Brasília Agora


DESTAQUE

Análise: Flamengo e Botafogo na altitude, Flu em grupo acessível; sorteio da Libertadores não balança favoritismos

19 de março, 2024 / Por: Agência O Globo

Competição teve fase de grupos definida nesta segunda-feira, no Paraguai

Análise: Flamengo e Botafogo na altitude, Flu em grupo acessível; sorteio da Libertadores não balança favoritismos
Pedro, atacante do Flamengo — Foto: Alexandre Cassiano

Um sorteio que poderia terminar com clássicos já na fase de grupos colocou os cariocas em caminhos não tão complicados na Libertadores de 2024. Da temida altitude, todavia, não foi possível escapar: Flamengo e Botafogo terão compromissos em cidades significativamente acima do nível do mar. A competição, que começa no dia 3 de abril e tem final em Buenos Aires, teve fase de grupos definida nesta segunda-feira, no Paraguai.

No Grupo E, o rubro-negro vai à Bolívia encarar o Bolívar, em La Paz, a 3,6 mil metros. Também encara o Millonarios, em Bogotá, a 2,6 mil metros. No Flamengo, a ideia é de que o clube poderia ter caído em um grupo um pouco mais tranquilo, como revelou o presidente Rodolfo Landim em entrevista à “ESPN”, que comentou dificuldades especiais de logística para partidas na Colômbia. Ainda assim, o time é franco favorito para passar na primeira colocação da chave.

No caso do alvinegro, no Grupo D, o desafio é contra a atual campeã da Copa Sul-Americana, a LDU, nos 2,850 mil metros de altitude de Quito. O Botafogo também encara o Universitario, atualmente líder do Campeonato Peruano, mas não deixa de ser favorito. No pote quatro e sem “travas” para encarar outros times do país (por vir da fase preliminar), o alvinegro tinha seis possibilidades de enfrentar compatriotas e sai satisfeito.

Junior Santos, destaque do Botafogo na fase preliminar da Libertadores — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Atual campeão, o Fluminense tem, no papel, o caminho mais tranquilo. O tricolor tem compromissos contra times tradicionais em seus países como o Alianza Lima e o Colo-Colo, mas todos passando por momentos irregulares em inícios de seus campeonatos domésticos. O desafio do tricolor, que enfrenta um momento de baixa após a eliminação na semifinal do Campeonato Carioca, é o mesmo de seus rivais de grupo: se recolocar no eixo e saber “virar a chave” para a competição.

Fernando Diniz, técnico do Fluminense — Foto: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC

Palmeiras tem grupo forte

Se não há exatamente um “grupo da morte” no sorteio, o Palmeiras encara uma chave um pouco mais complicada que as demais. Além do Liverpool-URU, azarão, terá pela frente o Independiente del Valle, projeto de futebol equatoriano que sempre chega forte na competição, bem como o San Lorenzo de Rubén Insúa, que tenta retomar o grande momento que viveu no futebol argentino na temporada passada e é um dos candidatos a surpresa da competição.

Flaco López, destaque do Palmeiras na temporada — Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

Outros argentinos também podem surpreender, dois deles em grupos de brasileiros. Se enfrenta o modesto Cobresal, o São Paulo tem pela frente também o Talleres, um velho conhecido e antigo carrasco de fase preliminar, que vive bom momento. É a equipe de Ramón Sosa, um dos maiores destaques do futebol continental fora do futebol brasileiro. São quatro gols e quatro assistências em 11 jogos do atacante paraguaio de 24 anos. Recém-eliminado do estadual e ensaiando uma crise, o tricolor volta à competição como campeão da Copa do Brasil e buscando regularidade com o técnico Thiago Carpini, que chegou nesta temporada.

O Grêmio encara a altitude de La Paz contra o The Strongest, bem como o atual campeão da Copa Argentina Estudiantes, do perigoso atacante Mauro Méndez. Já o Atlético-MG, que vive momento de instabilidade, escapou de sorteios mais complicados, mas ainda assim encara um tradicional Peñarol, líder do Campeonato Uruguaio em seu início, com Léo Fernández, ex-Fluminense, vivendo bom momento.

Os grupos da Libertadores 2024 — Foto: Reprodução

BS20240319013334.1
https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/03/18/analise-com-flamengo-e-botafogo-na-altitude-e-fluminense-em-grupo-acessivel-sorteio-da-libertadores-nao-balanca-favoritismos.ghtml