Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

30 de dezembro, 2020

Otimismo para 2021 A otimista Câmara da Indústria da Construção (CBIC) revelou que em 2021 o Produto Interno Bruto (PIB) deve avançar cerca de 4%. […]

Ponto Final

Otimismo para 2021

A otimista Câmara da Indústria da Construção (CBIC) revelou que em 2021 o Produto Interno Bruto (PIB) deve avançar cerca de 4%. A notícia agradou os empresários do setor, que sentiram muito a retração em função da pandemia no primeiro semestre. Isto porque o setor da construção teve um bom desempenho desde julho passado. De acordo com a CBIC, o aumento no preço dos insumos pode ajudar a justificar o resultado positivo apresentado. A CEO da Pinheiro Ferragens, Janine Brito, diz que “todos os esses dados mostram que estamos no caminho certo. Apesar das dificuldades, soubemos nos sobressair à crise por meio da inovação. Caso o PIB realmente atinja a estimativa prevista, teremos a maior expansão do segmento desde 2015″.

 

Sem seringas

Mais um fracasso do governo Bolsonaro em relação a vacinação contra a Covid-19. O Ministério da Saúde não conseguiu comprar seringas e agulhas para a vacinação no Brasil. A intenção era comprar 331 milhões de unidades, mas só conseguiu 7,9 milhões no pregão eletrônico. Um problemão, principalmente quando outros países já iniciaram a vacinação e o Brasil ainda engatinha no processo.

  

Queda de braço

A máxima de que o PT tem oposição própria está bem claro na eleição da Câmara. Enquanto o líder do partido na Câmara, Enio Verri (PR), tenta garantir que o PT segue apoiando Baleia Rossi (MDB-SP), alguns deputados querem que o partido lance uma candidatura própria. Uma queda de braço interessante.

 

Indenização

Por decisão do juiz Gilberto Gomes de Oliveira, da Vara Cível da Comarca de Brusque, Santa Catarina, o jornal Folha de S.Paulo terá que indenizar o empresário bolsonarista Luciano Hang, proprietário da Havan, em R$ 100 mil. Uma reportagem do jornal ligou o empresário com disparos de mensagens durante as eleições de 2018.

 

Posse de Maguito 

O prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), internado há mais de dois meses no Hospital Albert Einstein (SP) onde curou a Covid-19 e hoje está se recuperando, poderá tomar posse remotamente no próximo dia 1. Resolução da Câmara de Vereadores de Goiânia (GO) permite que todos os eleitos em novembro podem tomar posse remotamente, além de participarem de forma virtual de sessões.

 

Sesc em ação

O Sesc enviou carta ao secretário da saúde do DF, Osnei Okumoto, colocando sua estrutura à disposição para ajudar na vacinação da população. Neste momento, o Sesc está colaborando com a pesquisa da Secretaria de Saúde, que visa detectar os focos do coronavírus nas administrações regionais. O Sesc doou 10 mil testes e colocou mais de 100 profissionais à disposição para o trabalho.

 

Câncer

A Secretaria de Saúde do DF ensaia um grande esforço em janeiro para atender um “exército” de cerca de cinco mil pessoas aguardando cirurgias plásticas reparadoras no DF. Detalhe: muitos que têm câncer de pele.

 

Bioma cerrado

A ilusória política de meio ambiente do governo Bolsonaro não vem fazendo bem para o cerrado. O desmatamento entre agosto de 2019 e julho de 2020 consumiram 7.340 quilômetros de vegetação nativa, o que representa uma alta de 13% em relação às perdas dos últimos 12 meses, que atingiu 6.483 quilômetros.

 

Amazonas

Com o fracasso até o momento do governo Bolsonaro em relação a vacinação contra a Covid-19, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), planeja comprar vacinas. O Amazonas dispõe de R$ 150 milhões reservados para a compra. O governador anunciou a decisão para os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas.

 

Dívidas

Liminar do ministro Gilmar Mendes (STF) deu um refresco para o governo de Goiás em relação aos pagamentos das dívidas do estado com bancos públicos e o Tesouro Nacional. Com a decisão, Goiás teve prorrogado por mais seis meses a suspensão dos pagamentos das dívidas que venceria amanhã (31).

 

 

Carlos Honorato
[email protected]