goianos.

 

Carlos Honorato
[email protected]