Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

16 de julho, 2021

Educação sem partido A nova secretária de Educação do GDF, Hélvia Paranaguá, parece disposta a espanar a ideologia política no seu trabalho. Ela se declara […]

AGORA-DF

Educação sem partido

A nova secretária de Educação do GDF, Hélvia Paranaguá, parece disposta a espanar a ideologia política no seu trabalho. Ela se declara de direita, mas não titubeou ao escolher um esquerdista para ser secretário adjunto. Denílson Bento da Costa, ex-secretário na gestão de Agnelo Queiróz, é o nome escolhido.

A nau sem rumo de Reguffe

O senador Reguffe só pensa nas eleições do ano que vem. Mas vem enfrentando uma certa dificuldade para marchar com algum grupo político. Nos últimos dias tentou aproximação com a ex-deputada Eliana Pedrosa, mas não quer saber de proximidade com o irmão dela, Eduardo Pedrosa (o pai homônimo do distrital) que é quem organiza as campanhas do clã. Também não quer chegar perto do ex-deputado Alberto Fraga, que esteve sempre em lado oposto ao dele. Reguffe também esteve conversando com o senador Izalci, mas não encontra palavras para justificar, para seu eleitor, uma união assim. É o preço que está pagando por tanto tempo de isolamento – ficou sem partido por três anos – e de desprezo aos outros políticos.

Lázaro ressuscitou

Há quem pense em fazer como no velho oeste e espalhar um cartaz com um “procura-se” bem grande e a foto de um blogueiro da cidade. O sujeito tem sido mais eficiente que o Lázaro Barbosa, o homem que escapuliu da polícia por semanas, mas acabou morto, crivado de balas, para escapar da Justiça. O novo Lázaro ninguém pega; ou pega e ele escorrega.

O que há de novo

Faz tempo que o tal blogueiro consegue ludibriar oficiais de Justiça que tentam intimá-lo e até agente da lei que têm mandados de prisão expedido contra ele – o blogueiro já foi condenado a dois anos, seis meses e 20 dias de cadeia pelos crimes de calúnia e difamação (processo 2014.01.1.144676-6, da 5ª Vara Criminal de Brasília) e a 10 meses e 20 dias (processo 0048394-67.2013.8.07.0016, na 3ª Vara Criminal). Ele é um verdadeiro colecionador de processos: já responde a 147 deles, entre cíveis e criminais.

O ressentido

Meses depois de ser escorraçado da secretária de Educação do DF por absoluta inapetência para o cargo, Rafael Parente se diverte destilando ódio. Não conseguiu outro emprego, até porque foi o segundo fracasso seguido, já que no Rio de Janeiro também frustrou as expectativas como subsecretário de Educação da prefeitura. A opção de Parente é virar político. Mas vai ser difícil com a plataforma que apresenta nas redes sociais: nenhuma.

Mais reforço para saúde

Desde que tomou posse o governador Ibaneis Rocha contratou quase sete mil servidores só para a saúde pública. Mas o reforço será ainda maior com a chegada de mais mil funcionários – além de um cadastro reserva de 500 – para os cargos de agentes comunitários e de vigilância ambiental. Os agentes comunitários fazem o primeiro atendimento às famílias por meio de ações volantes, visitando as casas de pessoas em todas as regiões do DF. Hoje são 974 servidores fazendo este serviço que, como o reforço, deve ser universalizado no DF, ou seja, deve atender a 100% da população.

Menos filas

O programa Saúde da Família reduz filas e necessidade de atendimento nas unidades da rede oficial, contribuindo para desafogar o sistema. As equipes fazem ações preventivas e cuidam de pessoas com necessidade de tratamento permanente.

Dengue sob controle

Os novos 500 servidores da vigilância ambiental são importantes para reforçar o combate a endemias como dengue, zika e chikungunha. Este ano o Distrito Federal já colheu os resultados de uma política mais presente principalmente nas áreas rurais e locais isoladas com políticas preventivas e de conscientização, com a redução drástica de casos. Com os novos servidores poderá ser feito um trabalho ainda mais eficiente, segundo os técnicos da Secretaria de Saúde.

 

[email protected]