Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

26 de março, 2024 / Por: Armando Guerra

TUCANO NO PL

O PL recebe seu 13º senador: Izalci Lucas. Após 27 anos no PSDB, Izalci deixa o ninho tucano e desembarca amanhã no PL

AGORA-DF
Izalci Lucas

TUCANO NO PL

É turbulento o oceano em que navega o ex-presidente Jair Bolsonaro. A cada dia a maior estrela do Partido Liberal perde o brilho, desbotado pelas encrencas em que se meteu o líder da extrema direita. É nesse cenário conturbado que o PL recebe seu 13º senador: Izalci Lucas. Após 27 anos no PSDB, Izalci deixa o ninho tucano e desembarca amanhã no PL. A festa de filiação começa às 18 horas no Minas Hall. São esperadas pelo menos 2 mil pessoas. Entre elas, o próprio Bolsonaro, além de governadores e parlamentares do partido.


Apoio ao líder

A filiação de Izalci não é o motivo do conclave. É pano de fundo para um ato político maior em apoio a Bolsonaro. O “messias” vive num inferno astral desde que perdeu as eleições e saiu do Brasil sem reconhecer a legítima vitória de Lula (PT). Os bolsonaristas não estarão na festa pelos belos olhos de Izalci. Lá estarão para dizer que continuam com Bolsonaro – e não abrem.


Projetos do senador

Mas o que quer Izalci ao se filiar ao PL? Certamente não quer ser mais um bolsonarista no Congresso Nacional. Com o apoio do PL, desenha três projetos: retornar ao Senado, chegar ao Palácio do Buriti ou ocupar cargo de conselheiro de Tribunal de Contas do Distrito Federal. Vejamos os cenários.

Cenário 1

Izalci candidato à reeleição ao Senado. São duas vagas. Uma está no colo do governador Ibaneis Rocha (MDB). A outra é cobiçada por diversos partidos. O PL não descarta lançar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Se não for a opção do primeiro voto, ela seria a alternativa do segundo. No atual cenário, Ibaneis e Michelle entram no baile; Izalci dança. O melhor para Izalci é Michelle concorrer por São Paulo. Aí, ele teria caminho aberto para tentar ser a opção do segundo voto. Mas é preciso combinar com a cúpula do PL candango. Leia-se Bia Kicis, deputada federal e presidente da legenda no DF.

Cenário 2

Izalci candidato ao Buriti. Tentou e fracassou em 2022. Ficou em sexto lugar, com apenas 4,26% dos votos. Com a força do PL e da direita no DF, pode chegar a voos mais altos. Talvez até passe para o segundo turno. Mas vai esbarrar na vice-governadora Celina Leão (Progressista), candidata de Ibaneis e que tem como aliadas a senadora Damares Alves (Republicanos) e a própria Michelle. Pouco provável que elas larguem a candidatura já consolidada de Leoa para mergulhar na aventura de Izalci.

Cenário 3

Izalci no Tribunal de Contas do DF. Duas vagas estão para serem abertas: as dos conselheiros Manoel Andrade e Anilcéia Machado. Nos bastidores, Izalci trabalha para virar conselheiro indicado pelo PL. Se colar, sai da disputa eleitoral ao Buriti ou ao Senado em 2022. O PL reforçaria o apoio a Celina e lançaria algum candidato a senador como opção do segundo voto, sem atrapalhar Ibaneis. Esse caminho parece o mais confortável a todos.

ESPORTE PARA TODOS

O Governo Ibaneis Rocha acaba de marcar um gol de placa. O Diário Oficial de hoje publica portaria da Secretaria de Esporte e Lazer instituindo e regulamentando o Projeto Esporte Para Todos, um conjunto de ações para implementar políticas públicas quem estimulem o desenvolvimento da cadeia esportiva. O projeto reúne seis subprojetos: Gol de Placa, DF no Pódio, Faixa Preta, Esportes nas Cidades, Distrito Gamer e Mulher no Topo.

Patrocínio

Outro golaço havia sido marcado na terça-feira passada (20): a publicação de portaria regulamentando o financiamento de empresas para projetos esportivos. É o mesmo modelo da Lei de Incentivo à Cultura: a empresa que financia pode abater dos tributos devidos.

[email protected]