Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

7 de agosto, 2023

IBANEIS EM ALTA A aprovação do Governo Ibaneis Rocha (MDB) continua em alta, turbinada pela entrega de novas obras, como o Túnel Rei Pelé de […]

AGORA-DF
Foto: Renato Alves/Agência Brasília

IBANEIS EM ALTA

A aprovação do Governo Ibaneis Rocha (MDB) continua em alta, turbinada pela entrega de novas obras, como o Túnel Rei Pelé de Taguatinga e o Complexo Viário de Sobradinho. É o que atesta pesquisa de opinião do Instituto Veritá sobre a gestão dos governadores de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, realizada em julho. O Governo Ibaneis, conforme o instituto, é aprovado por 71,2% e desaprovado por 28,8% dos entrevistados. Em maio, antes da inauguração do túnel, pesquisa de outro instituto registrava 57% de aprovação e 38% de desaprovação ao Governo Ibaneis.

O Grupo dos 13

Com esse índice, Ibaneis integra o seleto grupo dos 13 governadores mais bem avaliados do país. Acima dele estão os governadores dos seguintes estados: Tocantins (87,7%), Rondônia (81,5%), Mato Grosso (81,1%), Goiás (81,0), São Paulo (78,8%), Espírito Santo (77,9%), Santa Catarina (77,3%), Mato Grosso do Sul (76,6%), Piauí e Paraná (ambos com 76,0%), Roraima (73,7%) e Minas Gerais (71,9%).

Os piores governadores

Os governadores com os piores resultados, segundo a pesquisa, são: Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, com 45,8% de aprovação e 54,2% de desaprovação; e Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, aprovada por 46,5% e desaprovada por 53,5% dos entrevistados.

Governo Lula

Na mesma pesquisa, 57,26% consideraram o Governo Lula ótimo (27,3%), bom (15,2%) e regular (14,7%). Já 42,9% avaliaram a gestão do presidente como ruim (14,6%) e péssima (28,3%). No DF, 48,1% aprovam e 51,9% desaprovam o Governo Lula, conforme o instituto.

Pesquisa no site

A pesquisa do Veritá foi realizada entre 7 e 28 de julho, sendo entrevistadas 43.326 pessoas acima de 16 anos em todas as unidades da federação. O resultado está disponibilizado no site do instituto.

7 DE SETEMBRO

A Esplanada dos Ministérios começou a ser preparada para o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, o primeiro do terceiro mandato do presidente Lula. No início da manhã de hoje, começaram a ser montadas arquibancadas e palanques. Por enquanto, tudo normal. Apenas leve impacto no fluxo dos veículos.

Esquema de segurança

O Governo Lula não quer surpresas desagradáveis no desfile de 7 de Setembro. Para isso, estuda repetir o mesmo rígido esquema de segurança adotado na posse do presidente petista, quando foram proibidas manifestações hostis em volta do local do desfile. Proibição que tem endereço certo: os bolsonaristas radicais. Estes, segundo o comando da operação, não passarão.

PL descarta atos

O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro já descartou qualquer manifestação na Esplanada. Nem contra e tampouco a favor de Lula. Simplesmente não vai. O que não significa que bolsonaristas extremistas queiram deixar passar a oportunidade de xingar Lula. É legítimo, desde que seja democrático.

CASA DO ARTESÃO

Após intermináveis debates, finalmente a Secretaria de Turismo começou a recuperação da Casa do Artesão de Planaltina. Construído em 1932, o prédio foi abandonado em 2015 (Governo Rollemberg). Mesmo diante do risco de desabamento, artesãos, sem opção de espaço, ocuparam o casarão. Em 2020 (Governo Ibaneis), o prédio foi interditado. Agora, o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, assumiu o comando da reforma da Casa do Artesão. Planaltina e Brasília agradecem.

ÁQUA QUENTE

O governador Ibaneis Rocha deve instalar oficialmente, no próximo sábado, a 35ª Região Administrativa: Água Quente. A nova cidade faz divisa com Samambaia, Ceilândia e Santo Antônio do Descoberto (GO). Tem 30 mil habitantes, que agora aguardam a chegada de melhorias como a expansão das redes de luz, água e esgoto.

Origem do nome

Conta a lenda que o nome Água Quente nasceu de uma visita do então governador Joaquim Roriz ao vilarejo. Esgotado de sede, pediu água. Ao sentir a temperatura do líquido, Roriz teria exclamado: “Nossa, que água quente”!

 

Armando Guerra
[email protected]