Brasília Agora


BRASÍLIA

6º BP do DF terá reforma dividida em três etapas

18 de janeiro, 2023

Uma equipe técnica formada por diretores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) inspecionou, ontem (17), as dependências do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM). […]

6º BP do DF terá reforma dividida em três etapas
Equipe da Novacap esteve no local para tirar medidas e definir as primeiras tarefas - Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Uma equipe técnica formada por diretores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) inspecionou, ontem (17), as dependências do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM). A visita é uma resposta imediata ao anúncio feito pela governadora em exercício Celina Leão que, um dia antes, se comprometeu com a reforma da unidade. As obras visam abrigar os policiais que reforçarão o efetivo do quartel.

A reforma do 6º BPM, localizado próximo à Praça dos Três Poderes, será dividida em três etapas. A primeira e mais urgente delas envolve uma expansão da estrutura original. A instalação provisória vai ocupar o estacionamento interno do batalhão, uma área de 315 metros quadrados (m²).

E deve ser concluída a tempo de receber os 100 militares que estão prestes a concluir o curso de formação de praças.“Vamos usar um método construtivo que seja rápido o suficiente para deixar tudo pronto no prazo de uma semana”, adianta o diretor de Edificações da Novacap, Rubens de Oliveira.

“Amanhã, uma equipe nossa começa a limpeza do local e a vedação do alambrado que o cerca”, acrescenta.

Uma segunda instalação provisória será erguida no mesmo local, de forma concomitante. “Vai ser uma estrutura mais robusta, que deve levar cerca de 30 dias para ser concluída”, explica Rubens. O espaço deverá ser usado por pelo menos seis meses, prazo em que será feita a licitação para construção de um Batalhão de Campanha.

O 6º BPM ocupa hoje um terreno cedido pela Câmara dos Deputados. A estrutura física comporta apenas os atuais 248 militares e 28 veículos, sem capacidade para receber mais policiais. Com a promessa de dobrar o efetivo, que chegará a 500 integrantes, veio a necessidade de mudança.

NOVO QUARTEL

De acordo com a tenente-co­ronel Kelly Cezário, comandante do 6º BPM, um novo quartel será construído em um terreno de aproximadamente 10 mil m², nas proximidades do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). É a terceira e última etapa do projeto que dará uma cara nova à unidade. Enquanto não fica pronto, o batalhão de campanha abrigará de 500 a 700 militares por até quatro anos.

“Não basta aumentar o efetivo. É preciso criar a estrutura necessária para recepcionar a tropa”, observa a tenente-co­ronel Kelly. “Percebemos uma grande mobilização por parte do Governo do Distrito Federal (GDF) para viabilizar espaços que ofereçam dignidade e conforto aos militares, que muitas vezes precisam ficar de prontidão por horas”.