Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

4 de outubro, 2023

DIA DA NATUREZA Hoje, comemora-se o Dia Mundial da Natureza, que tem como padroeiro São Francisco de Assis, o santo ecologista. Coincidência ou não, hoje […]

AGORA-DF
Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

DIA DA NATUREZA

Hoje, comemora-se o Dia Mundial da Natureza, que tem como padroeiro São Francisco de Assis, o santo ecologista. Coincidência ou não, hoje foi o dia escolhido pelo GDF para dar uma limpeza geral no Parque da Cidade, espaço público que porcalhões insistem em transformá-lo em depósito particular de lixo. Na última operação limpeza no parque, em agosto, foi retirada 1,7 tonelada de lixo em apenas um dia. Sujeira despejada por gente fina, classe média educada também para respeitar a natureza e não lançar lixo na rua. Educação jogada fora junto com o lixo. Que São Francisco de Assis proteja o Parque da Cidade dessa grossa gente fina.

Lixo e Chuva

Mas parece ser da natureza humana despejar lixo onde não se deve. Diariamente, toneladas de detritos são jogadas pelos moradores nas calçadas, nas ruas, em parques – inclusive, no Sarah Kubitschek. Sujeira que vai parar nos bueiros, obstruindo as redes por onde escorrem as águas das chuvas. Águas que, ao serem represadas pelo acúmulo de lixo, retornam à superfície alagando quadras inteiras, como anualmente ocorre na Asa Norte. E só estamos no começo da temporada das chuvas. Choveu, tem alagamento. Pode esperar.

________________________________________

Enxugando gelo

A Novacap e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) não esperam as chuvas chegarem para retirar o lixo das ruas e dos bueiros. Todos os dias há coleta de lixo, limpeza de bocas de lobo e desobstrução de redes de águas fluviais. Mas é um trabalho semelhante a enxugar gelo. Quanto mais lixo é coletado, mais lixo é
produzido e jogado em locais impróprios. Os resultados da coleta, porém, são expressivos.

________________________________________

 

SLU COLETA

A competência de coletar lixo é do SLU. São três tipos de coleta: a convencional, a seletiva e a de descarte irregular. Em 2022, foram coletadas 1 milhão 340 mil toneladas de lixo. Ou seja, cada brasiliense produziu 1,5 quilo de lixo por dia, mais do que a média brasileira (1k por pessoa/dia). Entre janeiro e junho de 2023, o SLU coletou 697 mil toneladas. Mantendo esse volume, ao final do ano deve coletar 1 milhão 394 mil toneladas.

 

================================

NOVACAP LIMPA

É responsabilidade da Novacap limpar as bocas de lixo e as redes fluviais. Em 2022, a companhia limpou 12.401 bocas de lobos e desobstruiu 41 quilômetros de rede, quase a distância entre o Plano Piloto e a Cidade Ocidental-GO (42,5 km). Entre janeiro e agosto de 2023, foram desobstruídos 23 km de redes, quase o tamanho da rodovia entre o Plano Piloto e Taguatinga. No mesmo período, a Novacap recolheu 800 toneladas de lixo de 5.319 bocas de lobo. Mantendo esse volume, ao final de 2023 deverá coletar 1.200 toneladas.

================================

COMBATE À SUJEIRA

O GDF também mantém lixões, usinas de tratamento e um complexo de reciclagem de lixo. Essa estrutura cuida do lixo, mas não é dela o papel de combater e mudar a cultura da sujeira. O Dia Mundial da Natureza é uma boa oportunidade para que outros setores, como a Câmara Legislativa, abracem a luta, incentivando os moradores a não sujar a cidade e a manter limpos patrimônios como o Parque da Cidade. Brasília agradece.

________________________________________

ELE TEM A FORÇA

O governador Ibaneis Rocha mostrou, mais uma vez, a força que tem na Câmara
Legislativa. Em menos de 24 horas, conseguiu aprovar dois projetos: o aumento de 18% para 20% das alíquotas do ICMS e o programa Refis 2023, que renegocia dívidas de pessoas físicas e jurídicas. Os dois projetos vão ajudar a recuperar os cofres do GDF, que deixou de arrecadar R$ 500 milhões só no primeiro semestre de 2023. É quase quanto valia o Centro Administrativo (Centrad) em abril de 2022.

________________________________________

 

Armando Guerra
[email protected]