chega em abril com V8 de muscle car para ser a picape mais rápida do Brasil

Agora é oficial. A RAM 1500 Rebel foi lançada no Brasil nesta quinta-feira (10) com a abertura da pré-venda das primeiras 100 unidades no site da marca. A picape chega dos Estados Unidos em abril por R$ 399.990, sem contar os pacotes opcionais.

A RAM 1500 estreia no país com uma proposta mais esportiva e tecnológica, posicionada acima da grandalhona RAM 2500 Laramie (R$ 361.990). E essa pegada mais agressiva é destacada pelo visual que troca os detalhes cromados por elementos na cor preta e os pneus convencionais por um conjunto todo-terreno Goodyear Wrangler.

Por dentro, a picape conta com o nível de sofisticação com o qual os consumidores norte-americanos estão acostumados há anos nesse tipo de veículo. A ampla cabine oferece bancos revestidos de couro e elevado nível de equipamentos de série e assistências de condução, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa.

A RAM 1500 Rebel conta também com a assistência automática de estacionamento (Park Assist), item inédito nas picapes vendidas no Brasil.

 

A lista de itens de série ainda traz teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de duas zonas, carregador de celular por indução, tela TFT de 7 polegadas no painel de instrumentos e central multimídia Uconnect de 12 polegadas na vertical com Android Auto e Apple CarPlay e nada menos que nove entradas USB.

Na parte de segurança, a picape dispõe de seis airbags, controles de estabilidade e tração, sensor de chuva, faróis de LED com acendimento automático do facho alto e freios a disco nas quatro rodas.

A RAM informa que o modelo pode receber dois pacotes opcionais, que elevam o preço final para R$ 419.990. O Night Edition adiciona detalhes escurecidos na carroceria, enquanto o Level II acrescenta sistema de som Harman & Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional, que pode ser aberta do jeito convencional ou para os lados, como na Fiat Toro.

MUSCLE TRUCK

A única motorização disponível para a RAM 1500 Rebel é a Hemi V8 de 5.7 litros aspirada a gasolina, que entrega 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, sempre combinada ao câmbio automático de oito marchas e ao sistema de tração 4×4 com reduzida fornecido pela BorgWarner. O propulsor é o mesmo usado no muscle car Dodge Challenger.

De acordo com os dados de fábrica, a grandalhona de 2.610 kg é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, tempo que a credencia como a picape mais rápida com venda oficial no Brasil. Para efeito de comparação, a Volkswagen Amarok V6 turbodiesel de 258 cv atinge essa velocidade em 8 segundos. Já a velocidade máxima é limitada em 174 km/h por questões de segurança.

A RAM informa que o consumo médio de gasolina é de 5,3 km/l na cidade e 6,6 km/l na estrada. Considerando essas marcas, o tanque de 98 litros fornece à picape autonomia de até 646,8 quilômetros.

A força do motorzão V8 também permite rebocar 5.062 kg (a RAM 2500 puxa 7.861 kg), mas a capacidade de carga é restrita a apenas 610 kg devido às suspensões com amortecedores Bilstein, mais ajustadas para priorizar o desempenho do que para pegar no pesado.

Apesar de maior que as picapes médias vendidas no mercado brasileiro, a RAM 1500 Rebel não exige carteira de habilitação de categoria C, como ocorre com a RAM 2500, pelo fato de não extrapolar o Peso Bruto Total de 4.500 kg.

A Rebel mede 2,08 metros de largura, 2,01 m de altura, 3,67 m de distância entre-eixos e 5,93 m de comprimento. Para efeito de comparação, a Chevrolet S10 tem 1,88 m de largura, 1,82 m de altura, 3,09 m de entre-eixos e 5,36 m de comprimento.

Já a caçamba mede 1,71 m de comprimento e 1,29 de largura, totalizando 1.200 litros de volume total – sem contar os 103,4 litros de cada compartimento RAMBox nas laterais.

A RAM 1500 Rebel tem três anos de garantia sem limite de quilometragem. As revisões são programadas a cada 12 meses ou 12 mil km, sendo que as três primeiras têm preços previstos de, respectivamente, R$ 518 (12 mil km), R$ 908 (24 mil km) e R$ 847 (36 mil km).

Ficha Técnica Ram 1500 Rebel 2021

MOTOR longitudinal dianteiro de 5.654 cm³ 8 cilindros em V, gasolina
POTÊNCIA/TORQUE 400 cv a 5600 rpm / 56,7 kgfm a 3950 rpm
TRANSMISSÃO automático de 8 marchas com tração 4×2, 4×4 High e 4×4 Low
SUSPENSÃO braços triangulares (duplo A) e barra estabilizadora na dianteira e eixo rígido, braços quíntuplos (five-link) com barra estabilizadora na traseira – amortecedores Bilstein de tubo duplo (dianteira e traseira)
RODAS E PNEUS Rodas de liga leve aro 18” com pneus 275/65 R18
FREIOS discos ventilados de 378 mm na dianteira e sólidos de 375 mm na traseira
PESO 2.610 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 5.929 mm, largura 2.084 mm, altura 2.012 mm, entre-eixos 3.672 mm
CAPACIDADES caçamba 1.200 litros; RamBox (compartimentos laterais): 103,4 litros (cada); capacidade de carga: 610 kg; carga máxima rebocável: 5.062 kg
PREÇO R$ 399.990

 

Fotos: Divulgação

 

SOBRE O AUTOR

Guilherme Silva

Guilherme Silva

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
24 ⁄ 6 =